Freecycle – Reciclar é preciso

clcortez - 2007/09/02

Uma das componentes importantes do geocaching é a educação ambiental. Muito há a fazer ainda sobre este tema. Nós, geocachers, limpamos os locais por onde passamos quando procuramos caches (e não só, espero eu!) e organizamos eventos mais ou menos extensos para limpar um espaço mais amplo..mas não podemos fazer mais? Podemos.

São conhecidos muitos grupos e organizações que tal como a nossa partilham a vontade de preservar e cuidar da Natureza. Um desses grupos é o Freecycle, ao qual pertenço e que quero vos dar a conhecer. 

Este grupo Freecycle combina pessoas que têm coisas das quais se querem ver livres, com pessoas que podem as usar. O objectivo é manter artigos que ainda podem ser usados, fora das lixeiras e dos aterros. Usando-se o que nós temos já na Terra, reduzimos o consumismo, manufacturamos menos bens, e diminuimos o impacto no planeta. Um outro benefício de usar o Freecycle é que nos incentiva a começar a livrar-nos da sucata que para nós não tem mais utilidade e promove a participação da comunidade no processo. Liberte-se do "lixo"!

Criado em 3 de Janeiro de 2007, o grupo Lisboa Freecycle é uma filial do movimento internacional em incrível crescimento rápido – Freecycle, que começou em Tucson, USA, a 10 de Maio de 2003 e que tem agora milhares de grupos afiliados em todo o mundo.

Todos nós conhecemos pessoalmente imensas pessoas que partilham esta ideia. Assim, porque não "passar para a frente" e dizer a 3 (ou mais) pessoas o que é o Freecycle, talvez assim possamos contribuir um pouco mais para ajudar o nosso Planeta!

USAR A LISTA FREECYCLE

Para colocar uma mensagem, basta enviar simplesmente um email para LisboaFreecycle@yahoogrupos.com.br ou entrar na secção "mensagens" no Web site do grupo Lisboa Freecycle (veja a ligação abaixo).

Para cancelar a subscrição, emita um email a:

LisboaFreecycle-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para afixar, ler, responder às mensagens ou para controlar as opções da sua associação (opções que incluem forma da entrega do email), visite o local do grupo:

http://br.groups.yahoo.com/group/LisboaFreecycle

Para ler os arquivos da lista (especialmente úteis para os membros novos que podem encontrar posts recentes de interesse lá), visite a página principal e clique sobre "mensagens" no lado esquerdo do ecrã.

Para mais informação geral sobre o Freecycle, e a lista de outros grupos da rede Freecycle, visite: http://freecycle.org/ (altamente recomendado!)Pode também encontrar no site http://freecycle.org , outros sites relacionados com reciclagem. Para tal visite a página principal de Lisboa e clicando em "links" na esquerda.

Para todos os interessados neste tema passem pelo site ou oiçam amanhã a Antena 3 às 8.30h e 9.30h. Vejam também a revista Sábado da próxima quinta-feira. Ao contrário do Geocaching aqui a divulgação é uma mais valia. Já pensaste que se tiveres um móvel antigo a ocupar espaço lá em casa basta mandares um mail para o grupo para que 700 outros possam ver e quem sabe rapidamente darem uso a algo que tu já não queres?

Até amanhã. Já sabes, encontramo-nos às 8.30h na Antena 3.

 Cláudio Cortez

 

Freecycle Logo

6 responses so far ↓

  • 1 MAntunes // Sep 4, 2007 at 19:07

    Já ‘bati à porta’. 🙂

    Por acaso esta divulgação tinha vindo mesmo a jeito em Julho deste ano; fiz uma limpeza à arrecadação e levei o carro cheio de tralha até ao posto da CML, aqui da zona. Algumas coisas poderiam servir a outros…

    Fica o contacto para a próxima oportunidade. 🙂

  • 2 vsergio // Sep 6, 2007 at 13:04

    Já hoje falámos nisto lá no trabalho.
    Vou averiguar sobre a possibilidade da instituição onde trabalho contribuir com material usado e que em geral vai para a ValorSul.
    Obrigado

  • 3 lynxpardinus // Sep 7, 2007 at 07:22

    … uma grande ideia!

    Obrigado pela partilha da informação, Cláudio!

    Ricardo Silva

  • 4 GlorfindelPT // Sep 9, 2007 at 20:20

    Vi hoje a foto do Cláudio na Sábado falando sobre este tema e vim cá cuscar se já havia falatório sobre o assunto. Parece-me uma excelente ideia que vou investigar. Abraços

  • 5 olharapo // Sep 10, 2007 at 23:30

    Que tudo corra bem em Novembro. 😉

  • 6 clcortez // Sep 10, 2007 at 23:42

    Obrigado olharapo, mas a jornalista enganou-se, não é Novembro, é Fevereiro! 😉

    Estou a dispor para tirar dúvidas sobre este tema. Se tiverem coisas para dar ou precisarem de algo já sabem, basta inscreverem-se. Mesmo que não precisem inscrevam-se na mesma, um dia poderão ter uma surpresa! 😀

    E já agora, para os que viram a Sábado desta semana, e parafraseando um geocacher da nossa praça, podiam era ter arranjado uns gajos mais bonitos para a fotografia! ;D

    Cláudio Cortez

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.334 seconds.