Reportagem para a rev. Sábado – Castelo dos Mouros

clcortez - 2006/02/21

Pois é,….esta cache foi a escolhida por mim para ser visitada neste dia em especial por me fazer acompanhar de 3 ainda “jovens” geocachers e um jornalista + um fotógrafo da revista Sábado que foram ver “in situ” como tudo acontece no geocaching! Resolvi fazer esta surpresa ao MAntunes pois além de ter sido por intermédio dele que o jornalista chegou até nós ( e caso fosse o Manel que acompanhasse o jornalista ele não iria visitar uma cache sua ) o MAntunes merecia esta “homenagem” por ser um dos mais antigos geocachers e o mais empenhado em fazer deste jogo um jogo dignificante e tão interessante!  ( Estou a faze-lhe a vénia neste momento! )
Além de tudo o que disse antes esta cache prometia o desafio que o nosso jornalista ( de seu nome Abílio ) pretendia, desafio acção e aventura. E se esta cache tem disso tudo!

Bom, eram 14h quando nos encontrámos em Sintra em frente ao Palácio da Vila tal como tínhamos combinado, pois eu tinha acabado naquela altura o passeio pedestre que eu tinha promovido na empresa onde trabalho e estávamos nas despedidas quando o Abílio apareceu.

Depois foi a entrevista com as múltiplas perguntas que deram a conhecer este hobbie de que todos tanto gostamos. Às 14.30h chegaram os 3 geocachers que participaram na caçada, a Yade(Ana), o Muggle(Luis), e a Girlseaker(Mónica), que foram prontamente bombardeados com perguntas.

Terminada a entrevista passámos à acção. Deslocámo-nos até à entrada do Castelo e aí fizémos a preparação de toda a caçada…documentação para aqui, coordenadas para acolá, etc…e lá fomos, sempre com o Abílio com os olhos postos em nós e o fotógrafo com a objectiva posta nos nosso movimentos.
A abordagem à cache teve que ser corrigida graças ao Muggle que envergando o excelente GPS da Girlseaker ( um Magellan  ) nos avisou que já tínhamos passado o ponto onde nos devíamos “ebrenhar” na floresta (eu ia na conversa com o fotógrafo e nem reparei)…
Não foi fácil. O terreno estava molhado, as pedras escorregadias e o sinal péssimo. Só com muita dificuldade e muitas escorregadelas lá chegámos!
Depois de encontrado um ponto médio ( distância de 3, 4m e um erro de 5m ) lá começámos todos de rabo para o ar à procura da dita, incluíndo o fotógrafo, que parece ter queda para isto! Mas nada…ela só apareceu depois de mais de meia hora de procura e de uma chuvada de GRANIZO BEM FORTE! Acabei por ser eu a dar com ela, mas com muita dificuldade e com a ajuda do meu GPS, que numa réstea de bom sinal lá me baixou o erro e assim com o círculo de busca reduzido a 2m lá dei com ela…depois de a ver foi a vez de meter os outros furiosos pois ainda não tinham dado com ela…se não fosse eu a fazer de GPS e a dizer “Eu estou no ponto 0 e tenho um erro de 2m” acho que ainda lá estavamos à procura…:)

Bom, e depois foi a retribuição pelo troféu alcançado, sempre com a presença e a fotoreportagem dos nossos acompanhantes que garantiram que nenhum pormenor escapasse!

Depois da brutal molha, dos rabos sujos de musgo e de 1h no meio da serra voltámos, com um sorriso de missão cumprida e de agradecimento ao MAntunes por esta já velhinha mas sempre espectacular cache que neste sítio só merece mesmo é ser visitada!

A cache estava muito bem dissimulada…não está nada visível e com tantos locais para servirem de esconderijos…só mesmo com tempo e paciência. Mas ela está lá, não desistam à primeira!

Nesta aventura participei eu, 3 geocachers aventureiros, 1 repórter aventureiro + 1 esposa aventureira ( e prevenida, levava dois chapéus de chuva e por isso não se molhou!) e um fotógrafo mais que aventureiro, foi ele o primeiro a lá chegar e ajudou as meninas a passarem os obstáculos…

Nota : com tanta prepração deixei a maq fotográfica no carro, logo não tenho reportagem da reportagem! Espero que o Muggle coloque as suas na cache ou então esperamos pelo dia 23/02 ou 02/03 que é quando mais uma vez este jogo que nós amamos ( “I Love This Game” ) vai ser dado a conhecer aos mais atentos! Não perca, numa banca perto de sí!

Já sabem, revista Sábado. Quando sair eu aviso!:)

24 responses so far ↓

  • 1 Walrus // Feb 21, 2006 at 14:13

    Mais uma divulgação e a cache escolhida é uma justa homenagem 😉

    Fico à espera do aviso 🙂

  • 2 btrodrigues // Feb 21, 2006 at 17:10

    e a revista sábado sai à quinta feira.

    normalmente ao sábado já está esgotada.

    pois é. não tinha graça nenhuma se se chamasse "quinta-feira". ninguém comprava.  o slogan deles "pense por si, leia a quinta feira" não tinha impacto nenhum.

    mas pronto, provavelmente sou eu que tou sem nada para fazer…

  • 3 2 Cotas // Feb 21, 2006 at 17:39

    Tá tudo no nome.
    Ja viram se este jogo se chamasse, por exemplo:

    Deventasnoarbustopontopêptê ou
    Decuaosolpontocome?
    Tá tudo no nome.

  • 4 MAntunes // Feb 21, 2006 at 18:39

    Diamantino!

    Acabei de ter que explicar ao meu chefe porque comecei a rir à gargalhada no local de trabalho!

    "givemeabreik!"

    😉

  • 5 navegantes // Feb 22, 2006 at 09:21

    Então sai já esta quinta-feira?

  • 6 clcortez // Feb 22, 2006 at 20:18

    Não sei. Mas acho que não.
    Se alguém puder que veja amanhã de manhã.
    Se eu souber de algo aviso.

  • 7 vsergio // Feb 23, 2006 at 00:01

    só por causa das coisas vou comprar na Sexta-Feira (também sou eu que não tenho nada que fazer)

  • 8 yade // Feb 23, 2006 at 00:08

    Estou ansiosa pra ver o resultado!!
    Depois daquele dia, o GC nunca mais volta a ser o mesmo!! Se não fosse o teu Magellan, clcortez, e a réstia de sinal ainda lá estávamos à procura da dita cuja!!
    Bolas, MAntunes, fizeste-nos a vida negra naquela serra!! Fiquei toda partida mas muita contente!!
    Cheguei a casa com um sorriso estúpido de missão cumprida!!
    Só mesmo a inundação na casa toda com que me deparei é que cortou o barato todo!!
    Espero que as fotos da revista apareçam bem "photshopadas", prás pessoas pensarem que os geocachers são todos muito atléticos!!:D:D:D:D

  • 9 clcortez // Feb 23, 2006 at 01:37

    Ó Yade…até parece!

    Estás praí a rebaixar-te..vocês portaram-se à altura!:)
    E claro que somos atléticos! Temos mais caches destas pa fazer, e atléticos como somos vamos conseguir..

    E o Muggle, que é feito dele que não dá sinais de vida?

    [;)]

  • 10 zoom_bee // Feb 23, 2006 at 09:34

    ou a Sábado tem edições diferentes (Porto e Lx) ou só prá semana 🙁
    Mas sempre podem ver o novo corte de cabelo do Belmiro! (ohbalhamedeuzzzzz)

  • 11 yade // Feb 23, 2006 at 11:19

    Bem, Zoom_bee, vocês foram logo a correr!! Gosto desse entusiasmo, ainda por cima sabendo q vocês tb são do Nuorte, carago, não carago!!
    É uma pena que ainda não tenha saído nesta semana, o que eu até compreendo: íamos tirar o protagonismo todo ao Inginheiro Belmirinho!!

    O último relatório que recebi do Muggle diz que ele anda em reuniões. Eu também ainda não fiz o log desta cache mas ando a flagelar-me por isso à noite, não se preocupem!!

    Bom, mais uma semana à espera… Ai, que dor de barriga!!!

  • 12 clcortez // Feb 24, 2006 at 05:00

    Parece que é só mesmo para a semana. Não faz mal. A malta aguenta!:)

  • 13 bargao_henriques // Mar 2, 2006 at 08:26

    Muito lindinhos, sim senhor!!!
    A reportagem, apesar de curta e simples, está muito engraçada, misturanto a história da caçada com os dados pessoais do Cláudio e as características do Geocaching.
    Parabéns, malta!
    (Sim, isto quer dizer que a reportagem saiu na Sábado de hoje, dia 2 de Março )

  • 14 almeidara // Mar 2, 2006 at 10:38

    Hummm,

    acho que foi cometido um pecado capital. Foram dados vários spoilers (desde fotos até à localização quase exata: "entre duas pedras") nesta reportagem… 🙂

  • 15 clcortez // Mar 2, 2006 at 12:02

    Tá caladinho. Isso é suposto ninguém saber pá. Pedras é o que não falta lá. E a foto pode ser em qq lugar! Quem ainda não foi lá não sabe, certo? 🙂

    Pois é, pois é! Saiu hoje finalmente a reportagem na revista Sábado, página 88.
    Uma reportagem simples com uma foto simbólica de um momento de uma caçada muito fixe! 🙂

    Vá, vão comprar! Cabe-me a mim digitalizar e colocar nos nossos files!:)

  • 16 lopesco // Mar 2, 2006 at 12:23

    mas assim que tirar as remelas dos olhos, irei à banca mais próxima…

  • 17 olharapo // Mar 3, 2006 at 08:29

    Lá está ele! Encravado entre um artigo sobre assombrações em Portugal e outro sobre o maior bebé do mundo, o geocaching mereceu mais um notícia na imprensa nacional.

    O texto está simples e perfeitamente claro.

    Só faltou o Cláudio informar, com quantas miúdas diferentes já caçou caches …  

  • 18 MAntunes // Mar 3, 2006 at 12:55

    Ópah… não sejas mauzinho… O Cláudio é um cavalheiro e está sempre disponível para ajudar as meninas… 😉 Elas só têm que ter cuidado com a hora de almoço…

    Quanto ao artigo, está simples, directo e é mais um contributo para a divulgação do Geocaching. 🙂

    Só me parece errada a ideia que se dá de que é preciso PDA e máquina fotográfica digital. É errado. Ajuda mas não são indispensáveis, como sabemos. Esta afirmação talvez "assuste" quem tome contacto com o Geocaching através deste artigo…  

    Mas foi positivo haver mais um artigo nos media e devemos estar agradecidos aos nossos companheiros que acederam em colaborar com os jornalistas. 🙂

  • 19 girlseaker // Mar 3, 2006 at 13:14

    Obrigada, obrigada

    Não custou nada nem doeu. Recomendo a toda a gente ser bombardeada de perguntas e depois não servir para nada, para não falar de montes de poses super artístcas para o fotografo e só aparecer uma. Mas enfim, vida de gente famosa é mesmo assim 😛

    E aquela conversa de estarmos nervosas é uma calúnia!!! Vou ter de processar o Abílio (calma Abílio, estou a brincar…)Um beijinho para ele :*

    Bom, pelo menos não publicaram as fotos dos grandes bate-cús que deixaram o rabiosque verde, do mal mo menos 😛

  • 20 clcortez // Mar 3, 2006 at 20:22

    Ai os meninos! ( Olharapo e MAntunes )

    Comentários desses são evitáveis, alguém pode acreditar e é chato.
    Que se saiba que nesta caçada de Sintra o Carrefour patrocinou o evento e houve lanche para toda a gente!:)

    A idéia de muita tecnologia foi algo que o jornalista pertendia evidenciar, embora tenha deixado claro que basta acesso à internet e um GPS. Agora que vi o artigo parece que a idéia nem era mostrar um jogo virado para a natureza, mas sim para as tecnologias.
    Bem, é verdade que se consegue atrair mais gente para o geocaching porque se pode usar estas "mariquisses" do que o gosto pela natureza e pelas caminhadas…tenho pena.Mas a sociedade actual é assim, que se há-de fazer? :

    Girlseaker, se publicassem todas as fotos era preciso um número inteiro da revista! 😉

  • 21 yade // Mar 6, 2006 at 17:25

    Pois é!!
    Realmente tenho as minhas dúvidas… Acho que o Abílio Ribeiro não percebeu a 100% o esquema do GC!! De qualquer forma, as bases ficaram.
    Não posso negar que fiquei desiludida por nos atribuírem apenas UMA página!! O Cláudio contou histórias muito engraçadas que se passaram noutras caçadas (deve ser assim que ele atrai as gajas todas!! [:)])e, diga-se e nós todos sabemos, ficou muito por contar.
    Desde os "travel bugs" até ás meetup´s de confraternização.
    Apesar de tudo, ainda consegui gastar uma caixa de "cleanex" pra limpar a baba dos meus "cotas", por ter aparecido na press!!!

  • 22 clcortez // Mar 6, 2006 at 22:29

    Pronto..agora é que estou arrumado por completo. Uma gaja a difamar-me também!
    Estou na ruína. Vou deixar isto!

    Atrai as gajas, diz ela…bah!:)

    Agora a sério, parece que este artigo não teve grande efeito, pois não tivémos a chegada de novos membros, pois não?
    Srs Administradores, que dizem?

  • 23 bargao_henriques // Mar 7, 2006 at 22:08

    Como diria um amigo teu, parece que as garinas já te topam à distância…

  • 24 clcortez // Mar 9, 2006 at 22:38

    FOOOOOOOOOOGO!

    Tou feito…

    Ainda me arranjam uma namorada geocacher..e depois, como é? O que é que vou fazer da vida? Geocaching? Um pedido de casamento durante uma caçada a uma cache c um anel lá dentro? Uma despedida de solteiro a fazer geocaching nocturno? Um casamento cheio de geocachers? Filhos no geocaching e nos eventos logo no primeiro mês??
    Tás maluuuuco ou quê pá?? Alguma vês isso se viu?

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.211 seconds.