Mais detalhes [url=http://www.reuters.com/article/scienceNews/idUSL1674424620070716]aqui[/url].
]]>Armar um sistema de posicionamento satélite civil para concorrer com um sistema militar norte-americano serviria só para precaver uma possível situação em que o tio sam tivesse que desligar a ficha aos satélites por uns tempos. Ou efectivamente melhorar a precisão do sistema existente (I Want to Believe). Ou para marcar posição (mas porquê? raios parta se percebo os políticos). Mas sempre para uso civil, porque os militares não confiam em ninguém e não querem saber de GPS para nada – americano ou europeu.
No fundo, é dinheiro de fundos europeus que seria melhor utilizado (IMHO) cá em baixo. Mas é pena. Conheço pessoas que estiveram (estão ainda) a trabalhar em empresas envolvidas e que levantaram um bocadinho do véu das aplicações civis que estavam a preparar. Coisas incríveis, daquelas que pensamos “como é que ainda ninguém usa isto?”. Lá está, porque é um sistema militar americano e a componente para uso civil está sujeita aos caprichos de alguém do lado de lá. Não fosse o povo americano tão “limitado” e estaríamos todos muito melhor…
Tou-me a esticar… Os gajos andam aí… Que barulho é este? Parece que me estão a tentar arrombar a porta de casa… Acho que fiquei sem electricidade em casa… E sem intern…
NO CARRIER
]]>