A great view of Lisbon

- 2004/01/07

Aproveitando o penúltimo dia de férias e uma ida à Baixa, fomos (Eu, Beli e Tomás) dar uma passeio pelos bairros hitóricos e, em complemento, caçámos A great view of Lisbon (http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=8f16eb5a-088e-4c33-a697-949f029ab373).
Tentando não "spoilar", o que não é fácil, posso dizer que aquele monumento se encopntra num local impressionante, onde não me importava nada de ter uma vivenda…

O local foi, provavelmente, ocupado primeiramente pelos Romanos, em luta com os Lusitanos, lá para os 48 AC. Depois vieram os Suevos que expulsaram os Romanos, e que depois foramn expulsos pelos Visigodos. Depois vieram os tão injustamente esquecidos Muçulmanos que fizeram daquilo um local muito mais grandioso que a Banheira da Luz, para aépoca, claro… Então vem lá do Norte o meu antepassado Afonso Henriques, lá para os 1147 DC e mandou os Mouros para a terra deles, mas as suas influências ficaram cá permanentemente para enriquecer a nossa cultura e gastronomia. Depois de cair em decadência por falta de uso, acabou por levar uma grande "trepa" do terramoto de 1755 e foi deixado quase ao abandono. Só nos anos 40 é que foi parcialmente reconstruido, tendo permanecido como hoje o conhecemos. Actualmente estão a decorrer algumas obras de melhoramento.

O passeio foi bastante agradável mas, aos interessados, desaconselho vivamente a utilização de um carrinho de bebé… Primeiro porque, como o acesso a viaturas não autorizadas está vedado em toda a zona, só se consegue arranjar lugar para estacionar lá para a Graça. Depois, os energúmenos que conseguiram estacionar mais próximo osuparam os passeios todos (que já não são muitos). Além disso tem de se andar com ele às costas pelo monumento a cima, a não ser que se queira deixá-lo entregue aos "amigos do alheio", que não são lá muito de confiança…

Resumindo, desta vez o Tomás não adormeceu (muito) e gostou bastante do passeio! Escusado será dizer que o tempo estava um espetáculo! [cool Até nos esquecemos que estamos em Janeiro…

Vou mas é ver se ainda consigo aproveitar o dia de amanhã, antes de voltar ao trabalho, para mais um passeio!

Um abraço a todos, PH

2 responses so far ↓

  • 1 Lobo Astuto // Jan 7, 2004 at 16:40

    Tens que arranjar a mochila para bebés!

  • 2 bargao_henriques // Jan 7, 2004 at 19:03

    Tenho cá uma mas é um bocado manhosa, por isso estou à espera que o "piqueno" seja "piqueno com tendência para médio"…;)
    Até gostava de comprar uma a sério, mas o "graveto" não abunda muito…:(

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 34 queries in 0.106 seconds.