Olá amigos/as
Algures, retrocedendo as quase 30 voltas deste pequeno ponto azul em torno do centro de massa do Sistema Solar (próximo do Sol ou no Sol por vezes;), decidiram chamar-me Jorge Almeida. Resido actualmente próximo de Viseu, onde se apreciam as belíssimas Serra do Caramulo e Serra da Estrela.
Sou apreciador de Astronomia e possuo um site (mais..) dedicado ao céu que poderão ver em http://astrosurf.com/ceu . Assim como um blog de pensamentos insanos sobre a Astronomia e o nosso lugar perdido na imensidão do espaço. Não se esqueçam do próximo eclipse anular do Sol que irá decorrer a 3 de Outubro por terras nortenhas – Trás-os-Montes. Aproveitem pois será um espectáculo inolvidável! (estejam atentos ao site acima pois darei informações sobre o que observar, como observar, os cuidados, etc etc). Confesso que também sou fanático pelo Google Earth tendo até criado uma lista, que está sempre a crescer, aqui:
http://groups.yahoo.com/group/pequenopontoazul/
. Serão bem vindos. Em breve também será criado o primeiro blog português exclusivamente dedicado a tal! 🙂
Paasse a publicidade… mas também possuo dois fotoblogs nos quais poderão apreciar algumas das minhas modestas fotografias. (vide os dois últimos links da minha assinatura)
Finalmente, gostaria de dar os parabéns por este site, no qual parece que irei aprender algo mais sobre GPS. 🙂
Ainda falta um GPS para completar esta loucura a juntar às supracitadas. 🙂
Assim pretendo saber e deslindar algumas dúvidas:
1 – este GPS valerá a pena? http://www.gps.pt/index.asp?Tipo=Detalhe&ID=010-00243-03
2 – que temos de ter em consideração quando queremos comprar um GPS? que critérios devemos dar maior importância?
3 – onde arranjar cartas topográficas detalhadas?
4 – já ouvi tantos termos em geocaching que queria esclarecer o que é:
multi-caches, caches virtuais, travels bugs, caches reversas. E em que consiste as caches mistério?… o que têm de especial?…
5 – cache é sinónimo de tesouro? Correcto? Donde surgiu o termo cache?
Pronto, chega por hoje, e desculpem a enorme apresentação, a publicidade (mas não é nociva! espero que também venham a gostar!), e as inúmeras questões. Desde já obrigado pela vossa paciência e ajuda!
Ah, e tenho de agradecer ao Baunilha & Chocolate pois foi através deles que conheci o geocaching. Um bem hajam!
Jorge Almeida
42 responses so far ↓
1 jorgemotalmeida // Sep 11, 2005 at 12:16
É melhor comprar um PDA com GPS integrado? Se quiser um excelente GPS integrado num PDA até 400 euros… qual aconselhariam?
O que pensam deste?
http://www.globalpositioningsystems.co.uk/allprods.php?flt=receiver&receiver=5&op=receiver&hp=PDA+with+integrated+GPS%2Creceiver%3D5&bid=16&st=PDA%27s+with+Integrated+GPS
Obrigado.
2 MAntunes // Sep 11, 2005 at 15:54
Sim, senhor… grande apresentação!
Interessantes links para explorar mais tarde e… muitas dúvidas existenciais. 🙂
Desconfio que a resposta a todas terá que passar por um trabalho de equipa. Assim, eu proponho-me a responder à nr. 5:
"5 – cache é sinónimo de tesouro? Correcto? Donde surgiu o termo cache?"
Nos longíquos tempos da descoberta do ouro e outros minerais preciosos no continente americano, durante o que se convencionou chamar "A Corrida ao Ouro" os exploradores iam para as montanhas durante vários meses e/ou anos e por lá ficavam até voltarem (ou não…). Nessas épicas expedições, costumavam deixar pelo caminho pontos de reabastecimento que consistiam em roupas, munições e comida seca, enterrados na terra, para que, no regresso, mais tarde, pudessem ter meios para sobreviver. A esses pontos/locais, onde enterravam os seus "tesouros", chamaram-lhes "cache". Segundo li, este é a verdadeira origem do termo. Mais tarde, a informática adoptou este termo para descrever a área de memória, dos computadores, onde são guardados os programas e dados mais recentemente acedidos e, por isso, mais passíveis de serem novamente necessários, acelerando, assim, o desempenho da máquina ao evitar o acesso ao disco para recuperar o que necessita. Muita gente pensa que a informática foi o "inventor" do termo "cache" mas não, foram os exploradores de minério norte-americanos. 🙂
Por isso, o Geocaching adoptou este termo que se aplica que nem uma luva. Relembro que, inicialmente, o Geocaching chamava-se, "High tech Stash Hunt".
Quem responde a outra pergunta? Eu, agora, vou ver a sessão da tarde na TV enquanto durmo um bocado. 😉
3 jorgemotalmeida // Sep 11, 2005 at 23:48
ainda aguardo que me esclareçam quanto aos outros pontos. Isto parece pouco visitado…
Entretanto, enquanto aguardo, queria saber quais os critérios mais importantes na escolha de um excelente GPS?
E queria que me sugerissem dentro da marca GARMIN (pelo que tenho visto e ouvido parece ser a melhor no mercado) excelentes GPS para os seguintes valores:
entre 150 euros e 400 euros
entre 400 euros e 750 euros
tem de ser portátil, ter bússola, altímetro, MAS O MAIS IMPORTANTE É a FIABILIDADE E precisão das coordenadas!!! , ter uma autonomia generosa se possível…
e mais aquilo que acharem realmente importante e que esqueci de referir. Aguardo então por resposta e desde já o meu obrigado.
4 jorgemotalmeida // Sep 11, 2005 at 23:52
Porque náo dá para editar as mensagens que escrevemos? OUtra coisa: a assinatura que criei afinal não aparece.. 🙁 que tenho de fazer para ela surgir na mensagem?? Já procurei no "editar o perfil" e não há lá nada…
(só um pormenor… aqui em baixo de onde escrevo está escrito… "utlimos posts". foi só uma chamada de atenção 😉
Obrigado.
5 Bruno // Sep 12, 2005 at 04:23
Estou muito muito satisfeito com o meu Garmin GPSMAP 60CS que cai no teu intervalo de 400 a 750 euros (550 euros na dnd.pt).
um ecrã a cores FAN-TÁS-TI-CO, 20 horas de autonomia, bussola, altimetro. com mais 150 euros (com uns truques, menos), mapas das estradas e points of interest detalhados e tal… eu já não quero outra coisa…
6 jorgemotalmeida // Sep 12, 2005 at 10:35
GARMIN GPSMAP 76S –
GARMIN GPSMAP 76C –
GARMIN GPSMAP 76CS –
Qual a diferença entre estes??
A seguir a estes modelos portáteis, qual se segue em termos de qualidade? (até 750 euros)
7 btrodrigues // Sep 12, 2005 at 12:55
o "C" é de cores. é do fantástico ecrã de 256 cores que se vê mesmo bem em todas as condições – sol de chapa, por exemplo.
o "S" é de sensores. bússola e barómetro/altímetro.
"CS" é o conjunto dos dois. em termos de peso e "form-factor", são iguais.
Até aos 750 Euros tens também alguns GPS mais orientados à navegação em estrada (alguns exclusivamente, como o caso dos TomTom). Off-roads (ou híbridos), a termo de comparação de características, terás o Magellan Meridian Color, que é um pouco maior e com autonomia mais reduzida (não sei como será a nível de mapas).
aproveito e quase-respondo à 3: existe uma forma de colocar curvas de nível-topografia na maior parte dos Garmin referidos.
8 jorgemotalmeida // Sep 12, 2005 at 13:01
Então podem confirmar se o GPSr Garmin 76CS será uma boa compra? Pretendo usar isso para serra (da estrela, caramulo), zona de Viseu e claro todo o país em terreno e em estrada… esse será uma boa escolha?
Qual o melhor GPSr até 750 euros com cartas topográficas detalhadas, ruas de cidades detalhadas, autonomia mais de 30 horas.. altímetro, bússola, horas, despertador, excelente recepção do sinal mesmo em zonas desertas e com topografia acentuada… (como é sinal satélite não deve haver problema 😉 só se for uma coisa por cima de nõs 🙂 e outras características que sejam imprescindíveis num geocaching.
Obrigado.
Aquele GPSr que referi é o mais indicado para isso? Ou há melhor dentro da gama Garmin? (e se quisesse dentro da gama Magellan.. para qual iriam… mas parece que Garmin é que rules…)
9 bargao_henriques // Sep 13, 2005 at 08:56
Olá jorgemotalmeida!
Antes de mais, sê benvindo ao geocaching!
Depois de tanta pergunta até já me sinto baralhado…
Quanto aos GPSr, vai até http://www.garmin.com/outdoor/compare.jsp e escolhe os aparelhos que queres comparar.
Verás que, apesar de terem uma forma e disposição dos botões bastante diferente, o 60CS e o 76CS são muito idênticos, diferindo no facto do 76CS ter mais memória interna e ter sido originalmente concebido para utilizações nauticas.
Pessoalmente, tenho um GPSMAP60CS e, como muitos outros geocachers te poderão confirmar, é um excelente aparelho para o geocaching, vida ao ar livre e até navegação em automóvel!
A escolha do aparelho é um processo que se pode tornar bastante complexo mas, no final, tens é que optar por um que tenha as características suficientes para satisfazer as tuas necessidades e, importante, que gostes dele, de o sentir na mão…
Boas compras!
10 jorgemotalmeida // Sep 13, 2005 at 10:05
só faltam responder algumas questões (principalmente a 2 – vide 1º mail), mas já vou sendo elucidado sobre alguns pontos. Obrigado.
Pergunto de novo para saber qual o rival de Garmin GPSMAP 60CS ou 76CS para a marca Magellan?… (ou ainda não há?)
Não há outras possibilidades com as mesmas características da marca Garmin em vez de 60CS ou 76CS ???
Depois queria que me aconselhassem sobre as lojas que praticam os melhores preços de GPSr (mais justos e muito importante TER UM EXCELENTE SERVIÇO porque já tive uma chatice com uma das lojas on-line mais conhecidas…)
Obrigado.
11 Lobo Astuto // Sep 13, 2005 at 12:40
Sendo eu um magalhónico só tenho a dizer que rival do 60cs não há na magalhães.
Tens modelos dedicados a estrada e modelos de outdoor, mas em termos de polivalencia não tens igual.
Podes ver os topos da gama eXplorist da magellan que podem levar sdcards e em combinação com o Directroute podes fazer Autorouting.
Mas visto que t€mpo (leia-se dinheiro) não é o problema, posso sugerir que adquiras um modelo especifico para estrada e um modelo especifco para o geocaching, ou seja, arranjas um gps para o carro para te levar até às redondezas da cache, quando for para a caçada em si, sacas de um modelito de outdoor e ala pró campo.
Para o geocaching podes usar desde os gekos, eXplorist, etrex, sportrak.
É só uma ideia, olha um Legend, sem ser o C é relativamente barato, o geko 101 podes arranjar por 100 euros, enfim… tu no fundo lá saberás.
Quanto a lojas, o nosso patrocinador (www.sitefixe.com) tem preços competitivos e pelo que já me constou o serviço é 5 estrelas.
PS – Bem vindo e cuidado ccom os senhores de bata branca que insistem em oferecer uma camisa com mangas compridas!
12 zoom_bee // Sep 13, 2005 at 13:38
… acerca da resposta da Magellan ao 60CS.
Lobo já viste o que aí vem? 😉
http://www.mobilewhack.com/reviews/magellan_explorist_xl_handheld_gps.html
os explorists topo de gama estão mesmo excelentes, pena é a tal falta de "tempo"… 😉
13 jorgemotalmeida // Sep 13, 2005 at 14:02
Para que quero um para o carro e outro para usar fora dele (outdoor)? Não me interessa isso. Interessa-me apenas um GPSr. Não é assim tanta massa..
Pelos vistos, parece que o Garmin é, por consenso, a melhor marca actualmente existente para aquilo que eu pretendo. Agora falta decidir se realmente a diferença entre o 60CS e o 76CS compensa compra deste último??
Obrigado.
14 bargao_henriques // Sep 13, 2005 at 15:40
Vai a uma loja e pega nos dois… Decides logo num minuto! 😀
Quanto aos eXplorist, meus Magellaneanos tresmalhados, passaram tanto tempo a criticar os garmin porque usavam "antenas patch" (o que só é verdade em alguns modelos) mas agora, em que ficamos? (Ihihihihih -> riso sarcástico)
15 Lobo Astuto // Sep 13, 2005 at 21:53
Ao tempo e para o geocaching a Magellan rulava e muito!!!!
Vamos lá a ver, a patch antenna continua a ter as suas limitações, mas experimenta andar com um Sportrak no guiador de uma bike ou um Legend C e depois vem falar comigo e a chamar-me tresmalhado!!!!
Um defender é melhor que um Ferrari para o todo terreno, e o ferrari não deixa de ser um bom carro por isso.
Neste momento não tenho vergonha nenhuma em dizer que há certos modelos da Garmin que são muito bons, mas tb digo que o leitor de SD Card no GPS da Magellan rula muito mais do que qualquer garmin actualmente no mercado :p
Para BTT: Garmin Legend C, Vista C, Geko, eXplorist
Para Geocaching: Magellan Sportrak, Geko, Etrex, eXplorist, 60
Para carro: Todos os acima que permitam auto-routing ou especificos para carro.
16 btrodrigues // Sep 13, 2005 at 22:01
bem, eu sou um bocado contra os GPS específicos para carro (TomTom mais concretamente) que não te deixam meter geocaches. Para isso, um Quest é muito melhor.
Como alternativa/rival ao 60CS, tens por exemplo o Magellan Meridian Color. Chegaste a ver as características dessa criatura?
17 jorgemotalmeida // Sep 14, 2005 at 03:36
Gostaria de esclarecer esta questão de uma vez por todas. Como não dá agora para ir de propósito a LIsboa experimentar os GPSr… terei de saber em que medida existe um salto qualitativo entre Garmin 60 CS e o 76 CS (GSMAP)? Valerá a pena tendo em consideração o que disse acima relativamente Às caracteristicas pretendidas? Já agora, acham que a aprtir destes GPSr poderá haver ainda algumas melhorias? Se sim, quais? (este ponto é só por mera curiosidade)
Relativamente a estes modelos e O Magellan Meridian Color qual aconselham? Desliguem-se das marcas e vejam pelas funcionalidades que tenham! É importante a fiabalidade e precisão das coordenadas, é para ser usado dentro e fora do carro (mais para geocaching e determinar com precisão coordenadas de locais, terras, etc etc), que tenha cartas topográficas actuais e detalahdas, altímetro, bússola (! que seja precisa), que tenha um painel bem visível mesmo com o Sol a bater com força no GPSr, que tenha uma grande autonomia, ect, e outras características que valha a pena ter em conta.
Para o caso do Garmin parece que só há aquele 76 CS no Garmin.PT e não noutros sites. No sitefixe tem muito poucos GPSr… Para Magellan não encontrei lojas portuguesa… onde encontrar?
Preciso de saber qual o mais adequado para o que pretedno pois no final do mês já queria o GPSr dado que quero levar quando for ver o eclipse anular que já falta pouco!!!!
Obrigado a todos pelas respostas. E esqueçam se Garmin ou Magellan é melhor e vejam é só pelas funcionalidades para o mesmo orçamento.
Cá fico À espera de mais opiniões.
Só quero comprar apenas um GPSr e já não é pouco. 😛
Jorge Almeida
ps então como se faz aparecer a assinatura??? ainda não me disseram. Já tenho a assinatura lá… mas não sei porque ela não aparece aqui. 🙁
18 MAntunes // Sep 14, 2005 at 07:30
A assinatura que se coloca no perfil, só aparece nos Foruns. Não aparece aqui. Aqui, na secção de artigos, também não é possível fazer a edição para correções/alterações. Penso que são limitações (ou talvez não…) do software que suporta este site.
19 Lobo Astuto // Sep 14, 2005 at 11:11
Ergonomicamente falando aprece-me que o 60CS ganha em pontos, ou seja, é mais leve e o acesso aos botões não implica que deixemos de ver o ecran.
Quanto à memória, os 110Mb do 76CS são apelativos, mas… à alguns anos atrás, um disco de 40Mb tb levava muita coisa.
Na minha opinião, o 60CS é a escolha acertada.
Já agora, não sei que carro tens, em alguns carros podes ter dificuldade em apanhar sinal (protecções manhosas no pára-brisas), poderá ser necessário adquirir uma antena re-radiante.
20 jorgemotalmeida // Sep 14, 2005 at 13:59
é um peugeot 106. Mas porque razão é preciso saber a marca do carro?????? Agora é que fiquei surpreso.
Então quer dizer que a única diferença são os 110 Mb??? ’Só isso?? MAS isso de apnahar o sinal… esses dois 60 CS e 76 CS têm problemas??? (isso sõ se for a andar de carro, certo??) No outdoor é quando eles mostram toda a sua potencialidade, está certo?
Então quer dizer que tenho de parar o carro e ver onde estou se quiser saber com precisao as coordenadas com esses GPSr… Naõ estou por dentro do assunto, por isso não sei se estou a lançar postas de pescada. 🙂
Ajudem-me a encontrar o GPSr. É isso que quero. 🙂 Mas as dúvidas vêm sempre. 😉
Jorge Almeida
21 zoom_bee // Sep 14, 2005 at 14:05
Jorge, alguns vidros atérmicos bloqueam o sinal GPS. Daí a preocupação em saber q carro tens, para saber se precisas de um GPS com saída para antena exterior.
Ou então é só cusquice… invejosos!
Comprar um GPS é complicado…. hehehe
22 Lobo Astuto // Sep 14, 2005 at 14:23
Era um detail!
23 jorgemotalmeida // Sep 14, 2005 at 16:49
E este carro não dá problemas para recepção do sinal satelite, certo?
Há mais outras diferenças entre o 60 CS e o 76 CS?…
Façam de conta que têm de convencer alguém a comprar o 76 CS. 🙂
Obrigado.
24 Lobo Astuto // Sep 14, 2005 at 16:58
Já viste isto?
http://www.garmin.com/outdoor/compare.jsp
25 ppinheiro // Sep 14, 2005 at 17:52
Jorge,
A diferença do 60CS e do 76CS é o form factor. O 60CS parece um walkie-talkie, o 76CS parece um tijolo . Eu, pessoalmente, prefiro tijolos, mas é uma questão pessoal, porque os meus GPSs, desde o 45XL sempre foram deste tipo. Para comparares a questão de memória – os mapas de Portugal (com navegação) da versão 7.0 ocupam +/- 24Mb – é uma questão de veres o que queres.
Respondendo às tuas outras perguntas:
> 3 – onde arranjar cartas topográficas detalhadas?
Se queres para o GPS, não há. Há maneira, utilizando um PDA + GPS (BT ou por cabo) de usares o OziExplorer e carregares cartas M888 (as chamadas cartas militares). Há também já alguns PDAs com GPS incorporado, o que pode ser uma boa opção. Não são é tão robustos como um GPS dedicado. Eu já capotei a moto4 por cima do meu GPS V da Garmin, e já fiz mais de 50 caches depois disso…
>4 – já ouvi tantos termos em geocaching que queria esclarecer o que é:
multi-caches, caches virtuais, travels bugs, caches reversas. E em que consiste as caches mistério?… o que têm de especial?…
Multi-caches – as coordenadas não apontam para a cache final, mas sim para uma cache intermédia (física ou virtual), que dará as coordenadas da cache final (ou de outra cache intermédia…);
Caches virtuais – não há uma cache própriamente dita no local. Para se provar que se lá esteve, tem que se enviar ao autor da cache uma informação pré-combinada que só se possa obter indo ao local;
Travel bugs – são objectos, com uma chapa de identificação (que se tem que comprar à organização do geocaching.com), que viajam de cache em cache, tendo uma missão ou não, sendo levadas por geocachers que vão visitando cada cache;
Caches reversas – são caches virtuais que podem ter vários temas – por exemplo, há uma de aqueductos – quando encontras um aqueducto, marcas as coordenadas e fazes o log com as coordenadas e uma fotografia. Há caches reversas bastante mais bizarras, no entanto!;
Caches mistério – são caches que ou a) não se enquadram em nenhuma das descrições anteriores, ou b) para aumentar a dificuldade, os autores restringem quase todas as informações, ou c) para se chegar às coordenadas é preciso desvendar um enigma ou mistério;
Espero que as tuas dúvidas fiquem resolvidas! Bem vindo!
Pedro Pinheiro
26 MAntunes // Sep 14, 2005 at 19:47
Bom, já que fizeram publicidade à "Ancient Aqueducts", coisa que eu não gosto nada , permitam-me fazer publicidade às outras "reverse caches", vulgo, locationless caches ou LCs, de geocachers portugueses:
– "Roman Bridges" de "orbelo" ou Orlando Rebelo.
– "Vasco da Gama" de "ricardobsilva" ou Ricardo BORDEIRA Silva.
A minha e a do Ricardo, apenas estarão disponíveis mais alguns dias/semanas porque aceitámos transferi-las para o novo site http://www.waymarking.com. A do Orlando, se não fôr transferida também, será arquivada no final do ano.
27 jorgemotalmeida // Sep 14, 2005 at 21:27
Então os vidros do Peugeot 106 não interferem com o sinal??
Parece que estou a pender mais para o 76 CS mas ainda posso mudar de ideias. AI. 🙂
Outra diferença que vi é que o 76 CS tem o horário das marés?? mas isso tb não pode ser arranjado com sofwtare para o 60 CS? Dava jeito ter a tabela das marés actualizada, bem como a hora de nascer/pôr do Sol e as fases da Lua…
A hora no GPS pode ser sincronizada com um relógio atómico?
As caches reversas são esquisitas. 😛
Então pelos vistos terei de arranjar cartas detalhadas no IgOE para algumas regiões. 🙁 Não há mesmo software compatível para o GPS e qu e permita isso sem estar a pedir no IgOE… ACHO que já li algures que dá para instalar esse OziExplorer nos GPS?… será que é correcto isto?
Obrigado!
Cada vez surgem mais dúvidas. :
28 SFMBR // Sep 14, 2005 at 22:14
Olá a todos!!
De que ano é o peugeot (que gente cusca)
Se o modelo não for muito recente e mesmo no mais recente não deves ter problemas
Outra diferença que vi é que o 76 CS tem o horário das marés?? mas isso tb não pode ser arranjado com sofwtare para o 60 CS? Dava jeito ter a tabela das marés actualizada, bem como a hora de nascer/pôr do Sol e as fases da Lua…
O 60 CS também têm essas funções
Eu tenho um 60 CS e estou satisfeito em todos os aspectos.. desde Geocaching a Routing e afins..
Abraço e se Bem Vindo ao Geocaching
Fredy
29 MAntunes // Sep 14, 2005 at 22:16
– Se os vidros do Peugeot 106 não são atérmicos, não interferem.
– O horário das marés é uma funcionalidade que poucos GPSrs têm. O 76 CS tem o outro, da Garmin, segundo a tabela comparativa que o Lobo mostrou, parece que não.
– Os GPSr apenas têm software (e mapas) proprietário; Se a marca não disponibiliza, não se pode arranjar outro software para instalar. Para se ter esse nível de liberdade, então a solução é um PDA com sistema operativo WindowsCE + GPSr + uma grande variedade de software e cartografia disponível + fragilidade própria deste tipo de soluções.
– A hora do nascer/pôr do Sol e fases da Lua são funcionalidades que os GPSrs recentes têm – quase que me arrisco a dizer, todos.
– A hora dos GPSrs é sincronizada pelos satélites – penso que se pode considerar que é sincronizada por relógio atómico.
– Nas caches reversas, o objectivo é a localização de um "objecto" ou "particularidade". Encontra-se algo a que se atribuíu valor e desafia-se os outros geocachers, pelo Mundo fora, a irem procurar coisas equivalentes, sem se saber onde irão ser encontradas e quantas haverá. Por exemplo, o Ricardo não esperava que houvesse estátuas do Vasco da Gama na …Alemanha.
– Não hà software que permita colocar cartas topográficas do IGEOE nos GPSrs. Como disse acima, usam software e cartografia proprietária. Esta é a versão "oficial" e disponível para o comum dos utilizadores. Parece que hà quem consiga colocar mapas próprios nos Garmins mas parece, também, ser um processo muito técnico e complexo, não estando ao alcance de qualquer um.
– Antes dúvidas que dívidas. 😉
30 jorgemotalmeida // Sep 15, 2005 at 00:47
o carro é quase do final do século passado. 🙂 Espero que não sejam atérmicos os vidros… até que altura fabricaram os peugeot com vidros atérmicos?
(imagino que esses vidros atérmicos sirvam para isolar o carro do exterior por causa das temperaturas altas ou muito baixas e assim poder usufruir melhor do ar condicionado, é isso?)
Lembrei-me que esse horário das marés pode ser de um outro país… SUponhamos que compro o GPSr na Alemanha… ia dar as tabelas de marés para o mar que há lá no norte… (e já agora… isso não ocupa muito.. seriam muitas zonas a ser incluídas!!
Já agora depois de decidido qual o GPSr a comprar… além do sitefixe – não tem o Garmin 76 CS – e Garmin-pt quais são outros sites que valha a pena visitar para comprar e ter segurança no serviço!
Então não dá para instalar nenhum software?? Agora é que fiquei confuso..
" Se a marca não disponibiliza, não se pode arranjar outro software para instalar."…
Já ouvi de funcionalidades e software em que se pode usar o Google Earth no GPSr, não é verdade? Podem dizer como isso funciona…
Obrigado.
31 btrodrigues // Sep 15, 2005 at 04:51
volto a repetir o que escrevi acima
DND – desconto náutico directo
http://www.dnd.pt
já existem há 8 anos e vendem material náutico e de outdoor. vendem por correspondência, internet e tem uma loja em belém onde tem o 76CS e o 60CS e os Magellan todos e onde podes tirar as tuas dúvidas.
Foram simpáticos, rápidos e prestáveis nos pedidos que fiz. E para além disso o GPS saiu um bocado mais barato que no sitefixe, que na minfo.pt e que (essencialmente) na garmin.pt
Tenho que repetir? 🙂
32 MAntunes // Sep 15, 2005 at 07:44
Armei-me de paciência e fui procurar algumas respostas que eu não conhecia bem;
. Assim, "Google earth no GPS": Encontrei o contrário: http://www.keyhole.com/GoogleEarthHelp/Importing/Using_GPS_Devices_with_Google_Earth.htm
. Mapas no GPS: Aqui está o processo técnico e complexo que referi acima. Nunca fiz nem devo vir a fazer o que está descrito neste link e apenas o li da diagonal. Mas aqui fica para quem quiser ler: http://www.travelbygps.com/articles/Make%20your%20own%20GPS%20Maps.pdf
Encontrei estes links fazendo pesquisas na net com o meu motor de pesquisa favorito, o Copernic http://www.copernic.com/en/products/agent/index.html. Não encontrei nada que me dissesse que software de terceiros pode ser instalado nos GPSrs tipo handheld. Mas para um cabal esclarecimento, sugiro o contacto directo com os fabricantes: Garmin, Thales, etc…
33 jorgemotalmeida // Sep 15, 2005 at 10:12
Ok! Calma. Já fica registado e não torno a perguntar mais isso. 😉
Parece que vou mesmo para o Garmin GMAPS 76C e compro na DND pois é realmente aquela que tem melhor preço. 🙂
Antunes, obrigado pelas respostas.
Assim como a todos os outros parceiros "geocachers".
34 jorgemotalmeida // Sep 15, 2005 at 10:37
onde fica isto..
Avenida Brasília, Edifício de Apoio à Náutica de Recreio,Módulo3
é a loja do DND… digam-me uma referência.. é muito próximo do Padrão dos Descobrimentos? Muito próximo do palácio de Belém? ’Das docas?? Ou não acertei em nenhum? 🙂
Obrigado.
35 Anonymous // Sep 15, 2005 at 12:17
é ao pé do padrão dos descobrimentos. a caminho do museu da electricidade
36 Jose Adonis // Sep 15, 2005 at 13:04
Num lugar como este não seria mais indicado colocar as coordenadas do lugar?
Sim, eu sei que ele ainda não comprou o Gps mas com o Google Earth chega lá na mesma… 😉
37 bargao_henriques // Sep 15, 2005 at 14:25
Ainda bem que já escolheste o GPSr a comprar!
Mas só um reparo:
O Sitefixe tem ambos os aparelhos que tens à escolha. O GPSMAP 60CS fica mais barato cerca de 8 euros que no DND e o 76CS cerca de 2 euros mais caro…
Não deves ter encontrado o 76CS porque ele é um GPSr nautico, e deves ter procurado apenas na secção dos terrestres…
Boas compras!
38 jorgemotalmeida // Sep 16, 2005 at 15:02
Olá
já vi no site as coordenadas do local.. 😉 mas como não tenho GPSr ainda.. 😉
No Google Earth já vi o loacl, só queria confirmar. Lá experimento depois os dois GPSr lado a lado… talvez vá lá… mas para já será o 76CS. E chega. Quanto a software espero que os caros amigos me arranjem… 🙂
Já encontrei no sitefixe o GPSr obrigado. A diferença entre DND e sitefixe em termos de preço é pequena. (pelo menos nesses GPRs.)
39 jorgemotalmeida // Sep 16, 2005 at 15:05
em termos de massacre de perguntas nesta secção de Novo Membro massacrei tudo. :))
Desculpem tantas perguntas! Para a próxima , alguém fará o dobro das minhas. :)) E lá teremos de o ajudar. :)))
Obrigado pela vossa paciência.
40 MAntunes // Sep 17, 2005 at 13:34
Percurso desde o Marquês de Pombal até a LojaDND. 🙂
41 ricardorsilva // Sep 18, 2005 at 22:10
Esta é a mais longa sequência de comentários já alguma fez feita no geo.pt, não é?
42 jorgemotalmeida // Sep 19, 2005 at 17:38
🙂
E quando tiver o GPS ainda vou perguntar mais coisas. 🙂 Preparem-se. 🙂
Leave a Comment