André&Paulo FOUND “001 MONSTRA – O InÍcio”

André&Paulo - 2015/04/11

Foi dia 10 de Maio de 2013 que comecei a fazer geocaching, acompanhado por quem me deu a conhecer esta excelente prática, Rafaelalex.
Foi desde então que surgiu esta paixão irrefutável pelo hobby!

Foi desde então que tinha como objetivo começar e acabar o PT a M.O.N.S.T.R.A. (Mesmo Organizados Não Serão Tesourinhos Rapidamente Alcançáveis).

Tantas maravilhas tinha ouvido falar. Quer pelos containers que eram originais e adequados ao tema… quer pelas vistas que se obtinham em cada cache… quer simplesmente pelo percurso em si.

Um percurso de quase 40 Km, com 117 caches…

Isto, na altura em que tinha poucos FOUNDS era quase como o Santo Graal. Eu que tinha estabelecido uma meta de, no mínimo 200 caches num ano, com este percurso, quase que o conseguia…

Percebi nesse dia que os números não contam, o que conta são as experiências vividas, as sensações presenciadas, os amigos que fazemos, a felicidade por encontrar cada cache.

Dia 29 de Julho de 2013 decidi, na companhia do meu irmão e do Rafaelalex, começar este enorme PT.

Ficou decidido que se faria apenas parte da Monstra, entre a #35 e a #1… noutro dia se acabaria… No entanto o plano saiu furado. Ainda não tínhamos começado, já um problema nos tinha surgido. Uma das bikes teve um furo! O dia terminou ali!

Frustrado, regressei a casa, já a planear o próximo ataque… mas agora, preparado para qualquer imprevisto ou percalço.

O ataque seguinte ficou agendado para a semana seguinte, dia 6 de Agosto de 2013.
Com tudo pronto para uma nova ofensiva, partimos para o ataque à Monstra.

Desta vez, nada nos impediu. Foram 32 caches em 9 horas, algumas caches não encontradas, mas sem problema. Foi um dos melhores dias a fazer geocaching que tive… Só tive pena que nesse dia não tivesse a minha máquina fotográfica para poder reviver e partilhar as emoções.

Como tinha ouvido dizer, containers de invejar a muitos e vistas de enorme prazer… não fiquei nada decepcionado, pelo contrário, fiquei imensamente surpreendido com tamanha qualidade.

Um dia duro, cheio de subidas, com o sol sempre a apertar… chegámos a casa cansados, mas satisfeitos com a nossa prestação…
Foi um dia para não esquecer, e de facto não esqueci!

No entanto, o que tínhamos feito comparado com a totalidade do percurso, não era nada!
Havia muitas caches por encontrar e muitos quilómetros por pedalar…

Conheci há pouco tempo um geocacher, o lampiaoman (Luis Lopes)… foi uma grande descoberta, um dos meus maiores FOUNDS… um grande amigo…

Foi com ele que resolvi fazer a MONSTRA, um grande desafio, do início ao fim, tudo num só dia, mesmo as caches que eu já tinha encontrado seriam reencontradas…
Dia 29 de Março de 2015, domingo, um ano e meio depois da minha primeira investida… seria o ataque final… à terceira seria de vez!
Tudo planeado com uma semana de antecedência, data trocada e destrocada, lá ficou para o dia 29…

Alvorada às 7 da manhã com vista a partir às 7h20 com o Lampiaoman em direção à primeira cache do dia, primeira do percurso, a 001 Monstra.
Acabámos por partir às 7h30 com o objetivo de chegar à primeira cache às 8h00.

Mais uma vez, para variar, quase que não tínhamos andado 2Km, já estavam a aparecer os problemas… O pedal da bike saltou (mas que raio?) e só mesmo soldando é que o problema se resolveria. Toca a voltar para a garagem e trocar de bike…

Às 8h15 estávamos de novo prontos a partir e a rezar por mais nenhum imprevisto… Foi com enorme satisfação que às 9h00 chegámos a Santa Eulália para começar A MONSTRA.
As caches foram aparecendo sem problema, até porque já sabia a sua localização, mas não revelei nada para dar mais alegria ao Luis… Lá no alto da serra estava ventoso, mas como o sol batia forte na cabeça, aguentava-se de manga curta…

Como era de esperar o tempo passava a correr e nós a correr contra ele.
Umas paragens para comer, algumas fotos ao pé das caches, mais umas paragens para abastecer os bidons de água… e um telefonema ou outro… e muitas subidas.
Foi sendo assim a nossa manhã…

Na cache 034 Monstra encontrámos o primeiro e único Geocoin do dia que nos acompanhou durante o resto da viagem.

A partir desta cache, não tinha procurado mais nenhuma, e estávamos entregues ao destino… fosse o que Deus quisesse…

A seguir foi sempre a subir, primeiro um pouco de troço de estrada e depois um caminho de cabras… fomos encontrando caches muito interessantes, conhecendo locais, que nem de bike, nem de carro tínhamos conhecimento… apreciámos paisagens de tirar o chapéu… e vencemos mais subidas… Não tínhamos tempo para descansar, mas para cansar tínhamos o tempo todo do mundo!

Às tantas já estávamos em Trancoso de Baixo, depois de passar por Mato da Cruz e Santiago dos Velhos, sempre a subir, quando finalmente uma descida para animar um pouco a malta… ou para desanimar… pois bem, mais um contratempo… um furo na bike…

A nossa sorte foi o spray do Luis e a bomba de bicicleta duma senhora que por ali andava a cavar na horta… Bem, ainda se pensou a voltar para casa, mas eu não iria abortar a missão… já ali tinha chegado, tinha pedalado quilómetros sem fim e se voltasse para casa naquele momento, certamente não regressaria, nem naquele dia, nem nunca…
Portanto, seguimos viagem… e foi o melhor que fizemos… continuámos com as subidas, com as caches, sempre a ser surpreendidos com os containers, pois quando pensávamos que não poderia haver containers mais criativos, aparecia outro para nos tirar as dúvidas. Apresentavam-se um pouco velhos do tempo, alguns já degradados, mas ainda com a sua graça e a transimitir a sua mensagem e ideia.

Chegámos a Cotovios e continuámos as caches até Cardosinhas. O Sol estava a baixar rápido no céu e nós tínhamos de nos apressar. Não tínhamos luzes e à noite não poderíamos andar na estrada, quanto mais no meio da mata à procura de caches…

A nossa sorte foi que a partir daqui foi sempre a descer… cache atrás de cache, como o dia todo. Finalmente chegámos à cache 117 Monstra – Bónus, a última do dia.

Felizes com mais um objetivo cumprido, mas cansados e exaustos… o dia ainda não tinha acabado… ainda tínhamos de pedalar durante uns bons 30 minutos de regresso a casa. 30 minutos estes que poderiam ser menos se não estivéssemos no nosso estado de exaustão.

Sprint (pensávamos nós) até casa.

De Vila Franca até Alverca ainda foi um bocado, mas chegámos e isso é que contava.
Cada um para suas casas, gratos a Deus por termos chegado vivos e gratos aos owners do percurso por nos terem proporcionado um dia maravilhoso sempre a cachar e a adquirir novos conhecimentos e experiências.

( in Monstra )

0 responses so far ↓

• There are no comments yet...