Expedição Scientifica à Serra da Estrella
1881 -2006
125 anos
(Uma “aventura em gestação” d’Os Cacheiros Viajantes)
![](http://www.geocaching-pt.net/images/usergallery/5941.jpg)
…vai encontrar um local com um marco, conhecido por Cume (1858 m), também conhecido por Planalto da Expedição, onde acampou, no Verão de 1881, o grupo de cientistas da Sociedade de Geographia de Lisboa liderado por Hermenegildo Capelo. O desconhecimento da Serra da Estrela era tão grande que mereceu exploração e estudo, qual África no meio de Portugal.
![](http://www.geocaching-pt.net/images/usergallery/5939.jpg)
Até ao fim do século passado, uma ascensão ao cume da serra era ainda uma arrojada aventura. (…) A Lagoa Escura, a uma altitude de 1560 metros, assim chamada por serem escuros os seus contrafortes graníticos, tem uma água frigidíssima, mesmo no Verão, o que poderá explicar acidentes ocorridos a afoitos nadadores, e donde terá resultado a lenda de que ninguém lá podia nadar, sob pena de ser puxado por mão invisível. Anexa às lagoas Comprida e Escura está a ridícula lenda do Olho Marinho, (…) segundo a qual essas lagoas comunicavam com o mar, e quando havia tempestade essas lagoas subiam e desciam como as marés, e era frequente lá aparecerem cascos de navios naufragados… Verificou-se de facto uma variação de nível das águas das lagoas, mas foi atribuída ao degelo, e os cascos de navios não são mais que troços de zimbro arrastados pela corrente. (…)
Só com a referida Expedição Científica, de 1881, se conjuraram as lendas e mistérios da Serra da Estrela. Todavia, ainda há pouco mais de cinquenta anos, sem qualquer estrada para os Cântaros e para o planalto da Torre, uma ascensão ao cimo da serra tinha o sabor da aventura e da descoberta, pois só podia ser feita a pé por veredas através de penhascos ladeando precipícios.
Nota: Após uma memorável expedição na Serra da Estrela, percorrida a pé vai para quase duas décadas, Os Cacheiros Viajantes aproveitam o fim-de-semana do feriado de 25 Abril para voltar à Serra Mãe, tentar conquistar algumas caches “míticas” e colocar uma cache comemorativa dos 125 anos da Expedição Scientifica à Serra da Estrella.
5 responses so far ↓
1 bargao_henriques // Apr 19, 2006 at 15:23
Muito interessante, sim senhor!
Depois quero ver o relato dessa aventura.
Muitos parabéns pelo tema da expedição e da futura cache!
2 pascoa // Apr 19, 2006 at 19:30
Se tivessem avisado mais cedo e deixassem os colas entrar na expedição, eu talvez coisa e tal…
Façam bom proveito e boas caminhadas.
3 clcortez // Apr 19, 2006 at 20:17
Estes gajos não avisam porque querem fazer só eles a expedição, e depois ainda vêm para aqui fazer inbeja!!:)
Mas ó Páscoa, a gente bai a eles! Para a próxima somos nós!!
4 Paulo Jota // Apr 19, 2006 at 23:21
fica para a próxima. Estive lá na neve e voltarei lá no calor.
Boa expedição!
5 Cachapim // Apr 27, 2006 at 16:19
Cabograma recebido na sede da Sociedade de Geographia d´Os Cacheiros Viajantes às 10:12 do dia 26 pp.
INCURSOES PRELIMINARES A NAVE DA MESTRA E PONTE JUGAIS EFECTUADAS COM SUCESSO DURANTE O DIA 23 STOP ASCENSAO E CONQUISTA DO TERRIVEL CANTARO GORDO COROADA DE EXITO PELAS 16:52 DO DIA 24 STOP SEM PISTAS E COM ACTOS DE BRAVURA STOP COLOCACAO CACHE COMEMORATIVA NO CUME LEVADA A CABO NA MANHA DE DIA 25 STOP RELATORIOS E FOTOGRAFIAS EM PREPARACAO STOP ASSINADO CACHE-A-LOTE ROBIN DA MATA OURICO CACHEIRO E CACHAPIM
Leave a Comment