Ori-BTT

Ricardorsilva - 2007/01/18

Oi!

Antes de mais nada, isto não é bem, bem Geo-BTT. É mais Ori-BTT… Gostava também de vos pedir desculpa por estar a usar este fórum para passar esta mensagem – mas como, de vez em quando, alguém me pergunta quando é que há uma prova de orientação em BTT.

Então é assim. Nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro vai haver uma prova de Orientação em BTT organizada pelo CPOC (isto não é inocente, é o clube em que estou inscrito), na zona de Alenquer. É uma prova que está inscrita no Campeonato Mundial de Orientação BTT, o que garante uma dimensão e apoio bastante interessante a quem se está a iniciar (as exigências organizativas são bastante grandes).

Há, como em todas as provas de orientação, escalões de iniciação, com distâncias mais ou menos longas – excelentes para aprendizagem. Haverá também alguém disponível para, antes da prova, vos explicar o que é a orientação em BTT e como a devem fazer. E, em caso de necessidade, eu vou estar por lá.

Em baixo, encontram um texto elaborada pela Direcção da prova.

Se quiserem saber mais informações, encontram-nas no site www.cpoc.pt. Ou perguntem-me!

Lynx Pardinus

P.S-Depois, já não têm desculpa para não encontrarem o Norte…

"A Orientação em BTT tem sido das modalidades em maior expansão no panorama desportivo nacional.

Taxas de crescimento anual a rondar os 50% (o número médio de praticantes por evento era há 5 anos de 103 pessoas e atingiu na época 2005/2006 os 337) levaram esta modalidade a viver um momento histórico no Evento do Ranking Mundial que se disputou em Janeiro de 2006 em Sesimbra, prova reconhecida pela International Orienteering Federation (IOF) como a mais participada de sempre da história mundial da modalidade, onde estiveram 532 BTTistas.

A Orientação em BTT é uma variante de BTT sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação onde os participantes têm de cumprir um determinado itinerário assinalado num mapa e chegar ao final do seu percurso no menor tempo possível. As características técnicas são semelhantes à Orientação pedestre com uma significativa diferença: os participantes só podem utilizar caminhos no seu itinerário.  

Nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro realiza-se o quinto evento da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2006/2007, que é também o primeiro a contar para o Ranking Mundial 2007 que irá contar com mais 11 eventos (incluindo o Campeonato do Mundo na República Checa em Agosto).

Será uma boa oportunidade para os melhores BTTistas nacionais medirem forças com algumas estrelas da Orientação em BTT Mundial. Susana Pontes (CPOC – Oeiras), que tem dominado a modalidade em Portugal nos últimos anos, irá ter como principais opositoras a alemã campeã do Mundo Anke Dannowski e a húngara Anna Fuzi. Nos masculinos o austríaco que esteve o ano passado em Sesimbra Peter Enteffelner e o britânico Andy Conn deverão ser os principais adversários dos melhores portugueses do momento, Daniel Marques, Joel Morgado e Paulo Alípio (todos do COC de Leiria), Rogério Martins e Marco Martins (Académico de Torres Vedras).

No entanto, o evento será também uma óptima oportunidade para quem quiser levar a sua BTT e aproveitar os percursos mais acessíveis tecnicamente e vocacionados para os participantes menos experientes que queiram experimentar a modalidade.

Todos os detalhes técnicos, características do terreno, prémios e ofertas para todos, horários e localizações e informações para inscrições estão disponíveis em www.cpoc.pt"

2 responses so far ↓

  • 1 Jose Adonis // Jan 18, 2007 at 17:37

    Estou a ganhar coragem. Acho que se arranjar mais vítimas "tou" lá caído…

  • 2 Ricardo Gomes // Jan 18, 2007 at 21:52

    eu sou uma das vitimas do José Adonis

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.145 seconds.