Reportagem sobre Geocaching na SIC

SUp3rFM - 2007/05/07

Reportagem SIC - Geocaching Depois da Reportagem na Revista Sábado, a televisão SIC mostrou interesse em fazer uma pequena peça sobre esta nossa actividade. O desafio chegou no dia de regresso do 1º Acampamento Geocaching@PT e, para variar, teria que ser feito no dia seguinte, por motivos de agenda da equipa da SIC.

Lá se acertaram as agulhas e conseguiu-se marcar o ponto de encontro. A chuva ameaçava, e de Sintra passámos para Monsanto, para tentar mostrar uma área não-urbana para descobrir e onde estão, obviamente escondidas algumas geocaches.

As crianças e os adultos estavam animados com a ideia. Elas pela brincadeira e nós pela responsabilidade de tentar passar uma imagem acertada desta nossa actividade. Há sempre prós e contras numa divulgação massiva e sem controlo (dado que a peça é editada pela jornalista). Nem todos são perfeitos e, naturalmente, haveria sempre espaço para que algo não corresse bem.

A peça foi exibida no Jornal da Noite de Domingo, na SIC, no dia 6/Maio/2007.

A forma como a entrevista decorreu deu espaço para falarmos sobre vários aspectos do geocaching, desde o que se deve ou não fazer, das regras básicas, de algumas experiências, da vivacidade da nossa actividade, das amizades que se fizeram, do CITO, etc. Tentámos ainda dar a componente positiva da participação das crianças, que estavam todas envolvidas na caçada. Esses depoimentos foram aproveitados para algumas passagens na peça.

Cremos que o resultado final é positivo. Não vimos imprecisões negativas na peça, para além de eu ser “sopinha de masssssssa” e da Ana nos chamar de “tó…tontos”. Laughing

Como já referimos, esperamos que tenha sido uma boa divulgação do geocaching em Portugal. Comentários? Sealed

O clip do youtube foi colocado pelo Lumacafi, obrigado! – Link

O SAPO XL tem também a peça completa em qualidade superior – Link

9 responses so far ↓

  • 1 rifkind // May 7, 2007 at 15:31

    Não eram 4? 😀

  • 2 vsergio // May 7, 2007 at 15:40

    Oh rifkind… se vais pelo n° de filhos nunca mais te safas!!!

  • 3 SUp3rFM // May 7, 2007 at 15:48

    Mas a quarta não liga a geocaching. Ainda não está bem convencida. ;D

  • 4 vsergio // May 7, 2007 at 16:05

    Gostei da Reportagem.
    Achei muito importante os Putos estarem presentes e interagirem bastante.
    Acho muita fixe fazer assim, o Geocaching com as crianças. Nós adoramos o Passeio, as vistas, a História do local… mas acho que a emoção da descoberta do Tesouro, para eles, supera tudo isto.
    Obrigados Sup3rFM e Cruella

  • 5 btrodrigues // May 7, 2007 at 16:13

    já sabia da reportagem, mas esqueci-me por completo durante o fim de semana. calhou a estar a tv ligada no canal certo e a apanhar logo de início. momentos depois estava a receber sms do pessoal todo “não é isso que andas a fazer perdido no mato?”.

    tal como disse a alguns geocachers logo após a peça, gostei de terem aligeirado a questão técnica e mostrado que nem todos passam a vida agarrados ao computador (a preparação da caçada obriga a isso, mas…) e que as questões de respeito pela natureza estão primeiro e que, acima de tudo, é algo para toda a família.

    o facto de ter sido na televisão ajuda à festa, pois as imagens falam muito mais que qualquer punhado de palavras que coloquem num jornal ou numa revista. gostei mais desta peça que da peça que foi feita no 2010 há uns tempos atrás. a influência notou-se logo de seguida aqui no fórum, com uma quantidade brutal de newbies em busca da primeira ajuda…

    sinto-me no entanto forçado a repetir o que disse há uns tempos. podiam arranjar umas pessoas um bocado mais bonitas para entrevistar. ;D

  • 6 lumacafi // May 7, 2007 at 18:10

    Lembro-me também vagamente de ter ouvido falar sobre uma potencial futura entrevista na tv.. mas esta carola é um poço sem fundo e ontem sou surpreendido quando começo a ouvir falar em geocaching vindo da zona da tv. Em tom de curiosidade passei hoje pela senhora que apresentou ontem o jornal da noite, qq coisa Lino, ainda a estive para abordar mas lá pensei que ela apenas lê o ponto e provavelmente nem saberia do que estaria a falar.

    A resposta além de imediata, foi gigantesca. Serviu perfeitamente como um teste de esforço para o novo site, que se portou lindamente. Cerca das 20h55 estavam mais de 90 pessoas no site. E desde essa hora nunca mais baixou para os níveis anteriores à reportagem. O que demonstra um “ripple effect”, ou o portuguesissimo “eu vejo isso amanhã lá no trabalho” 🙂

    Quanto à peça, tá equilibrada e espantou-me pela sua duração. Num jornalismo apurado informa todo o sumo da questão. Só pecou por não ter passado o endereço deste site em rodapé, mas após conversa com o SuperFm já sei que eles tinham ambos os endereços, opções.. 🙂

    Obrigado ao SuperFm e restante família, por darem a cara em nome do geocaching nacional. 🙂

  • 7 josepontes // May 7, 2007 at 20:47

    Os meus parabens! conheci o geocaching atraves de uma mera referência num daqueles user manuals do GPS que ninguem lê! estou aqui à pouco tempo, mas também já muito cativado! boa reportagem, e também eu recebi duas sms a perguntarem-me se nao era isto que eu andava a fazer! hehehe

  • 8 MAntunes // May 7, 2007 at 21:40

    Com a duração da peça e a passagem em horário nobre na TV! 🙂

    Quanto à qualidade, essa estava garantida com participação do Team SuP3Rfm (nunca sei quais são as letras maiúsculas) & Cruella. 😉

    Só acho que os gajos que participaram no Magazine 2010 eram mais bonitos. 😀

    Parabéns! ;D

  • 9 danieloliveira // May 8, 2007 at 10:44

    Parabéns ao Hugo, Ana e restante família pelo empenho e por divulgarem mais uma vez esta actividade.

    ps. Ó BTR, não há pontos Wacky Races para esta iniciativa? 😉

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.125 seconds.