O meu principal problema é mesmo o "retrocesso" á linha de comandos e a relativa falta de um "quick guide" o que transformava a linha de aprendizagem numa coisa absolutamente linear e horizontal.
O Ubuntu até me pareceu bem e foi relativamente fácil a configuração. Provavelmente por já ter muito de caixilharia. Onde eu tropecei foi mesmo na cena do Webserver, primeiro porque era mesmo a minha primeira aventura nessas zonas e depois porque tudo o que encontrei de help pressupunha algum tipo de conhecimento mínimo que eu não tenho, o que fazia com que estivesse a olhar para aquilo como se fosse um palácio.
Protecção? Tenho a firewall do router e do XP em cima só com as portas obrigatórias abertas. Todos os serviços desnecessários, fechados, tenho backups e restrições na rede, o guest off e o admin é estranhíssimo principalmente na password. E rezo. Muito. Mas como o próximo passo é emigrar para o 2003Server pode ser que não seja nada até lá. Depois deve ser mais ou menos o mesmo. Tudo com dantes…;
O resto foi como DynDNS por hardware, o router ai foi amigo.
Mas como não podia deixar de ser, a dança contínua. Agora não tenho tempo que chegue para investir nos conteúdos e no "site"… Das duas uma, ou tenho um site com tudo o que é gadjet e sem conteúdo, ou então tenho conteúdos modelo num site meio fanhoso.
]]>Mas reconheço ousadia em "enfrentar" o Linux com tão poucas bases…
Na verdade o Ubuntu é simples, o próprio "slogan" diz "Linux for human beings".
A versão desktop do Ubuntu não tem o Apache mas para instalar basta executar, como root, apt-get install apache2
Depois de instalado, basta colocares o teu "site" em /var/www ou, em alternativa, podes editar o parâmetro DocumentRoot (nos ficheiros de configuração) e modificar a path para o directório onde tens o site.
Será também necessário modificar mais umas coisas no sentido de por exemplo evitar que apareça o nome do webserver que estás a usar no caso de um utilizador tentar aceder a uma página que não exista… segurança nunca é de mais.
Poderás também instalar o PHP e MySQL permitindo dessa forma evoluir para sites dinâmicos e instalar soluções como por exemplo PHPNuke, Mambo, Drupal e outros gestores de conteúdos que tanto se vê pela net…
No sentido de dar mais flexibilidade ao site podes instalar estruturas que te permitam gerir remotamente… instalar por exemplo um servidor de FTP (ProFTP) e administração remota por SSH.
Se quiseres tornar o servidor mais seguro então aconselho a instalares uma firewall como por exemplo a Shorewall que trabalha com iptables (a configuração não é trivial).
Por fim, este link http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu é um bom sítio para começar.
No Linux tudo o que são drives são vistas como directórios e encontram-se em /mnt mas no caso do Ubuntu estão em /media
Só ficamos sem saber que solução é que usaste para o domínio do teu site… NO-IP?
Leandro
]]>Isso dá bónus de dificuldade?
Lynx Pardinus
]]>É a variante Cito da Informática: FORMAT C: /S
]]>pronto.
]]>Lynx Pardinus
]]>O C.I.T.O. é para avançar mesmo, falta marcar uma data.
Surgiu um novo local junto à cache na Lagoa Azul ( Sintra ), parece que aquilo tem lá lixo que chegua para encher uns quantos sacos.
Quem já lá esteve que diga de sua justiça.
Peço desculpa por falar deste tema aqui, mas na verdade este artigo está na categoria Cache IN – Trash Out e é para falar sobre isto que serve. Se quiserem falar sobre este tema criarei um novo artigo ou um tópico no Fórum com as devidas votações.
Cláudio Cortez
]]>Oh Sup3er, a ideia é essa. É fazer um Evento CITO na casa do gajo e mandar aquilo tudo pó lixo… A culpa disto tudo é Kernel!
]]>