Os geocachers, por consequência da actividade de busca de caches em locais recôndidos, são pessoas com afinidade para com o campo, a floresta e a montanha, entre outros locais deste nosso maravilhoso Portugal.
Se associarmos a isto o facto de todos (uns mais que outros, claro) termos algum à vontade com as questões racionadas com a localização, por força do GPSr, mapas militares, bússolas, etc, poderemos facilmente chegar à conclusão que cada geocacher poder ser um precioso instrumento em prol da causa comum.
Neste sentido, trago-vos algumas informações sobre dois projectos com os quais, tal como eu, poderão sentir bastante afinidade.
O primeiro trata-se de uma linha telefónica, a LINHA SOS AMBIENTE
Esta é um "Instrumento facultado aos cidadãos para apresentação de pedidos de informação, reclamações, queixas, denúncias de agressões e crimes ambientais".
O segundo projecto, da Quercus, relaciona-se com a temática do alerta para os fogos florestais e chama-se DE OLHOS NA FLORESTA.
Este projecto visa "constituir uma rede de cidadãos de todo o território nacional que, mantendo as suas actividades diárias habituais, estivessem atentos às situações de risco de incêndio na floresta e informassem as entidades responsáveis pela prevenção e combate".
Alerto-vos para a utilidade e pertinência da utilização de tais instrumentos. Eu próprio já o fiz diversas vezes, tanto no decurso do meu trabalho como geólogo, como em momentos de lazer, como o geocaching.
Um abraço para todos, com a esperança de que este verão os recursos naturais do nosso país não empobreçam tanto como em anos anteriores.
1 response so far ↓
1 portelada // Jun 17, 2005 at 08:28
Eu cá uso o bom do 117 !!!
No ano passado telef para avisar de um incendio no zona da Serra do Alvão ….apareceu uma senhora …. a despachar-me !!!
– onde ??? serra do alvão …. há pois …. já sabemos …..
A serra do alvão é enorme , mas enfim ….
Leave a Comment