Sistema GPS em perigo?

- 2007/04/08

Tempestades solares provocam flutuações profundas no sistema GPS.

Um relatório vindo agora a público refere que em Dezembro último, uma tempestade solar causou uma séria alteração no Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS) utilizado pelos militares, cientistas e pelo cidadão comum.
A chama solar criou erupções de ondas de rádio que chegaram à Terra, cobrindo uma vasta frequência no espectro, fazendo com que o sinal de GPS ficasse cheio de ruído e imperceptível para a maioria dos sistemas de navegação.

É reconhecido pelos cientistas que estas ondas provenientes de tempestades solares são responsáveis por danificar satélites e, até, estações eléctricas, mas este novo efeito era totalmente desconhecido para os investigadores do Space Weather Enterprise Forum.

Os cientistas tentam agora perceber como evitar este problema, numa altura em que se teme que as próximas tempestades solares possam ser de maior magnitude provocando a total utilização deste sistema de localização fulcral para tantas actividades militares e científicas.

Fonte: Exame Informática

4 responses so far ↓

  • 1 prodrive // Apr 9, 2007 at 00:44

    Pelo menos ainda temos a hint 😀

  • 2 vsergio // Apr 10, 2007 at 10:39

    Oh Linx… ora que bela desculpa heim?

  • 3 Silvana // Apr 10, 2007 at 14:58

    parece que não afectou os geocachers portugueses.. Nunca houve tantos founds! 😉

  • 4 Torgut // Apr 13, 2007 at 19:01

    Na minha ingénua ignorância atrevo-me a pensar com alguma autonomia: se esta notícia fosse levada à letra, creio que teria sido inevitável uma vaga interminável de acidentes a raiar a catástofore em Dezembro único. Que tenha havido alguma alteração à acuidade do sistema, aceito. Agora, em termos tão fortes, não imagino que seja possível sem consequências gravissimas.

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 34 queries in 0.139 seconds.