De qualquer forma era só para sugerir Sines, que além de pertencer a uma costa lindíssima, a Vicentina, possui agora recentemente inaugorado um centro de artes muito modernaço, ao estilo ccb, e que tem patente uma exposição da pintora Graça Morais. Essa senhora fez uma residência artística na cidade, e durante alguns meses esteve em contacto com os pescadores e aos habitantes da terra em busca de inspiração para as suas obras. A exposição chama-se "Os olhos Azuis do Mar" e está cheia de referencias à tradição da pesca e da relação do povo alentejano com o mar. Recomendo vivamente.
]]>Cada vez mais, fico com a ideia que os poucos pescadores (leia-se artesanais) que restam e que justifiquem uma visita da nossa parte (neste caso a uma cache próxima) apenas continuam no activo por carolice, ou para movimentar o turismo local…
é pena. 🙁
Mas com algum esforço talvez encontremos algumas pequenas localidades costeiras, que ainda continuem com uma actividade singela e de particular beleza que justifiquem uma visita para observar essas lides tão tradicionais e quase perdidas no nosso país…
]]>Mas Peniche é uma cidade "piscatória", vou muitas vezes lá!
Outras tais… penso que Figueira da Foz também… e a nossa amiga Costa da Caparica!
]]>Lynx Pardinus / Ricardo R Silva
]]>