Revolução "x"

danieloliveira - 2006/03/10

Quando em 3 de janeiro de 2006 a Garmin anunciou que à sua gama de GPS´s iria adiconar  sensores SiRFIII e cartões de memória expansíveis do tipo transflash/microSD, fez-me parar e pensar.
Estes novos sensores são de uma sensibilidade extrema e de aquisição mais rápida o que para o geocaching significa que o sinal de GPS mantém-se mais estável debaixo de arvoredo ou nos canhões urbanos.

A leitura de um review sobre o novo GPSmap 60CSx, convenceu-me e atirei-me de cabeça. Ainda por cima o meu amigo PH, nas suas deambulações pela WWW, descobriu um preço MUITO BOM (Thanks PH) e após uma "raid" ao mealheiro, lá comprei um do novos aparelhos com tecnologia SiRFIII.
Não haja dúvida que o tempo de aquisição de satélites é SUPER RÁPIDO (para quem estava a habituado a um Vista) e o GPS apanha satélites dentro de casa (se houver uma janela por perto onde ele possa "olhar" lá para fora). Um breve teste no serviço revelou a captação de sinal a 9-10 m de distância da janela com um erro de 8-10 m.

Eu não quero propriamente conseguir tirar as coordenadas do meu gabinete ou sala de estar, mas de cereteza que irá ajudar um pouco nas caçadas.

Conlusão: recomendo vivamente o SiRF. No conjunto série 60 + SiRFIII é de ficar de boca aberta.

7 responses so far ↓

  • 1 bargao_henriques // Mar 10, 2006 at 16:06

    Há gajos que não têm qualquer tipo de escrúpulos, e que gostam de chatear os colegas que lhes fazem favores…

  • 2 Jose Adonis // Mar 10, 2006 at 16:19

    Quote:
    No conjunto série 60 + SiRFIII é de ficar de boca aberta.

    Sempre disse isso. Eu também tenho um télélé a correr Symbian S60 e a comunicar por dente azul com um SirfIII. Penso que era isso que te estavas a referir, claro… [:anjinho:]

  • 3 btrodrigues // Mar 10, 2006 at 16:31

    olha eu invejoso…

    há uns dias atrás tinha dito que a diferença no storage amovível não me fazia cócegas… mas depois de ver as reviews todas (estou a compilá-las no http://rage.against.org/Garmin/GPSMAP60CSx ) estou a começar a ficar um bocado incomodado:
    um dos pontos fracos do meu Meridian (e do 60CS, que não lhe fica atrás nisso) era a recepção sob o arvoredo… quando vocês me dizem que estão dentro de casa a medir a deriva continental com os vossos GPS… grrr…

    e crashes e coisas bonitas dessas? tem tido muitas? altitude a 29999 metros? tá uma porrada de gente a queixar-se disso…

  • 4 btrodrigues // Mar 10, 2006 at 16:35

    "This is a really great GPS. If you have a 60CS already you need to carefully weigh your decision to upgrade since this unit will really only add increased reception(not accuracy) and the removable memory card. If you´re upgrading from something other than a 60CS you´ll love it, I sure do. "

  • 5 2 Cotas // Mar 10, 2006 at 17:21

    …broackbáquemauntain issues!

    E a pobre da caixita salta-te para as mãos? Deve ser, deve.

    É por essas e por outras que as minhas caches tem todas ground zero orientativo, chegas ao sitio e pões o Sirf "no bolso".

    …sou tão mauzinho…

    PS: Claro que são de segunda, mas quélásaber!

  • 6 danieloliveira // Mar 10, 2006 at 18:18

    Quote:
    É por essas e por outras que as minhas caches tem todas ground zero orientativo, chegas ao sitio e pões o Sirf "no bolso".

    …sou tão mauzinho…

    Estou a pensar em certa cache, a qual ainda está como vencedora de cache do ano (para mim), que dava muito jeito ter tido o SiRFIII a descodificar o sinal debaixo daquele arvoredo todo. Não achas?

    Lembro-me de umas célebres palavras:"perde-se o sinal a 30 m da cache…"

  • 7 danieloliveira // Mar 19, 2006 at 22:01

    Quote:
    e crashes e coisas bonitas dessas? tem tido muitas? altitude a 29999 metros? tá uma porrada de gente a queixar-se disso…

    Depois de uma semana e meia de testes diversos, ainda não ocorreu nenhum crash nem outra anomalia com o bichinho 🙂

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 40 queries in 1.135 seconds.