Não me canso de te agradecer Pedro.
Um abraço,
MAntunes
PS: É pena que não se veja a data/hora da última resposta aos artigos como acontece nos Foruns… Só agora me apercebi das 2 ultimas respostas a este artigo…
]]>Acho que vou passar a usar o link da tua resposta quando que me mandarem bocas sobre a falta de precisão dos Garmin, que só têm joguinhos para distrair o comprador da falta de qualidade do aparelho, etc…
Já várias vezes acabei por responder, mas creio que nunca o consegui fazer de forma eficiente.
Eu, tam como tu, tenho um Garmin eTrex Legend. Comprei-o porque já sabia trabalhar com eTrex´s e porque este modelo tinha as funcionalidades que eu procurava (numa relação preço / qualidade, claro). Em suma, gostei dele e quanto mais o uso mais o adoro! Isto é que interessa, não é?
Em contrapartida não tenho qualquer dificuldade em reconhecer a qualidade de muitos outros GPSr´s, nomeadamente os Magalhães, e compreendo compreendo e apois perfeitamente a escolha que os seus compradores fizeram! Gostava era que mais pessoas sentissem o mesmo em relação a mim, mas enfim, o mundo não é perfeito e eu muito menos.
Um abraço,
PH
Só para deixar aqui o pensamento: o GPSr melhor para uma pessoa é aquele que, após uma pesquisa cuidadosa, melhor satisfaz as suas necessidades a nível de funções de software e hardware, especificações técnicas, tamanho, peso e estética. Ponto final. Acho.
Mas a Garmin tem uma coisa que a caracteriza: a grande diversidade de famílias. Se excluirmos mas máquinas para aviação, pesca e para automóvel, a Garmin disponibiliza:
1. Forerunner, 2. Foretrex, 3. eTrex, 4. Geko, 5. GPS12, 6. GPS72/76, 7. GPS60, 8. GPS V, 9. Rino, 10. eMap.
Ainda podemos incluir 11. Quest (mão e automóvel), 12. iQue (PDA+GPS), 13. GSM NavTalk (telelé+GPS+PDA).
Que eu tenha contado, são 13 famílias de produtos. Esqueci alguma?
Mais: cada família pode ter diversos modelos.
A família Forerunner tem dois modelos, o mesmo acontecendo com a família Foretrex. Os eTrex são presentemente 8 modelos. Os Geko mais 3. E por aí fora.
E a concorrência? Os mais conhecedores corrijam-me por favor. A Magellan tem 3 famílias (Meridian, SporTrack e eXplorist). 4, se contarmos com os 3xx.
Há, claro os MLR.
A Lowrance tem o iFinder.
Talvez mais simples de escolher, embora cada família tenha um grande número de modelos. Mas a diversidade não é grande.
Bom, que vantegem existe em a Garmin ter muitas famílias disponíveis?
Existe uma enorme probabilidade de existir uma unidade muito acertada para um utilizador. Esta pessoa viverá plenamente satisfeita e orgulhosa do GPS que comprou. Nada o faria trocar de modelo. E de marca nem pensar!
E a desvantagem?
Existe uma probabilidade acrescida de comprar o modelo errado simplesmente porque alguém disse que aquele era o modelo ideal. Esta pessoa não gastou tempo a conhecer os produtos e não tem o produto adequado.
Vive frustrada com o GPS e desinteressa-se. Comprou um tijolo que só pode usar na vertical, quando tudo o que queria era uma unidade prática que pode usar a qualquer momento. Tem mais uma centésimas de precisão e até faz café, mas está sempre em casa porque é um trambolho.
Outro que queria uma coisa toda cheia de manómetros e medidores de pressão com a precisão para encontrar o lado por onde se deve abrir a Cache acabou por comprar um GPSzinho pequenino que para ele só serve para travar a porta da rua para não bater.
Embora nenhuma marca seja perfeita e a Garmin tem os seus defeitos e erros históricos, acredito que muitas das queixas de pessoas que têm ou tiveram Garmins fizeram a escolha errada e não consideraram para que queriam o GPS e que funcionalidades e características deviam ter.
Nós, que já temos GPS e temos conhecimentos, devíamos dirigir os iniciantes ao mundo dos GPS a PRIMEIRO pensar para que querem a máquina.
Levá-los a reflectir nas características que precisam. E nas que não precisam.
Alguém compra um carro porque num determinado site lhe disseram que o modelo X é que é bom?
Não. A pessoa pesquisa, vê cores, senta-se, se possível conduz, amontoa catálogos. Depois, com toda a informação, escolhe e compra.
Devemos dirigir os novos neste assunto a fazer uma escolha responsável e independente.
Eu nunca compraria um Magellan. Nunca mesmo! Bem… se o eXplorist 500 for como os rumores dizem… talvez eu dê uma escapadinha…
Mas não teria problemas em dar boas recomendações de um Magellan a alguém que se mostre inclinado para esse lado.
São máquinas muito boas. Period.
Fixe, meus? Tá-se bem?
p.s. – Se leram até aqui é porque não têm mais nada para fazer na vida. E, se repararem na hora desta msg, parece que eu também não. Vou dormir, que o meu mal é sono. Dixit.
Um abraço.
Pedro Regalla
]]>Lobo Astuto aka Nuno Correia
]]>hum hum ?
😉
Rech
]]>