Código de Conduta

MAntunes - 2007/09/04

Caros Geocachers e demais visitantes deste Site, do Forum e das Stats ligados ao Geocaching em Portugal

A actividade de Geocaching no nosso País teve um crescimento exponencial bastante assinalável nos últimos dois anos com o aparecimento de centenas de praticantes e de geocaches. Em ambos os casos já se ultrapassou o milhar de entidades.

Em resultado disso, a actividade deste site acompanhou esse crescimento e, por isso, pareceu-nos, ao grupo de Geocachers que criou e assegura a manutenção deste site, do Forum e das Stats, que chegou o momento de dar um passo em frente no sentido de ajudar a manter o seu uso dentro de limites de boa e sã convivência tendo em conta que estes recursos são não apenas utilizados por Geocachers e seus familiares mas também por outras pessoas que nos visitam, motivados pela curiosidade e, talvez até, com a intenção de se nos juntarem.

Assim, decidimos avançar para a compilação de um conjunto de regras de utilização dos Foruns e dos sites referidos que ficam, a partir de hoje e até ao final do mês de Setembro de 2007, abertas a receber sugestões e comentários que contribuam para a sua melhoria.

No início de Outubro de 2007, a este Código de Conduta serão adicionadas as sugestões que resultarem desta discussão, será publicado e entrará em vigor.

Este Código de Conduta que nasceu de modelos normalmente usados em outros Foruns online teve, nesta sua versão ‘draft’, algumas adptações específicas ao Geocaching.

Qualquer dúvida, pedido de  esclarecimento ou sugestão serão considerados e/ou respondidos conforme o caso.

Boas cachadas!

Geral

1. Este fórum, incluindo o site GEO@PT e o site STATS, é um espaço de debate, troca de opiniões e informação relacionados com Geocaching e outros assuntos directamente relacionados.

2. O conjunto é mantido para todos os Geocachers e, acessoriamente, para todos os que o visitem ou utilizem.

3. A aceitação das regras seguintes é obrigatória para participar no fórum. A recusa nessa aceitação implica a não participação ou exclusão imediata.

4. Todos os intervenientes neste fórum, incluindo os seus Admins, têm o dever de zelar pela sã convivência dos utilizadores do fórum.

5. As normas aqui expressas serão aplicadas a todos os intervenientes no fórum ou nos seus sites anexos, incluindo aos Admins.

6. Nesta data os Admins são, por ordem alfabética, os seguintes: Bruno “BT” Rodrigues, Diamantino “2 Cotas” Azevedo, João “Smirff” Rechena, Luís “LouMcAffee” Figueiredo, Manuel “MAntunes” Antunes, Nuno “Lobo Astuto” Correia, Nuno “Rifkind” Pedrosa, Pedro “ZoomBee” Jardim.

7. A qualquer altura esta composição poderá ser alterada com a devida publicidade no fórum.

Objecto

8. São permitidos e incentivados todos os “posts” sob o tema geral Geocaching.

9. Pedimos que respeitem o alinhamento dos “threads”. Sempre que isso não puder ser feito, é possível e recomendado criar novos.

10. No entanto aconselha-se a procura prévia de “threads” relacionadas com o tema a desenvolver, de modo a poderem ser reutilizadas as já existentes e a evitar a proliferação de “threads” com temas repetidos.

11. Qualquer intervenção será imediatamente participada ao interveniente, quer comunicando a acção tomada ou a tomar, quer pedindo intervenção por parte do próprio.

12. Todos os casos de intervenção, mesmo em causa própria, terão sempre que ser efectuados como conhecimento pelo menos de 2 Admins, preferivelmente mais, mas sempre, com a máxima brevidade na correcção da situação.

13. É completamente proibida a edição dos “posts” de terceiros sem ser efectuada pela Admin para correcção das situações descritas. A não observância desta regra será considerada má-fé.

Limites

14. Sempre que algum “thread” ou “post” possa ser considerada como abrangido pelas normas seguintes, os Admins actuarão da forma aqui descrita para corrigir a situação.

15. Será considerado abusivo qualquer “post” que ultrapasse os limites da sã convivência social e troca de ideias.

16. Má educação, afirmações insultuosas, ataques pessoais, intervenções de cariz fortemente politizado ou, genericamente, qualquer “post” que possa ser considerado ofensivo, será objecto de intervenção.

17. Má fé – Os casos de manifesta má fé serão eliminadas e farão o seu autor incorrer na expulsão imediata do fórum.

18. Agressividade – Em caso de intervenções mais agressivas ou exaltadas será pedido que essas sejam eliminadas e o seu responsável será admoestado. Essa correcção terá que ser feita de imediato. Em caso de reincidência ou de atraso na correcção, o responsável será banido.

19. Provocação – Os casos em que as intervenções possam ser consideradas provocatórias será pedido que o “post” seja alterado e corrigido. Essa correcção terá que ser feita de imediato sob pena de admoestação.

20. Durante os seis meses seguintes o membro deverá apresentar um cuidado especial nas suas intervenções, sem o qual poderá vir a ser banido. Regra geral, a não conformidade com um pedido da Admin, seja na aceitação, seja na rapidez da correcção fará o visado incorrer na situação imediatamente acima em termos de importância.

21. Os casos de somenos importância, como enganos e erros ortográficos, serão corrigidos no sentido de eliminar alguma situação que possa degenerar ou simplesmente para correcção ortográfica, não sendo tomada qualquer atitude contra o autor.

22. Todas as comunicações sobre os temas e regras aqui descritas, incluindo pedidos de intervenção, pedidos de explicação, ou reclamações, serão obrigatoriamente tratadas de forma privada directamente com os Admins, utilizando para tal o mail a indicar na versão final. A não observância desta regra será considerada má-fé.

23. Qualquer forma de publicidade abusiva, classificados, “spamming” ou “trolling” é estritamente proibida. Esta regra é aplicável no fórum, nas comunicações de correio electrónico nele geradas, nas “private messages” ou por qualquer outro meio ligado ao fórum ou aos sites anexos.

24. Não será tolerada pornografia, nudez explícita, em desenho, ou por outro modo susceptível de ferir susceptibilidades. Qualquer caso de pedofilia será comunicado às autoridades.

25. Não será tolerado qualquer indício de demonstração de racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana. Como regra geral, será banida toda a intervenção que utilize de forma abusiva a diferença humana.

26. Qualquer tópico, “post”, ou “thread” que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual será eliminado.

Spoilers

27. Não será permitida a colocação de qualquer tipo de indicação, foto ou ajuda, vulgarmente conhecidos como Spoilers, sobre qualquer cache.

28. A única excepção a esta regra será permitida, se for por iniciativa do owner em apoio a caches activas e que sejam reconhecidamente difíceis ou complicadas.

29. Quando uma cache passar a arquivada, será possível, também por iniciativa do owner e unicamente para essa cache, descrever as técnicas, truques ou modelos utilizadas e aplicados e em geral a descrição pormenorizada das particularidades dessa cache.

Registos

30. É permitido apenas um registo por cada membro. Serão eliminados, assim que identificados, todas os registos que sejam comuns a um determinado interveniente. Como excepção serão apenas permitidas, mas não incentivadas, registos individuais a membros de equipas.

31. Não será permitido, a quem tiver sido banido, reinscrever-se no Fórum, quer sob o mesmo registos, quer sob registos novos.

Linguagem

32. As intervenções devem ser colocadas na língua mais indicada á sua natureza. Como regra geral pressupõe-se o Português.

33. Como excepção são permitidos os posts em língua Inglesa sempre que o assunto for iniciado por um participante estrangeiro ou que seja a língua mais indicada nessa situação.

34. Não serão permitidos e serão liminarmente eliminados os posts colocados recorrendo á linguagem/escrita comummente identificada como SMS.

35. É sempre obrigatória a citação da fonte quando o texto não seja da autoria do interveniente.

36. São recomendados textos legíveis e claros como regra geral.

37. De forma a facilitar a pesquisa e evitar a sobreposição de temas, os títulos dos tópicos devem ser bem explícitos.

Outras situações, reclamações e contactos

38. Os pedidos de divulgação de outros fóruns ou sites deverão ser feitos à Admin, utilizando para tal o mail a indicar na versão final, que mediante a análise aos seus conteúdos, poderá ou não concordar com a sua divulgação. No caso de uma resposta positiva, esta pode ser revogada, se e quando houver motivos para isso.

39. Não é permitida a abertura de novo tópico para discutir ou comentar as acções da administração e dos moderadores. Se algum utilizador desejar fazer comentários construtivos ou apresentar sugestões, deverá contactar os Admins para o mail a indicar na versão final.

40. É permitida a oferta/procura de equipamento usado para venda/compra entre particulares mas apenas na secção criada para o efeito: Classificados.

41. Este conjunto de regras tenta ser o mais abrangente possível de forma a prever as situações mais comuns. No entanto é impossível antecipar o imprevisível, pelo que os Admins são soberanos sobre todas as medidas a tomar com vista ao bom funcionamento do fórum e dos sites anexos.

42. Qualquer uma destas regras, pontualmente ou em conjunto, poderá ser revista ou alterada por parte dos Admins sendo a sua publicidade simultânea com a entrada em execução.

43. As opiniões expressas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos utilizadores que as colocam, não exprimindo qualquer opinião ou ponto de vista do Fórum do GEO@PT. Do mesmo modo os Admins e os participantes deste Fórum e dos sites anexos não são responsáveis pelos actos, opiniões ou atitudes de terceiros dentro ou fora deles.

44. Se não concordar com estas condições de utilização/regras ou as mesmas lhe parecem abusivas, por favor, abstenha-se de utilizar este fórum.

14 responses so far ↓

  • 1 MightyReek // Sep 4, 2007 at 21:03

    40. É permitida a oferta/procura de equipamento usado para venda/compra entre particulares mas apenas na secção criada para o efeito: Classificados.

    Costumo frequentar um forúm de veiculos clássicos no qual é proibida a publicação de contactos com vista a efectuar vendas/compras de modo publico. Do género: Vende-se xpto liagar para 9xxxxxxxx, bem como localizações dos veículos. Eles incentivam a tratar-se desses assuntos via PM resguardando assim quaisquer dados pessoais. Não sei se seria positivo adoptar esse politica aqui, mas aqui fica a nota.

  • 2 MightyReek // Sep 4, 2007 at 21:05

    É com agrado que noto o contínuo crescimento e organização desta comunidade.
    Espero que continue assim por muitos e bons anos e que todos ajudem para continuar a progredir deste modo.
    Obrigado pelo vosso trabalho e dedicação.
    Filipe Nobre

  • 3 yupinho // Sep 5, 2007 at 13:40

    30. É permitido apenas um registo por cada membro. Serão eliminados, assim que identificados, todas os registos que sejam comuns a um determinado interveniente. Como excepção serão apenas permitidas, mas não incentivadas, registos individuais a membros de equipas.

    Não concordo minimamente com a regra n° 30. Compreendo que seja bastante mais fácil de gerir as expulsões desta forma mas acho que o fórum deveria ser aberto a pessoas e não a equipas. Acho pelo contrário que deveria ser incentivadas as inscrições individuais e não o contrário. It is my humble opinion.

    Quanto ao resto, acho algo vago. Isto não é uma critica. As leis e as regras são mesmo assim: “algo vagas” e dependem sempre muito da “mão” que as vai tentar fazer cumprir. Estou curioso para ver isto a funcionar porque acho que se vão gerar alguns mal entendidos. O que vale é que somos todos malta fixe. 😉

    Por fim, devo dar os parabéns aos admins porque concordando ou não com as regras e forma de aplicação acho que é unânime que o fórum precisava de alguma organização.

  • 4 mtrevas // Sep 5, 2007 at 14:38

    É com agrado que recebo esta “novidade” ou esta proposta de discução de regras de utilização do site GEO@PT. No geral concordo com todas elas, todavia acrescentaria algo mais, como ser obrigatório a apresentação prévia de futuros membros deste forum a toda a comunidade em thread especifica (como existe actualmente) para esse facto, sendo de carácter obrigatório em conjunto com a aceitação das regras de utilização. A aplicação desta simples “regra” permitirá desde logo uma maior integração de qualquer futuro membro nesta comunidade.

    Ainda como sugestão deixaria também a seguinte reflexão relativamente à divulgação de ficheiros ou informação, algo deste tipo:

    – Todos os ficheiros e informações publicadas neste fórum são apenas e exclusivamente para fins “educacionais” e de “desenvolvimento”, não podendo ser imputadas responsabilidades ao autor, à administração ou a quem os divulgue, sendo a inteira responsabilidade de quem delas faça uso, não devendo de forma alguma ser utilizados com fins comerciais.

    No que toca à regra 30, acrescentaria ainda o seguinte:

    – É Proibida a cedência de username e password a outros membros para que acedam ao fórum, com estatuto diferente, ou simplesmente com outra identidade, podendo ambos os utilizadores ser punidos ou mesmo banidos.

    Como inicialmente referi, concordo inteiramente com esste novo passo que o forum está a dar.

    Um Abraço Geocachiano e boas caheadas,

    MTrevas

  • 5 lynxpardinus // Sep 5, 2007 at 22:31

    Acho que não tínhamos outra opção, face ao que se estava a passar no fórum. E acho que é a melhor solução. As regras parecem-me equilibradas e

  • 6 lynxpardinus // Sep 5, 2007 at 22:32

    que vão desemprenhas as suas funções, mas… o meu espírito ‘anárquico’ acha que se perdeu qualquer coisa…

    Mas é claramente o caminho, portanto, vamos a ele!

    Ricardo Silva / Lynx Pardinus

  • 7 danieloliveira // Sep 6, 2007 at 07:33

    Ao tentar criar regras tão lineares como estas e outras não sei se estas regras vão atingir os objectivos para o qual foram criadas. Não nego a necessidade de as ter, mas não sei se vão ser eficazes porque em certos casos mais “cinzentos” até as leis têm duas ou mais interpretações.

    Acho que tem que haver pelos admins latitude para poder(mos) errar.
    o pontos das threads: Chegamos ao site com uma ideia a expôr e vamos ter de vasculhar o site todo à procura se existe uma thread com o mesmo tópico? PUULEAAAASE :'(

    Quando os admins todo poderosos “apagarem” qualquer post, eu sugiro que fique registado o facto na thread. Ainda aqui há tempos foi-me apagado um comentário dirigido ao VSergio numa troca de opiniões que não tinham nada de mal. No entanto, o comentário dele que despoletou o meu, simplesmente “desapareceu”. Isso é censura tipo cortina de ferro.

    No entanto relembro que um forum é para discutir ideias sejam elas boas ou más. Se até nas assembleias parlamentares de todo o mundo andam todos à batatada, porque não aqui quando o(s) interveniente(s) acha(m) necessário?

    Em suma, espero que estas regras não estão a ser criadas para “silenciar” os tópicos mais espinhosos que têm surgido nos últimos tempos.

  • 8 vsergio // Sep 6, 2007 at 14:04

    Concordo com a necessidade da criação de regras. É natural! Têm que existir. E sinceramente pensava que elas tivessem já implementadas. E porquê? Porque parto do principio, talvez um pouco ingénuo, de que agimos todos aqui de Boa-Fé (social em geral e geocachiana em particular). E é por isso que talvez não me lembro agora de novas regras que eu possa sugerir…
    E tal como o Daniel acaba de afirmar, o forum é mesmo para discutir coisinhas, sobre o tema Geocaching. É óbvio. A discussão pode é ser mias ou menos acesa. Mas é como tudo.
    Agora… apagaram um comentário meu? Atão? Foi? Épá.. não me lembro de ter tido palavras menos boas com ninguém! Ainda a mais com o Daniel. Esquisito. Deve ter sido uma brincadeirinha parva da minha parte. Ficam aqui as minhas desculpas.
    :-

    Atenção. A regra 36 é complicada para o Diamantino…

  • 9 2 cotas // Sep 6, 2007 at 15:19

    Vendo bem, acho que são todas…

  • 10 danieloliveira // Sep 6, 2007 at 19:02

    Vitor,
    As bocas nem foram más mas a censura foi terrível 😀 Não te rales com isso.

  • 11 alieri // Sep 8, 2007 at 13:23

    E que tal se os futuros membros tivessem que responder a meia dúzia de questões básicas sobre o Geocaching para lhes ser permitida a inscrição? Perguntas de verdadeiro / falso, como “podes levar as caches que encontrares para casa?” ou “GPS é uma sigla inglesa que significa Síndroma de Parvoíce Global” ? Obviamente estes são maus/cómicos exemplos de perguntas, mas acho que percebem a ideia…

  • 12 play mobil // Sep 9, 2007 at 16:13

    Na nossa opinião, não há necessidade da redacção de um código extensivo de conduta. Não faz sentido! As regras aqui são as de todos os outros foruns por esse mundo fora: Há uma Hierarquia de poderes dividida entre administradores e moderadores e a lei chama-se “senso comum”. Cabe a este staff decidir o que está dentro dos parâmetros do razoável ou fora dos limites dos senso comum. A isto não se chama censura, nem os administradores e moderadores são censores. Cabe-lhes a tarefa não de controlar a concordância de opiniões nos conteúdos publicados, mas sim a de os manter dentro do objectivo de génese do forum, sempre na observância da pluralidade ideologica e da liberdade de expressão. Têm ainda em mão o difícil dever de ser interventivos e terem opinião no papel de utilizadores, mas isentos, imparciais e justos na aplicação da autoridade.

    No entanto também defendemos que esse poder seja assinado. É vulgar nos foruns on-line, tanto os administradores como os moderadores terem os respectivos títulos incluídos na identificação, e a conta de utilizador deverá ser a mesma que a conta de administrador/moderador. O poder deve ter cara! Também não faz sentido que se tenha esse poder de um modo passivo, ou seja, que não se faça uso dele ou que não se seja interventivo.

    Por último, pensamos ainda que não deveria ser permitida a abertura de discussões privadas ou limitadas a um determinado grupo de utilizadores, porque sendo o geocaching uma actividade de carácter tendencialmente público e que usa espaço público, também qualquer assunto referente a ele dentro de uma meio de divulgação que se pretende abrangente aberto e generalista o deveria ser, em nome do bem-estar na comunidade.

    Foi a nossa opinião.

  • 13 Bringer // Sep 9, 2007 at 20:50

    Concordo que, face aos ultimos “episódios” mais “acesos” que se têm vindo a verificar no forum, se deva implementar um pouco de ordem na casa.

    As regras parecem-me bem elaboradas, no entanto espero que não dêm azo a mais confusão. O modo de pensar e intrepertar factos e palavras varia, naturalmente, de pessoa para pessoa, pelo que é necessário haver um pouco de moderação na aplicação de certas regras, nomeadamente aquelas que implicam a eliminação de posts ou mesmo o banimento de um user.

    Desejo sinceramente que corra tudo pelo melhor

  • 14 prodrive // Sep 9, 2007 at 23:15

    … muito medo…

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.129 seconds.