O GPSr Garmin Etrex Legend foi muito útil para encontrar o local preciso em que a Lua iria estar mesmo centrada em relação ao centro do disco do Sol. Foi com auxílio das tabelas elaboradas pelo colosso Fred Espenak, um dos maiores peritos mundiais sobre eclipses e suas previsões, que determinámos um local em que pudéssemos apreciar em plenitude o local. Aqui vai uma breve descrição do encontro na qual o GPSr teve um papel preponderante.
O dia que já ansiava há muito tempo… a data de 3 de Outubro do ano 2005 estabelecida pelo calendário gregoriano ficará gravada indelevelmente na memória. A animosidade crescente e o intenso anelo que sentia naquela madrugada estava instalada na minha pessoa, em Ávila – Espanha – no palácio de Valderrábanos. O relógio dava sinal do alarme: 6 horas e 30 minutos, hora local espanhola. Num ápice estava já no portão do palácio e eis a imponente catedral de Ávila a impor-se sob um céu totalmente nublado. A austera catedral contrastava com o suave tom do céu. Mas algo de estranho se desenrolou. Nunca tinha presenciado um tom róseo como naquela madrugada. Parecia uma premonição de algo sublime. A fim de tentar acalmar a inquietude do espírito, deambulei pelos passeios graníticos da cidade património da Humanidade, sempre com o olhar nos céus róseos de Ávila. Os segundos passavam faustosamente devagar, a ansiedade não dava sinais de tréguas apesar das nuvens. Começou a clarear… às 8 horas e 30 minutos da manhã o céu ainda se apresentava nublado. Dirigíamo-nos nesta altura para o local que faria parte precisamente da linha central do eclipse.
Munidos do meu GPSr Garmin Etrex Legend inseri as coordenadas fornecidas pelas tabelas minuciosamente preparadas por Fred Espenak para o ponto seleccionado: 40º 52,60´ N 4º 37,5´ W. Um ponto que recordarei para a eternidade. Uma hipérbole, mas nunca demais salientar o quão gravado ficaram registadas as fortes emoções sentidas neste dia. A duração do máximo do eclipse anular seria de 4 min 11,1 s para o local em questão. Desde o pátio do palácio onde se pernoitou até ao local eleito para observação do raro fenómeno foram percorridos 25,4 km precisamente na direcção Norte.
Poderão ler o resto em
http://www.astrosurf.com/ceu/eclipseanular3102005.html
onde terá mais imagens em breve.
Jorge Almeida
0 responses so far ↓
There are no comments yet...
Leave a Comment