Petição pelo livre acesso a informação geográfica!

btrodrigues - 2006/03/27

Talvez não se enquadre na categoria "World GPS" mas terá a ver com a informação usada por todos nós no dia a dia e nas potencialidades da mesma.

O Parlamento Europeu está-se a preparar para aprovar um conjunto de directivas (inspire) que especificam que os dados de informação geográfica recolhidos pelas agências nacionais deverão ser partilhados entre os estados membros para (entre outros) fins de planeamento ambiental.

Com estas medidas, prevê-se que os referidos dados passem a ser propriedade dos estados membros, sujeitos a taxas de licenciamento (copyright) apenas acessíveis a uma pequena porção da população. Lembrem-se que estamos a pagar esta investigação e a recolha destes dados com os nossos impostos.

Numa situação ideal, o acesso a estes dados seria livre, promovendo assim o conhecimento, a resposabilidade, o desenvolvimento de aplicações sobre eles, o crescimento de nichos de mercado (na área tecnológica e ambiental).

A nível pessoal, contentava-me que o estado português criasse condições para que se disponibilizasse um SIG decente e actualizado e que deixassem de cobrar os olhos da cara por um mapa recente e a uma escala capaz. E fazer download de informação vectorial em bruto e enfiá-la no Garmin. Mas isto sou só eu.

Está em curso uma petição online para ser apresentada no parlamento europeu e tentar clarificar os objectivos da Inspire. Assinar não custa nada, teremos todos a ganhar com isto.

mais info em : /var/log

a petição pode ser assinada aqui

4 responses so far ↓

  • 1 danieloliveira // Mar 27, 2006 at 19:00

    Assinar não custa e em grandes números o barulho torna-se insurdecedor 🙂

  • 2 vsergio // Mar 28, 2006 at 12:47

    Tá feito.

  • 3 ruimcpsousa // Mar 30, 2006 at 19:00

    A minha tb já está lá!

    UNIDOS VENCEREMOS…EHEHEHEH

  • 4 Anonymous // Mar 31, 2006 at 22:43

    kk

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.223 seconds.