Galileo: fase final das negociações

- 2005/03/01

Galileo: dois consórcios passam à fase final das negociações
01.03.2005 – 17h06   PUBLICO.PT

Os consórcios Eurely (Alcatel, Finmecanica, Hispasat e Aena) e Inavsat (EADS, Thales e Inmarsat) passaram hoje à fase final das negociações de concessão do novo sistema europeu de navegação por satélite, o Galileo, anunciou a Comissão Europeia.

"Decidi convidar ambos os consórcios para negociações no âmbito do contrato de concessão", disse Rainer Grohe, director executivo da empresa pública europeia, citatdo pela BBC online.

Depois de analisar as duas propostas em detalhe, a GJU concluiu que há poucas diferenças entre elas. De momento, "é impossível decidir entre ambos", explicou a Comissão Europeia.

"Dentro de três meses já será claro com quem a GJU vai continuar as negociações finais", que deverão basear-se nas questões do financiamento.

De acordo com a Comissão Europeia o processo de selecção "não regista qualquer atraso. De qualquer forma, as negociações com os dois candidatos vão permitir avançar mais rapidamente do que se as negociações fossem feitas apenas com um dos consórcios".

O vencedor será o responsável pela exploração do Galileo durante 20 anos, com receitas estimadas em 500 milhões de euros.

O Galileo é o sistema de navegação por satélite europeu e foi lançado por iniciativa da Comissão Europeia, em conjunto com a Agência Espacial Europeia. O processo de selecção dos consórcios para a sua exploração começou no dia 17 de Outubro de 2003 e a fase operacional deverá começar em 2008.

Contrariamente aos dois sistemas já existentes – o GPS norte-americano e o Glonass russo -, o Galileo não será um sistema militar.

5 responses so far ↓

  • 1 lamas // Mar 1, 2005 at 19:44

    Estão quase a aparecer os "D" nos aparelhometros.
    Depois admirem-se de aparecerem mais caches como as do Diamantino.
    O pessoal depois esmera-se na cache e  anda para ai tudo maluco no ponto 0…

  • 2 portelada // Mar 1, 2005 at 21:00

    Cá para mim isto tem água no bico !!!  vão ver ainda vão cobrar pela recepção do sinal deles !!!  …. é possivel ?????

  • 3 GlorfindelPT // Mar 2, 2005 at 09:24

    Cobrar pela recepção não me parece porque é impossível de verificar, a não ser que transfiram esses custos para os fabricantes… Podem incluir uma taxa em cada GPSr vendido que reverta para o sistema.

    De qualquer forma o galileo é muito bem vindo nem que seja por significar mais oportunidades de emprego na minha área! 😀

  • 4 2 Cotas // Mar 2, 2005 at 11:53

    Bómeçes não se metam comigo!
    Eu até estou cá muito quiétinho no meu canto, não me meto com ninguem…
    (bem, quercedzêr, tem dias…)

    Mas o que é que as minhas caches tem avercu Galileu?

    Por falar nisso… esso não foi o que disse que "ela se movia"?… Hummm…interessante…

  • 5 portelada // Mar 5, 2005 at 11:50

    opssss  …… +1?

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 34 queries in 0.201 seconds.