NOMEADOS PARA AS MELHORES CACHES DE 2006

- 2007/02/23

Encerradas que estão as urnas, é tempo de divulgar a lista dos nomeados para as melhores caches de 2006.
Antes de mais, gostaria de agradecer em meu nome e em nome do BTRodrigues (pai da ideia), a todos aqueles que se dignaram enviar as suas votações, incluindo o Torgut, que em carta aberta nos enviou o seu voto em branco.
Vão digerindo os resultados dos nomeados. Aceitam-se apostas!
A MELHOR CACHE DE 2006 encontra-se entre todos os nomeados das várias categorias.

Os vencedores serão divulgados no próximo domingo a partir das 21.00 horas.

NOMEADOS PARA AS MELHORES CACHES DE 2006:

Multi-Cache

4 Elements By 2Cotas
Assalto À Adega Portelada By MAntunes
Homem Das Cavernas By João Cardoso
Mini Farol [oeiras] By BrunoNF
Nunca Percas O Norte by Lynx Pardinus
S.A.G. [sintra] by Team S.A.G.

Cache Tradicional

Fernando Pessoa By PlayMobil
GnE V – Casa de Madeira By Alcas
Penedo Da Amizade By Bargão Henriques
Pia do Urso [batalha] By Alcas
Ursa [sintra] By BTRodrigues

Cache Enigma

Dress Code [lisboa] By Sup3rFM & Cruella
E a.bicha.nada? [loures] By 2 Cotas
Enigma By NFreitas
Lusíadas By Almeidara
Numb3rs By Almeidara
Segue As Estrelas [equinócio outono] By Almeidara

Cache Evento

GeoChurrascada 2006 – 22/7/2006 By PPinheiro
GNE I [rio maior] By Geocaching@PT
GNE II [estoril] By Geocaching@PT
Marisco & Geocaching 2006 [ribamar] By Bargão Henriques
Trace Fossils Of Ancient Volcanoes By Geocaching@PT

Cache Small

4 Elements By 2 Cotas
Dress Code [lisboa] By Sup3rFM & Cruella
GNE V – Casa de Madeira By Alcas
Pia do Urso by Alcas
The Blue Lagoon [sintra] By Paulowjorge
Tide Gauge/Marégrafo [cascais] by Rebordão
Tremelgo Nas Alturas [marinha grande] by Olharapo

Cache Regular

Homem Das Cavernas By João Cardoso
Nunca Percas O Norte By Lynx Pardinus
Penedo Da Amizade by Bargão Henriques
Segue As Estrelas [equinócio outono] By Almeidara
Ursa [sintra] by BTRodrigues

28 responses so far ↓

  • 1 FGV // Feb 24, 2007 at 00:02

    "First to comment".

    Nao tive nem uma nomeacao.. buah

  • 2 btrodrigues // Feb 24, 2007 at 00:14

    o evento de apresentação podia ser no norte, com francesinhas à mistura

  • 3 Cachapim // Feb 24, 2007 at 00:20

    É impressão minha ou há aqui algum centralismo geográfico? Num ano de grande crescimento do número de caches a norte algum destas fica a norte do Mondego? Parece que já estou arrependido de ter votado, devia ter feito como o Torgut…

    Um pequeno aparte: gostava de partilhar a minha proposta final relativamente ao 1º acampamento nacional de geocaching mas as mensagens do fórum parece que se evaporaram.

  • 4 zoom_bee // Feb 24, 2007 at 11:57

    …compreensível!
    "Num ano de grande crescimento do número de caches a norte algum destas fica a norte do Mondego? "
    Cachapim, tem tudo a ver com o numero de visitas, como cada um só se manifesta com as que visitou,e como a grande maioria dos votos são a sul desse belo rio, o resultado era mais que previsível, também nenhuma das minhas nomeações foi eleita 🙁

    Mas não é por isso que algumas das fabulosas caches que surgiram cá em cima vão perder a sua beleza.

    Estão todos de parabéns e que vença a melhor das mais visitadas :D:D:D

    Quanto ao evento a Norte com Francesinhas à mistura pode-se pensar nisso [;)] Aliás eu vou já adiantando serviço e fazer uma pesquisa de mercado ao jantar… 😀

  • 5 prodrive // Feb 24, 2007 at 13:11

    Aproveito a oportunidade para alguns esclarecimentos adicionais que a noite passada não foram possíveis dar. O objectivo principal era mesmo o da publicação dos nomeados, e a azáfama da contabilização dos votos e um ensaio improvisado para um evento on-line para a cerimónia de entrega dos prémios não permitiu mais.
    Em primeiro lugar: "Don´t shoot me! I´m just the messanger!". Se vos servir de consolo, a minha cache favorita, "A Mais Idiota" By Portelada também não recebeu votos suficientes para uma nomeação, e sou obrigado a concordar com o Zoom Bee, porque não recebeu muitas visitas, neste caso porque não viveu o tempo necessário para que isso fosse possível.
    Ponto dois: Não foram criadas as categorias de Melhor Cache: Virtual; Letterbox Hybrids; Webcam; Locationless (Reverse); Earthcache; Cache In Trash Out; Micro ou Large, não porque não gostemos delas, ou tenhamos algum perconceito com algum destes conceitos, mas apenas porque na maioria dos casos não houve uma citação sequer. Apenas uma prestação de destaque nas micro caches, para a Fernando Pessoa By PlayMobil, que ainda assim foi publicada como unknown size.
    Talvez para o ano possamos organizar as coisas de forma diferente, de modo a que todas as categorias possam ser contempladas. Assim haja caches novas nos diversos conceitos para que se justifique!
    Ponto três: Os vencedores serão anunciados exclusivamente aqui em Geocaching@PT, na noite de domingo, a partir das 21.00 horas. Estão todos convocados a assistir e a participar, desde que o estado de alerta se mantenha em Defcon 5. É que a minha moedinha vai bem classificada nas Wacky Races :D.
    Juntamente com os vencedores, vão sendo também divulgados alguns dados meramente estatísticos relativos ao ano de 2006, como por exemplo: As caches mais visitadas; as menos encontradas; também por tamanhos e conceitos; os geocachers que mais founds fizeram durante o ano; os que mais caches esconderam, enfim, um festim!
    E se Rita Mae Brown foi brilhante ao afirmar que: "De acordo com os últimos dados oficiais, 43% de todas as Estatísticas são totalmente inúteis", estava com isto a concluír que 57% têm alguma validade :D.
    Quarto e último ponto: Gostaria que todos os nomeados participassem, no domingo, aqui no forum, com os seus comentários e opiniões, tanto os vencedores como os não vencedores. Vão já preparando os vossos discursos.
    Uma coisa é certa: Mal isto comece a descambar e a passar a Defcon 4…
    meus amigos… há moedinhas que vão perder pontos :D.
    Até domingo, 21.00 horas, no sítio do costume…
    DIVERSÃO GARANTIDA!

    Prodrive

  • 6 MAntunes // Feb 24, 2007 at 13:20

    …com o que disse o zoom_bee ou seja, gostava de saber a distribuição geográfica dos votos expressos.

    É que não hà muita gente a fazer centenas de kilómetros propositadamente para o geocaching e, assim, tem a tendência para visitar as caches dentro do "seu raio de acção" e, em resultado, onde hà mais geocachers registados é onde as caches são mais visitadas e votadas.

    Por isso o torgut disse e até compreendo, que esta votação não tem muito interesse para ele.

    É uma "fatalidade" deste país que atinge todos os sectores e não apenas o geocaching.

    Se fizerem um evento no Norte, com francesinhas e o caneco, como sugeriu o btrodrigues, contem comigo para ir aí pela 3ª vez só para estar convosco num jantareco! 🙂

  • 7 prodrive // Feb 24, 2007 at 13:31

    Pois… Bem-vindos a Portugal!
    De facto a maior concentração de Geocachers e logo de eleitores está em Lisboa. Já tentei correr com eles, mas de facto, cada vez há mais… deve haver aqui alguma toca :D.
    Devo contudo frisar que boa parte dos votantes tinham acima de 200 founds, o que obriga a terem visitado pelo menos uma dúzia de caches fora de Lisboa.
    Por injusta que possa parecer, ou que até mesmo, SEJA, esta é a realidade do nosso país e sinto-me impotente para a contrariar… só vandalizando todas as caches num raio de 100 kms de Lisboa :D.

  • 8 btrodrigues // Feb 24, 2007 at 14:02

    primeiro que tudo, vão chamar PAI a outro 🙂

    segundo, as caches nomeadas são efectivamente as caches mais votadas. voram votadas mais de cem caches diferentes, por cerca de 30 geocachers (não consigo precisar o número porque não tenho os dados à minha frente). se existem mais geocachers activos e dispostos a votar à roda de lx, bem… não se pode fazer nada.

    aqui entra o meu terceiro ponto de ordem. a maior parte das pessoas votou apenas em caches que visitou, o que limita logo à partida os resultados. mas houve quem não o fizesse. mesmo sem visitar o homem das cavernas, a fenda do bombarral, o nunca percas o norte e o h2olha uma cache votei nelas porque lhes reconheço o mérito. porque é que não fizeram todos o mesmo?

    quarto, o distrito de lisboa e o distrito de setúbal tem cerca de 400 caches (activas e inactivas). na semana em que chegámos à cache número 1000, são 40% redondinhos. é muita cache. a probabilidade de cair alguma no bolo referido pelo prodrive é imensa.

    last but not least, as votações estiveram abertas a todos, foram todos igualmente convocados e tiveram todos direito igual ao voto.

  • 9 btrodrigues // Feb 24, 2007 at 14:11

    e digo mais. se tivesse que fazer o meu voto hoje, mudaria e acrescentaria duas caches do distrito de castelo branco.

    (que efectivamente fiz)

  • 10 danieloliveira // Feb 24, 2007 at 17:30

    Lembro-me de uma geração anterior de geocacher que falaram emimplementar uma espécie dos "oscars" das caches. Haveriam prémios para a melhor micro, regular, large, ?, melhor página de cache, etc., etc. Nunca foi implementado porquê? Precisamente porque as votações seriam feitas sempre pelos "mesmos do costume" a caches que teriam visitado. A única maeira de avaliar as caches seria de criar um painel de juízes que visitassem todas as caches e depois avaliassem o seu mérito consoante um "score sheet" previamente estabelecido.

    No fim de tudo as melhores caches são as minhas -;)

  • 11 prodrive // Feb 24, 2007 at 17:40

    Eu adoraria fazer parte desse painel de juizes! Poderiam-me levar as caches lá a casa para eu as apreciar e assinar o log-book. Baixaria seguramente a minha percentagem de DNF´s :D.
    Já agora, alguém poderia mandar para o meu mail a localização de uma cache em Lagos?

  • 12 lumacafi // Feb 24, 2007 at 21:19

    Honestamente não percebo o problema.

    Há mais caches e mais geocachers em lisboa que no resto do país.

    E qual é o problema?
    Esses bairrismos ainda tem lugar no XXI???

  • 13 lumacafi // Feb 24, 2007 at 21:21

    É que nem se pode editar comments..

    Devia ler-se Século XXI e não apenas XXI.

  • 14 Cachapim // Feb 24, 2007 at 21:50

    …e francamente, nem foi realmente um "problema" aquele que eu levantei aqui. Limitei-me a constatar que das trinta e tal caches nomeadas nem uma única se encontra a norte do Mondego. Sublinho a parte, "nem uma única".

    Pegando no argumento do lumacafi, podemos dizer com segurança que há mais praticamente tudo em Lisboa do que no resto do país. Será essa uma razão suficiente para ignorar o resto do país? Será que isto é "bairrismo" e que é politicamente incorrecto no século XXI?

    Este Cachapim que aqui escreve nasceu em Coimbra, viveu muitos anos em Portalegre, passou por Macau, estudou no Porto, viveu em Matosinhos e vive actualmente dividido entre a Póvoa de Varzim e… Setúbal. É aquilo que mais próximo deve haver de um "atérrida". Ama este país todo, TODO, e gosta de Lisboa, também. Mas custa-lhe ver todos os dias fábricas, maternidades, escolas e outras a fechar por todo esse país. Custa-lhe que o país seja Lisboa só porque "há mais votos em Lisboa" e está convencido que as coisas não têm necessariamente que ser assim. Isto é ser "bairrista"? Qual é o meu "bairro"?

    Valerá a pena fazer um acampamento na Serra da Estrela? É que quase não há geocachers por lá.

  • 15 MAntunes // Feb 24, 2007 at 21:50

    Devia escrever-se Século XXI e não apenas XXI.

    😉

  • 16 prodrive // Feb 24, 2007 at 23:09

    Estive a dar voltas à cabeça e sinceramente não consigo arranjar sistema para deixar o Cachapim feliz.
    – Todas as caches a Norte do Mondego publicadas em 2006 estavam a concurso e disponíveis para receber votos.
    – Todos os geocachers a Norte do Mondego foram convidados a participar na eleição.
    – Todos os geocachers a Sul do Mondego tinham liberdade para votar em caches a Norte do Mondego.
    – Resumindo: Estavam reúnidas TODAS as condições para as caches a Norte do Mondego terem sido nomeadas.
    Curioso foi o facto dos geocachers a Leste de Vila de Rei não terem reclamado por as suas caches terem tido sorte semelhante…

  • 17 Cachapim // Feb 24, 2007 at 23:44

    Não se preocupem. A sério. Não precisam compreender, não precisam dar voltas à cabeça, nem precisam arranjar sistemas para deixar o pobre do Cachapim feliz. Poupem na ironia e no sarcasmo porque assim não vale a pena. Lamento ter despoletado isto, as minhas sinceras desculpas a todos. Divirtam-se.

  • 18 prodrive // Feb 25, 2007 at 00:08

    Acho que o país é demasiado pequeno para se partir ao meio…

  • 19 btrodrigues // Feb 25, 2007 at 00:59

    isto dá direito a defcon 4.

  • 20 prodrive // Feb 25, 2007 at 01:33

    Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • 21 Alcas // Feb 25, 2007 at 04:20

    xeda-se quase que não…

  • 22 lumacafi // Feb 25, 2007 at 07:00

    Sem dúvida que em Lisboa há mais de tudo.

    Há mais crime, há mais transito, há mais poluição, há mais portagens, etc…

    De todas as caches nomeadas só tens 1 a sul do Sado.
    Não tens nenhuma nas ilhas, que também são Portugal.

    Pessoalmente encaro o geocaching como a melhor forma que encontrei para conhecer zonas e locais deste país que até então desconhecia de todo, quer sejam a norte ou a sul.

    Vejo diariamente aqui neste mesmo site, geocachers a aparecerem como cogumelos de norte a sul, que se estão completamente nas tintas, se a melhor cache é em sesimbra ou em oliveira do bairro.

    Por outro lado noutros paises em que o geocaching conta com muito maior número de praticantes a tendência é o agrupamento por regiões, estados ou ainda cidades.
    Isso não faz deles bairristas, apenas partilham o geocaching mais directamente com pessoas geograficamente mais próximas e potencialmente com vivências semelhantes.

    Não acho que o país seja demasiado pequeno para existirem agrupamentos locais de que actividade seja.

    Pessoalmente acho que a massificação do número de caches em lisboa não contribui necessariamente para elevar ou sequer manter o nível de qualidade que estamos habituados no nosso país.
    E é por isso que cada vez mais, tens geocachers de lisboa que exclusivamente fazem caches fora desta zona.

    Argumentar que o acampamento não deveria ser na serra da estrela ou mesmo no Gerês, só pq existem lá poucos geocachers não faz sentido e se fores rever as mensagens dessa thread fui sempre um interessado na realização desse evento.

    Resumindo, não tenho absolutamente nada contra o norte ou o sul. Apenas acho que o tipico argumento de que "Portugal é Lisboa…", cada vez menos faz sentido, mas obviamente é apenas a minha humilde opinião.

  • 23 bargao_henriques // Feb 25, 2007 at 14:05

    A ideia original de atribuir prémios às melhores caches foi minha há talvez uns dois anos.

    A ideia era premiar as melhores caches com um pequeno logotipo que poderia ser colocado na página da cache, e que assim daria algum destaque e reconhecimento ao trabalho feito pelo seu autor.

    Mas, logo desde o início, percebi que era uma boa ideia mas muito difícil de implementar sem criar atritos e confusões (aka peixeirada).

    E foi assim que, por falta de oportunidade, tempo e receptividade, acabei por deixar a ideia "no fundo da arca da memória"…

  • 24 Alcas // Feb 25, 2007 at 14:17

    É com grande satisfação que verifico que as caches que criei em 2006 se encontram ambas nomeadas para “As melhores caches de 2006”.
    Enche-me de orgulho saber que são apreciadas pela comunidade pois esse é, estou certo, o objectivo de qualquer owner.
    Assim sendo queria desde já agradecer a todos vós os momentos de regozijo que me proporcionaram ao ler os vossos log»s bem como os elogios que têm feito ás mesmas. São, sem dúvida, as melhores felicitações que me poderiam dar, e o melhor incentivo para continuar.
    Isso é tudo o que me basta para estar satisfeito com esta actividade e com a comunidade que a pratica.

    Independentemente da classificação que qualquer uma delas venha a obter logo à noite eu já ganhei…;

  • 25 Alcas // Feb 25, 2007 at 14:25

    O meu objectivo com o que escrevi acima era apenas o de dizer que para eu ganhar me basta estar satisfeito que o resultado do trabalho que realizei nas caches que escondi. Independentemente de estarem ou não nomeadas e de virem ou não a ter uma boa classificação.

  • 26 2 Cotas // Feb 25, 2007 at 14:51

    óh Almerindo, eu gosto de lhes ocupar um par de manhãs, de lhes abanicar as ideias e de lhes tester o stress.
    Se ainda por cima me classificam bem, melhor.

    Já agora, só votei nas que visitei e encontrei. As outras, as que não encontrei ficaram na parteleira. Tinha que me vingar de quelquer maneira…

    Ps: Ja percebi que o pai da ideia foi o Bruno. Prodrive, só me fica a duvida, quem foi a mãe?

  • 27 prodrive // Feb 25, 2007 at 19:55

    Falta pouco mais de uma hora para se dar incício à cerimónia de entrega dos prémios para as melhores caches de 2006.
    Convoco todos os Geocachers a participar com as suas opiniões, previsões e reacções, independentemete de estarem a Norte ou a Sul do Mondego, nas regiões autónomas dos Açores ou da Madeira (aproveito para enviar uma saudação muito especial ao Mario de Monti), ou até mesmo no Congo (HDV espero que hoje te sintas em casa).
    Espero que tudo se desenrole num espírito de harmonia e de comunidade, e que o estado de alerta não suba acima de Defcon 2 :D.
    Anseio especialmente pelos discursos dos intervenientes directos, sejam eles vencedores ou não.
    Espero que esta noite, seja de alguma forma, uma recompensa pelo esforço e de dedicação ao Geocaching, e pelos excelentes momentos de lazer que nos têm proporcionado com as vossas fantásticas caches.
    Espero que se divirtam! (e que o Geocaching@PT aguente o tráfego…).

  • 28 Silvana // Feb 26, 2007 at 10:04

    Apesar de ser maior de idade e de já poder votar ;-), reconheço não o ter feito para a eleição da(s) melhor(es)caches do Ano.
    Isot por 2 motivos:
    1) Não conheço assim tantas caches quanto isso para poder preterir umas em deterimento das outras…
    2) Pq dada a distribuição e concentração nacional dos geocachers nacionais, pareceu-me ser óbvio o resultado….
    E tal como esperava, de todas as caches "oscarizadas", nenhuma é do Norte!
    No entanto, e devo mencionar, quem conhece algumas das caches como a da Galafura, a de Pitões de Júnias, a Wolf Trap e muitas mais… Sabem a que me refiro!…  São caches colocadas em sítios surpreendentes! Embora a selecção de cada um, seja relativa e pessoal….
    Uma possível solução para colmatar esta apreciação que de todo exclui mais de metade de Portugal e ilhas, seja a de escolher a melhor cache por zona geográfica. Assim, dar-se-ia a possibilidade de caches espantosas poderem algum dia serem contempladas como sendo, uma das melhores caches do Ano.
    Isto é apenas uma sugestão…..
    Assim como a melhor criada durante o ano presente, uma vez que é de esperar que tenam menos visitas e que as hipóteses de ser conhecida e votada são menores…..

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 34 queries in 0.171 seconds.