Expedição Scientifica à Serra da Estrella

2 Cotas - 2006/04/19

Expedição Scientifica à Serra da Estrella
1881 -2006
125 anos

(Uma “aventura em gestação” d’Os Cacheiros Viajantes)
…vai encontrar um local com um marco, conhecido por Cume (1858 m), também conhecido por Planalto da Expedição, onde acampou, no Verão de 1881, o grupo de cientistas da Sociedade de Geographia de Lisboa liderado por Hermenegildo Capelo. O desconhecimento da Serra da Estrela era tão grande que mereceu exploração e estudo, qual África no meio de Portugal.

Até ao fim do século passado, uma ascensão ao cume da serra era ainda uma arrojada aventura. (…) A Lagoa Escura, a uma altitude de 1560 metros, assim chamada por serem escuros os seus contrafortes graníticos, tem uma água frigidíssima, mesmo no Verão, o que poderá explicar acidentes ocorridos a afoitos nadadores, e donde terá resultado a lenda de que ninguém lá podia nadar, sob pena de ser puxado por mão invisível. Anexa às lagoas Comprida e Escura está a ridícula lenda do Olho Marinho, (…) segundo a qual essas lagoas comunicavam com o mar, e quando havia tempestade essas lagoas subiam e desciam como as marés, e era frequente lá aparecerem cascos de navios naufragados… Verificou-se de facto uma variação de nível das águas das lagoas, mas foi atribuída ao degelo, e os cascos de navios não são mais que troços de zimbro arrastados pela corrente. (…)

Só com a referida Expedição Científica, de 1881, se conjuraram as lendas e mistérios da Serra da Estrela. Todavia, ainda há pouco mais de cinquenta anos, sem qualquer estrada para os Cântaros e para o planalto da Torre, uma ascensão ao cimo da serra tinha o sabor da aventura e da descoberta, pois só podia ser feita a pé por veredas através de penhascos ladeando precipícios.

Nota: Após uma memorável expedição na Serra da Estrela, percorrida a pé vai para quase duas décadas, Os Cacheiros Viajantes aproveitam o fim-de-semana do feriado de 25 Abril para voltar à Serra Mãe, tentar conquistar algumas caches “míticas” e colocar uma cache comemorativa dos 125 anos da Expedição Scientifica à Serra da Estrella.

5 responses so far ↓

  • 1 bargao_henriques // Apr 19, 2006 at 15:23

    Muito interessante, sim senhor!
    Depois quero ver o relato dessa aventura.
    Muitos parabéns pelo tema da expedição e da futura cache!

  • 2 pascoa // Apr 19, 2006 at 19:30

    Se tivessem avisado mais cedo e deixassem os colas entrar na expedição, eu talvez coisa e tal…

    Façam bom proveito e boas caminhadas.

  • 3 clcortez // Apr 19, 2006 at 20:17

    Estes gajos não avisam porque querem fazer só eles a expedição, e depois ainda vêm para aqui fazer inbeja!!:)

    Mas ó Páscoa, a gente bai a eles! Para a próxima somos nós!!

  • 4 Paulo Jota // Apr 19, 2006 at 23:21

    fica para a próxima. Estive lá na neve e voltarei lá no calor.

    Boa expedição!

  • 5 Cachapim // Apr 27, 2006 at 16:19

    Cabograma recebido na sede da Sociedade de Geographia d´Os Cacheiros Viajantes às 10:12 do dia 26 pp.

    INCURSOES PRELIMINARES A NAVE DA MESTRA E PONTE JUGAIS EFECTUADAS COM SUCESSO DURANTE O DIA 23 STOP ASCENSAO E CONQUISTA DO TERRIVEL CANTARO GORDO COROADA DE EXITO PELAS 16:52 DO DIA 24 STOP SEM PISTAS E COM ACTOS DE BRAVURA STOP COLOCACAO CACHE COMEMORATIVA NO CUME LEVADA A CABO NA MANHA DE DIA 25 STOP RELATORIOS E FOTOGRAFIAS EM PREPARACAO STOP ASSINADO CACHE-A-LOTE ROBIN DA MATA OURICO CACHEIRO E CACHAPIM

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.115 seconds.