Depois de vários testes conclui que o melhor (na minha opinião) é o The Panorama Factory (TPF). Tem um modo mais simples e outro mais complexo, mas que lendo o tutorial até nem é assim tão difícil.
Cuidados básicos a ter quando se tiram fotos para criar um panorama: cada foto tem de ter no mínimo 20% de sobreposição em relação à anterior, embora quanto mais, melhor. Se a máquina fotográfica tiver modo manual, usem-no para garantir que a exposição é sempre a mesma em todas as fotos do panorama, embora o TPF trate bem dos casos em que isso não acontece. Por fim, ao rodar, tentem fazê-lo à volta da posição da máquina de maneira a esta não se mover de umas fotos para as outras (não muito importante caso não haja objectos próximos do fotógrafo).
Com o TPF também é possível criar panoramas esféricos, embora com uma câmara "normal", e sem a ajuda de um tripé específico, isso seja bastante complicado.
]]>Chama-se PixMaker. É um excelente programa, muito simples de usar e com excelentes resultados, bastante melhores mesmo que os que consegui com o idêntico software da Canon…
]]>Já brinquei com essas fotos 360. Obriga a algum cuidado ao tirara as fotos. Teram de ter sobreposição entre elas. E o software faz o resto. Sugiro o Ulead Cool 360. Fácil de trabalhar.
http://www.ulead.com/cool360/runme.htm