GoogleEarth

btrodrigues - 2005/07/04

Depois de ter ficado tudo com os tintins colados ao rés-de-chão com as imagens de satélite do GoogleMaps, eis que surge outro prodígio. GoogleEarth. Se ainda não viram, aconselho vivamente.

http://earth.google.com/

Façam download com paciência (tem havido uma procura enorme e os downloads tem sido racionados, assim como as activações – o que quer dizer que nem sempre basta ter o programa instalado, que é preciso que a activação corra bem… A boa notícia é que assim que a activação "entra", nunca mais ninguém vos chateia…)

(se não conseguem fazer download na mesma, disponibilizo em
http://quad.against.org/google/GoogleEarth.exe o executável – façam com ele o que quiserem, à vossa responsabilidade)

Para além de correr em client-side e de poder fazer importação (na versão base) de ficheiros LOC e GPX, o GoogleEarth tem uma API definida que permite fazer uns truques porreiros. Se quiserem ir acompanhando o desenvolvimento que vou fazendo enquanto tenho tempo livre (t minus 19 dias and counting, you know what I mean) adicionem o seguinte network link ao vosso GoogleEarth:

http://quad.against.org/google/index.php

(Add-> Network Link -> Network Link Properties -> Location)

Isto é beerware, posso fornecer o código PHP a quem estiver interessado, assim como o script perl que gera o CSV que alimenta o PHP (uuf uuf). Seria interessante converter isto para CGI perl para que fosse corrido directamente do servidor do @PT, sendo inserido na área das stats.

O resultado final?

10 responses so far ↓

  • 1 btrodrigues // Jul 4, 2005 at 21:55

    O Rui Carmo (que anda a ver se compra um GPS e a quem eu já ando a infernizar o juízo há uns tempos para se dedicar a um hobby giro como o geocaching) colocou um tutorial bem feitinho sobre como fazer uma coisa destas (é claro que ele fez uma implementação disto primeiro – e muito mais limpinha e eficiente, mas com coisas secretas que não se podem saber – e eu tive que lhe copiar descaradamente a ideia aplicando-a ao geocaching).

    http://the.taoofmac.com/space/blog/2005-07-04

  • 2 GlorfindelPT // Jul 4, 2005 at 22:14

    De referir que outra das potencialidades do Google Earth é a sobreposição de layers. Existe já um layer com mapas de estradas (embora nao totalmente completo) no programa.

    Pode ser sobreposto também layers com imagens, p.ex. cartas militares em formato digital. Falta saber como calibrá-las de forma correcta, mas vamos aprendendo.

    E a dica final, se estão irritados com o facto do Google Earth arrancar sempre nos estados unidos, verifiquem que existe um waypoint de nome "default". Se apagarem esse e criarem outro com o mesmo nome em qualquer local, o Google Earth passa a arrancar nessa vista!

    Em resumo temos funcionalidades suficientes para os entendidos na matéria levarem o geocaching a uma nova era e tornar o GE uma ferramenta indispensavel! 😀

  • 3 btrodrigues // Jul 5, 2005 at 11:17

    (isto de andar a falar sozinho é mau.)

    consegui resolver um dos problemas grandes que tinha, e já consigo mostrar conteúdo gráfico (ícones novos, dificuldade, cenas do género).

  • 4 argonauta // Jul 6, 2005 at 00:31

    Muito bom o feed de KML das caches. Está mesmo porreiro. Gostei dos bonecos das caches 😉

  • 5 btrodrigues // Jul 6, 2005 at 14:36

    alguns utilizadores queixaram-se de um ponto só no sítio com a coordenada 0.0N 0.0W.

    Trata-se de um conhecido problema entre o teclado e a cadeira. Há um post no forum sobre isso:

    http://www.geocaching-pt.net/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=gps_software&op=display&num=300

  • 6 portelada // Jul 6, 2005 at 21:50

    … e há maneira de sacar toda a info do prtugal (fotos) e polos a correr a tempo real num portátil no meio do mato ???
    OZi + gps …..estão a ver a ideia ??

  • 7 GlorfindelPT // Jul 7, 2005 at 13:42

    O problema é que o Google Earth necessita de um login para entrar no programa. Apesar de ter uma cache essa cache não é facilmente utilizável porque ele faz esse login com ligação à net. Se não houver ligação, kaput.

    A não ser que haja algum engenhocas por aí que resolva o assunto.

  • 8 portelada // Jul 7, 2005 at 21:36

    pois !!!!  … engenhocas, felizmente há muitos  por aqui !!!

  • 9 lamas // Jul 11, 2005 at 11:22

    Depois de uma utilização do Google Earth para planear um ataque a um dos Fortes das linhas de Torres, provou-se a utilidade da ferramenta.
    Foi uma ajuda de grande utilidade para poupar as nossas pernas e braços a umas arranhadelas na vegetação do local.
    Embora possa parecer que o geocaching deixa de ter aquele gostinho de aventura, não nos parece que não deixe de ser util em certas buscas ao tupperware.

  • 10 rob_visual // Jul 14, 2005 at 08:50

    I’ve wrote a little piece of php to show how to integrate your local geocoded images into google earth. Just visit my blog and tell me if you like it.

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.213 seconds.