Geocaching no Magazine 2010

ricardobsilva - 2005/08/01

Depois de durante a semana passada uma jornalista do Magazine 2010 ter entrado em contacto com a comunidade Geocacher através do forúm, de alguém ter "disponibilizado" a ajuda do Manuel Antunes e de este ter decidir convidar-me para os acompanhar, lá fomos no dia 30 de Julho (Sábado) tentar dar uma ideia do Gecaching em Portugal

Como sabem, em 2001 foi feita uma reportagem pelo mesmo programa, precisamente com um dos primeiros geocachers portugueses, o Greenshades. Na altura existiam umas 10 caches em Portugal, outros tantos practicantes e nenhum forum ou site português. Ora com a evolução verificada nestes últimos anos, fez todo o sentido o interesse demonstrado em voltar-se a falar do Geocaching.

Depois de uns mails preparativos, no Sábado abalámos em direcção a duas caches alentejanas: "The Jewell of Saphire" e "A Cáchinha de Música". No entanto foi um dia de Geocahing bem diferente pois para quem está a filmar, todos os pormenores são importantes e é necessário registar as mesmas situações de ângulos diferentes. Mas foi com satisfação que ajudámos no que foi necessário, pois ficámos com a sensação que foi recolhido material em quantidade para ser feito uma boa reportagem acerca do Geocaching.

Além das filmagens da prache, de GPS em punho, a olhar para a seta, a ver a distância diminuir, foram feitas duas entrevistas, ao Manuel Antunes e a mim, nas quais respondemos a diversas perguntas colocadas pela jornalista. As perguntas permitiram-nos dar a conhecer o Geocaching, além de efectuar referências à parte tecnológica e de comunicação entre geocachers, nomeadamenteao forúm de discussão e a este site.

Não vou divulgar mais pormenores precisamente para deixar-vos colado à TV nos próximos dias 13 de Agosto, às 10H00 no Canal Africa e/ou no dia 14 de Agosto, às 14H00 na RTP2, para assistirem ao Magazine 2010

Resta-me agradecer, em meu nome e certamente de toda a comunidade geocacher em Portugal, aos jornalistas que nos acompanharam (Soraia, Gisela e Carlos) e pelo interesse demonstrado na realização desta reportagem.

Um abraço

Ricardo Silva

14 responses so far ↓

  • 1 ricardobsilva // Aug 1, 2005 at 17:40

    Vejam algumas fotografias em http://www.geocaching-pt.net/cgi-bin/mods/usergallery/index.cgi?action=openalbum&album=36&albumname=Magazine%202010

    RS

  • 2 zoom_bee // Aug 1, 2005 at 17:46

    …disponibilizaram o Manuel Antunes??? tss tss tss… não habia necessidade.
     Ainda quero ver quem foi o engraçadinho [:)]
    Bem… deixa lá ir buscar o manual de instruçoes do video gravador…

  • 3 lamas // Aug 1, 2005 at 17:57

    Lá vou eu buscar o video à garagem…
    Quando o pessoal começar a ficar com aquela expresão de toscos, quando se fala de geocaching, vão levar logo de seguida com a fita, a ver se aprendem…

  • 4 Muesli // Aug 1, 2005 at 18:39

    Infelizmente não vou poder assistir, geocaching além fronteiras… Até podia gravar em digital e depois disponibilizar aqui, mas alguém que o faça por mim para todos nós.

  • 5 MAntunes // Aug 1, 2005 at 19:58

    fiz ontem um teste com a minha placa de captura e gravação de TV e, 14 segundos de emissão de TV ocuparam-me 9,16Mb! Como as filmagens de sexta e sábado devem somar um total de cerca de uma hora, se aproveitarem metade, resulta numa reportagem de 30 minutos o que dá a módica quantia de… 1.177,7142857142857142857142857143 Mb!!! Mesmo zipando o ficheiro, não resulta em grande ganho porque um ficheiro de video é como um ficheiro de imagens .jpg – não dá para poupar muito porque já está comprimido.

    É melhor cada um arranjar quem lhe grave o programa, se quiser.

  • 6 Walrus // Aug 1, 2005 at 20:19

    Mais uma excelente divulgação do nosso hobby [;)] Quer dizer que brevemente vamos ter mais uma grande "fornada" de novos geocachers 😉 E aposto que vão ser bastantes…

  • 7 GlorfindelPT // Aug 1, 2005 at 21:21

    Já agora, sobre gravar video, apesar de uma gravação ocupar naturalmente algum espaço de memória quando em bruto, existem codecs suficientemente poderosos para torná-los pequenos.

    Antes de mais não sei que informações têm, mas vai ser uma reportagem de 30 minutos? Parece muito mas se for ainda bem.

    Seja como for codecs como DivX permitem sem grande problema gravar 30minutos de video com qualidade muito razoavel em 150Mb. Se admitirmos qualidades piores este valor pode até descer. Continua a ser grande mas já é melhorzinho… o suficiente para disponibilizar no emule por exemplo.

    Não sei ainda se vou estar em Lisboa no dia da emissão, mas se tiver prometo gravar.

  • 8 Soraia Deus // Aug 2, 2005 at 11:33

    Olá geocachers! Pois é, fui eu que andei à “caça do tesouro” no sábado passado para fazer uma reportagem para o 2010! Foi uma experiência bem engraçada, e só tenho a agradecer ao Manuel, ao Ricardo e familia porque todos foram impecáveis e tiveram imensa paciência para aturar os “designios” da TV. Até o pequeno Eduardo colaborou! Será um geocacher de primeira!Infelizmente a reportagem não terá o tempo que o Manuel refere, por motivos de ordem editorial. mas em televisão tudo o que seja mais de 5 minutos já é considerado grande reportagem.Em todo o caso material não me falta para mostrar aos espectadores uma comunidade bem divertida e dinâmica.Prometo que quando comprar um GPS me junto a vós, fiquei fã!Obrigado a todos que me ajudaram desde o início da passada semana na busca de contactos.Cumprimentos a todos

  • 9 pcardoso // Aug 2, 2005 at 11:38

    Ois,

    Quero ver e nessa altura nem sei onde tou, mas em Portugal nao e certamente. Agradeco a quem disponibilizar, ofereco ajuda a responder a questoes sobre aranhas em troca, eheh.

  • 10 olharapo // Aug 2, 2005 at 23:19

    Estava aqui a imaginar a reportagem… a câmara a filmar o GPSr a bombar rumo à cache… a setinha a comandar… a distância a diminuir… e a dúvida instalou-se … Filmaram um Garmin ou um Magalhães???

  • 11 2 Cotas // Aug 3, 2005 at 10:56

    Encontaram, não foi? Então só podia ser Garmin.
    Alem disso, o Manel já tinha feito estas caches, mas como tem um trambolho pelo sim pelo não, não fosse não conseguir dar com elas outra vez, levou o Ricardo que tem um Garmin V.

    …que vai pró mar avia-se em terra! Que é que estavas á espera?

  • 12 Abílio Ribeiro // Aug 3, 2005 at 16:39

    Olá a todos!Fico contente por a comunidade Geocach portuguesa estar de perfeita saúde. Tive o privilégio de fazer uma reportagem sobre o assunto, também para o «2010», em Novembro de 2001. Na altura, acompanhei a equipa «Greenshades»: num belo sábado, tomámos o pequeno-almoço em Lisboa (pastéis de nata e cafés!), fizémo-nos à estrada e fomos parar ao Pinhal de Leiria. Nem a chuva torrencial atrapalhou a nossa missão! O resultado final foi uma reportagem de 5 minutos, sonorizada com a música da missão impossível. Brilhante! Auto-elogios à parte, mas foi fabuloso.O que é feito dos «Greenshades»?! Andam por aí? Teria todo o gosto em meter a conversa em dia! Belo almoço lá na zona, lembram-se?Mandem notícias, malta!

  • 13 GlorfindelPT // Aug 14, 2005 at 16:27

    A reportagem já passou na 2: e gravei-a no computador. Mais de 7 minutos muito bons que vão trazer com certeza mais geocachers novatos! 😀

    Achei que estava muito boa (não que eu duvidasse) e portanto os parabéns aos participantes e aos jornalistas/reporteres de imagem do 2010.

    Quanto ao vídeo vou ver se é possível disponibilizá-lo a quem quiser nem que seja num meetup em breve.

  • 14 Paulo Jota // Sep 23, 2005 at 18:59

    Qual o link para fazer o download da gravação, com boa qualidade?
    Já o tive , e já o perdi!
    Obrigado

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.206 seconds.