Ola amigos

gazela00 - 2006/01/10

Há muito tempo que faço caminhadas e estadias no cimo das serras deste país, por causa de um outro hobbie que é o Radioamadorismo. Dei assistencia técnica e de manutenção a diversos repetidores de VHF e UHF destinados a comunicações de radioamador, repetidores esses instalados em muitas das serras do nosso Portugal. Sempre fui aficionado de temas de comunicações e de GPS. Ainda neste final de ano passei-o na Peneda-Gerês na rota do Lobo Ibérico. Utilizo um GPS Garmin 10 Bluetooth, o software GPSDASH2 (V.2.5)http://wimobi.com/gpsdash/news.ppc2.php e para estradas o TOMTOM 5.21  com o mapa IBERIA PLUS V. 6.32 no meu Pocket PC QTEK S100. Tenho tb desde há muitos anos um GARMIN GPS-5 que evoluí depois de ter utilizado um Garmin GPS3. Gostaria de saber se alguém conhece e/ou utiliza este GPSDASH2 que me parece, tal como o OZIEXPLORER um dos melhores, senão o melhor, para geocaching. Ultimamente e com a actualização para a versão 2.5, é possivel o GPSDASH permite passar o log directamente para ficheiros KML o que permite ver no GoogleEarth o trajecto efectuado em 3D (muito bonito), bem como calibrar qualquer imagem do GOOGLE EARTH bem como qualquer JPEG ou GIF quase automáticamente. Qualquer coisa que necessitem dos meus parcos conhecimentos  de radioamadorismo ou utilizacao de GPS há muitos anos disponham. Eu farei o mesmo em relação a vós.
Cumprimentos a todos.
41º09,9639 N
08º36,1891 W
Gazela00

9 responses so far ↓

  • 1 btrodrigues // Jan 10, 2006 at 15:28

    em vez de te dar as boas vindas armado em dono disto, vou dizer para teres cuidado com o que te dizem por aqui. Há por aqui pessoal que não joga com o baralho todo. Há quem ponha caches no cimo de antenas, no meio do atlântico, em grutas e buracos fundos de difícil acesso a gordos e o camandro.

    🙂

  • 2 MAntunes // Jan 10, 2006 at 15:45

    Eu uso o GPSdash2 hà vários meses e acabei de migrar para a versão 2.52 porque a 2.50 tem defeito (nunca confies numa versão que acabe em "0" 😉 ). Também me registei no forum do GPSdash, só para ir acompanhando as queixas do ppl.

    Só costumo usar o GPSdash para "seguir a setinha" nos últimos 30 metros até à cache (tenho o CoPilot e o Ozi para a aproximação até aos 30 metros), por isso, não terei grandes conhecimentos técnicos do programa mas posso ajudar a esclarecer o que me fôr possível.

    Ainda não experimentei a nova funcionalidade do mapas/imagens do Google Earth no GPSdash mas hei-de testar, nem que seja só por curiosidade – Como tenho o Ozi e as cartas não me parece que vá ser muito útil.

    Bem vindo e diverte-te. 🙂

  • 3 pascoa // Jan 10, 2006 at 17:42

    Eu não sou grande utilizador do GPSdash2, mas ainda a semana passada o instalei e calibrei uma imagem do Google Earth conforme é apresentado no site.

    Ainda só fiz um testes e pareceu-me estar a funcionar sem problemas, tenho de testar mesmo em acção mas penso que está safo.

    Mas acho que prefiro o Ozi e as M888, não dá tanto trabalho.

  • 4 gazela00 // Jan 11, 2006 at 00:21

    Lendo os vossos Post’s á minha apresentação neste site, muito agradeço desde já os vossos comentários. Para o colega BTRODRIGUES agradeço desde já os seus conselhos e cuidados,com os quais obviamente concordo, porque nesta áera tanto como noutras, há sempres os #famigerados técnicos"… Não me esqueço de muitos domingos que me levantei ás 6 da manhã, deixando a esposa e filhos a dormir e eu com mais dois carolas faziamos 140 km até ao cimo da serra do Marão para repor em funcionamento um repetidor fulcral para as comunicações entre o Nordeste de Portugal e o Litoral…e mesmo assim acordava um "amigo" radioamdor ás 11 da manhã e vinha para o radio gentilmente informar que o repetidor "chegava" mal á Régua…((mesmo sem pagar as cotas á ARP (Associação de (Radioamadores Portugueses))
    Quanto ao amigo MANTUNES há contradições no seu comentário como é óbvio. Então só usa o OZIEXPLORER nos últimos 30 metros? Não é coerente, como é óbvio com as potencialidades do GPSDASH…
    Não sou um acérrimo defender do GPSDASH, mas a prática real em situações "caricatas", com algum KNOW-HOW de situações reais e não teóricas dá-me o conhecimento de que o GPSDAH  permite um controle efectivamente correcto do TRACK do que as info que o OZIEXPLORER permite. Sou utilizador deste soft desde o início e o programador é uma pessoa extremamente acessível a quaisquer melhoramentos. Acreditem sinceramente que estou aqui para aprender. Cumprimentos a todos

  • 5 esquilas // Jan 11, 2006 at 09:34

    "tenho o CoPilot e o Ozi para a aproximação até aos 30 metros"

  • 6 pascoa // Jan 11, 2006 at 09:34

    Acho que percebeste mal o que o MAntunes disse sobre os últimos 30 metros.

    Citando o Mantunes: "Só costumo usar o GPSdash para "seguir a setinha" nos últimos 30 metros até à cache (tenho o CoPilot e o Ozi para a aproximação até aos 30 metros), por isso, não terei grandes conhecimentos técnicos do programa mas posso ajudar a esclarecer o que me fôr possível."

    Ele usa o CoPilot e o Ozi até estar a 30 metros da cache, depois disso usa o GPSdash.

    Sem mais por agora.

  • 7 2 Cotas // Jan 11, 2006 at 11:43

    Órátão, muito boas vinda a vocemecê!

    Espero que te divirtas com o pessoal, porque parece que tens bons principios para a coisa…

    Não ligues ao Manel que ele é um dos mais velhos do grupo, por isso a doença dele já esta mais adiantada. Alem disso, que eu saiba tem pelo menos 2 GPS, um PDA, um portatil, 628 mapas e um telefone destes todos abichanados, por isso quando se perde sabe sempre onde está. ;)))

    Abraços e sê bem vindo!

  • 8 gazela00 // Jan 12, 2006 at 11:25

    De maneira nenhuma, meus amigos fico melindrado com os vossos comentários. Efectivamente tb uso o Copilot, fundamentalmente porque tem os mapas mais actualizados da NAVETEQ para Portugal e por outro lado permite criar efectivamente Waypoints em zonas que não sejam estradas, o que infelizmente não acontece com o TOMTOM que os coloca na estrada mais próxima cartografada. Por outro lado, os POI’s são uma autentica desgraça (Muitissimo poucos) comparado com o TOMTOM 5 que usa cartografia da TELEATLAS mas que ensta área é de longe superior em Portugal. Além disso o TOMTOM tem tb de longe a melhor apresentação gráfica (conta por exemplo a velocidade até á unidade de Km) e a melhor resolução do mapa no ecran sem falar com o excepcional 3D com autoZoom. Uma das lacunas do TOMTOM que é navegar até coordenadas geográficas de latitude e longitude resolvio-o com um soft para Pocket que se chama OS GPS CONVERTOR que tb permite trabalhar com o Destinator e OziExplorer. Quanto ao OZIEXPLORER versus GPSDASH, muito agradecia uma informação mais pormenorizada. Já utilizei o OZIEXPLORER durante anos, mas agora e depois de testes no terreno, acho que as informações disponibilizadas pelo GPSDASH são de longe muito mais completas e úteis á posteriori, sendo o seu funcionamento, configuração de ecrans, navegação, facilidade de calibração de mapas, mesmo os tirados do Google earth, gráficos de altitude, ganho de altitude, velocidade etc, bem como a possibilidade de exportação para Excel ou ver o Track directa e automáticamente no Google earth  excepcional. Muito gostaria que me elucidassem se estou errado. Cumprimentos a todos. Façam por ser felizes.

  • 9 gazela00 // Jan 12, 2006 at 11:28

    Já agora, alguém me pode informar onde posso encontar ficheiros de calibarção para as Cartas Militares de Portugal? Tenho as cartas todas de Portugal, mas ainda só calibrei meia dúzia.Será que há alguma alma caridosa com um link ?
    Obrigado desde já.

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.130 seconds.