EUA e UE chegam a acordo sobre sistema de navegaçã

- 2004/06/28

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1197396

Assinatura formal do acordo terá lugar na Cimeira Europeia deste sábado
EUA e UE chegam a acordo sobre sistema de navegação por satélite Galileu

Joana Filipe (PÚBLICO)
Os EUA e a União Europeia chegaram finalmente a um acordo que vai permitir a coabitação do novo sistema europeu de navegação por satélite – o Galileu – com o seu equivalente norte-americano – o Global Positioning System (GPS). A assinatura formal do acordo terá lugar na Cimeira Europeia deste sábado, na Irlanda.

Os 30 satélites do Galileu estarão completamente operacionais em 2008 e visam servir um crescente mercado de serviços e equipamentos que recorrem à precisão topográfica dos sistemas de navegação por satélite.

O sistema GPS norte-americano funciona desde 1986, com 24 satélites, mas é controlado pelas autoridades militares. O sinal emitido, que permite calcular qualquer posição em qualquer ponto do globo, está codificado e é apenas acessível aos militares. Esta informação é disponibilizada gratuitamente à indústria e aos fornecedores de serviços que utilizam o sistema, mas com um grau de precisão menor.

Os Estados Unidos receavam que o Galileu interferisse com os sinais militares e as negociações, que se prolongaram por cinco anos, levaram os europeus a alterar a frequência inicialmente prevista. O acordo estabelecido, garantem os negociadores, permite aos europeus ter precisão suficiente sem interferir com as frequências militares norte-americanas.

O programa Galileu, que permitirá à Europa ter o seu próprio sistema, independente dos EUA, deverá ainda captar o investimento privado para o fornecimento de serviços e para a construção de equipamentos. Muitos automóveis utilizam o sistema para auxiliar a condução e ajudar a detectar os veículos em caso de roubo ou de emergência. O sistema é também utilizado por navios, na exploração mineira, em telecomunicações e na instalação de oleodutos. A Comissão Europeia prevê a criação de mais de 100 mil empregos e um grande desenvolvimento do mercado tecnológico.  

0 responses so far ↓

  • There are no comments yet...

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 32 queries in 0.214 seconds.