Mas tábem, se não for micro, eu procuro-a!
(* – Eu disse atroz, não disse atrás.)
]]>Factos
1. A Quinta de Nossa Senhora do Amparo, também chamada Casa Grande de Romarigães, foi realmente saqueada durante a retirada do exército francês na segunda invasão francesa (Soult).
2. A referida "Cruz dos Franceses", que marca o local do massacre dos retardatários do exército francês, existe mesmo e é um ponto marcante do troço do Caminho de Santiago que liga Ponte de Lima a Valença.
Factos/Ficção (?)
1. De acordo com o romance de Aquilino, o tesouro da Casa estava mesmo escondido no altar da capela e foi roubado.
Ficção
1. A figura do soldado em fuga é pura ficção mas é sabido que a perseguição aos franceses em debandada durou alguns dias.
P.S.: As cordenadas da Cruz dos Franceses não são dadas à partida, é mesmo necessário percorrer uma pequena mas exigente parte do Caminho de Santiago para a encontrar.
]]>Acabei por não perceber muito bem se a história é 100% verdadeira ou 100% romanceada, mas uma coisa é certa… ESTÁ UM ESPETÁCULO!!!
Muitos parabéns!
Já agora, fico muito feliz por ver nascer aquela que penso seja a primeira cache sobre o Caminho de Santiago português, ainda que não seja exactamente sobre esse tema…
Quando conheci um casal de geocachers alemães em visita ao nosso pais, que percorreram parte do caminho de santiago português durante a sua visita à península, fiquei logo com pena de não existir uma ou mais caches sobre este tema, ao longo do percurso… Será que entretanto vão surgir?
Ah, é verdade! Para encontrarem o Ouro Roubado de Romarigães vão ter que interpretar a heráldica do brasão dos Cunha D´Antas, saber o que é um "comedor de carne" e encontrar (e medir!) uma cruz que assinala o local do massacre dos franceses. Não se assustem, parece bem mais difícil do que é na realidade!
A cache foi (ou está quase a ser) submetida para aprovação.
]]>