Atenção malta do Norte!!!

- 2004/09/08

Quem quer plantar aqui uma cache?
Aproveitem, que certamente terão muitas visitas!

In ultimahora.publico.pt
Quarta-feira, 8 de Setembro de 2004  

Antiga linha ferroviária entre Valença e Monção reabre em Outubro como ecopista

A antiga linha ferroviária entre Valença e Monção, com 13 quilómetros, vai ser reaberta no início de Outubro transformada em ecopista para passeios a pé e de bicicleta.

Segundo o presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra, que falava à Lusa, as obras, orçadas em 815 mil euros, estarão prontas no final de Setembro, tanto no troço daquele município, com nove quilómetros, como no de Monção. "Depois é só acertar uma data para a abertura", disse.

O troço de Valença foi adjudicado por 448 mil euros e inclui a remodelação da antiga Casa da Vigia da Linha, na Ponte Seca, para aí instalar o Centro de Interpretação da Ecopista, com uma sala de exposições, um gabinete de informação e casas de banho de apoio.

A área envolvente foi também alvo de uma ampla intervenção urbanística, com a porta de entrada da ecopista, parques de estacionamento, zonas verdes e painéis informativos e de interpretação da via. Está ainda em estudo a disponibilização de um serviço de aluguer de bicicletas com base no Centro de Interpretação.

O espaço da antiga estação de Friestas, a meio do percurso da ecopista, sofreu uma intervenção mais alargada para apoiar os utentes, com a criação de um parque de estacionamento e de uma zona de lazer. Para apoio a esta zona, foi construído um abrigo em madeira, segundo a traça do antigo armazém ferroviário.

Nos espaços das antigas estações de Ganfei e Verdoejo, foram recuperadas as casas de banho e os abrigos, para apoio aos utentes da ecopista.

A obra no troço de Monção, que tem apenas quatro quilómetros, custou 367 mil euros e incidiu sobretudo na recuperação do apeadeiro de Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, na construção de novos sanitários e de um pequeno parque de estacionamento, e do edifício e sanitários de Lapela. A ponte ferroviária sobre o rio Gadanha foi igualmente objecto de beneficiação.

"Com esta ecopista, pretende-se reforçar a oferta turística da região com um novo produto de natureza que mostra alguns dos aspectos mais cativantes do Vale do Minho", sublinhou o autarca de Monção, José Emílio Moreira.

0 responses so far ↓

  • There are no comments yet...

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 32 queries in 0.341 seconds.