afelizardo encontrou PORTA 41…

afelizardo - 2012/03/05

Este log ganhou o concurso de melhores logs de Janeiro de 2012.

javali

Esta caçada/cachada começa com uma SMS do amigo Hugo Machado a convidar-me para ir fazer a porta 41 hoje á noite.
Aceitei de imediato pois as noites de lua cheia terminavam dentro de dois dias e depois não poderíamos caçar.
Já prevendo que normalmente um amigo convida outro, e outro convida outro o grupo iria ser grande, o que seria o ideal, pois se não caçássemos o Javali por caça de espera sempre podíamos tentar de batida já que muita gente a fazer barulho certamente o conseguíamos espantar.
A meio da tarde fui escolher o melhor armamento para o feito, ainda ponderei levar uma G3, mas aquilo era coisa para fazer algum barulho e podia dar mau resultado. Assim equipei-me com equipamento topo de gama ( magnum), ou seja uma super fisga com uma mira de laser num lado dos forcado e do outro lado uma mira telescópica com visão nocturna.
Certamente um tiro deste armamento e não há bicho que escape.
Dirigi-me ainda à reserva de caça para me munir da respectiva credencial para poder caçar o Javali ( leia-se site do geocaching para ler bem a página para não ter surpresas).
Pelas 19H00, já estava um grande grupo no local combinado para iniciar a caça do bicho, a expectativa era muito grande a vontade de o abater muito forte, já que a maior parte dos caçadores tinham acabado de apanhar uma grade ( termo usado na caça quando não se abate nenhuma espécie cinegética ) na caçada anterior ao CUCO. A grade aqui deveu-se à simpatia do Cuco, ninguém foi capaz de disparar outra coisa que não fosse os flashes das máquinas fotográficas.
Assim sendo estava mesmo a ver que o javali não iria escapar.
Cachemobiles estacionados, eram tantos, espero que o Sr. Presidente da Câmara não tenha por ali passado, senão ainda manda ali instalar uns parquímetros, só hoje o investimento quase tinha ficado pago.
Deu-se então inicio à caçada, a pé para não assustar o bicho, acho que não resultou muito porque a malta a fazer granel era pior que os carros a trabalhar.
A minha mag-lite descobria os brilhantes a uma grande distância o que facilitava e de que maneira a forma de seguir o trilho.
O mato ia ficando mais denso e começava a sentir-se o odor do Javardo. A dado momento avistou-se o animal a alimentar-se no cevadouro. Estava já na hora de jantar e a fome dele devia ser tanta como a nossa, pois nem se apercebeu da nossa aproximação. Quando me preparo para fazer o meu disparo, eis que alguém se antecipa e dispara sobre o animal, bolas nem tempo tive de municiar a minha arma.
Com o animal ferido a correr mato fora, foi um corrupio de caçadores(geocachers) atrás do animal. A coisa não estava fácil já que o mato era cada vez mais forte e algumas barreiras eram difíceis de transpor, especialmente para mim que além da arma, lanterna, ainda tinha que levar a Patita 07 às cavalitas. Lá se foi seguindo rasto de sangue, o animal ia mesmo muito mais rápido que nós, aquilo « quase parecia o diabo », a velocidade dele bem como os saltos que dava eram tais, que por vezes tocava em partes bem altas das árvores .
Mas o ferimento começou a fazer mossa, as pingas de sangue eram agora maiores e mais próximas umas das outras pelo que dava para concluir que o bácoro ia agora já mais devagar, e assim sendo brevemente o conseguiríamos apanhar.
Quando chegámos perto de local onde teria toda a lógica o bicho esconder-se avistamos umas lanternas, o grupo ficou preocupado, seriam caçadores furtivos?
Não afinal eram outros caçadores ( navegantes) que também vinham no encalce do animal.
Tudo junto num local sem saída rapidamente se cercou o local para que navalheiro não se pusesse novamente em fuga, até que a tazadormir o viu, bem escondido e já ferido de morte.

-~-/-~-

Como já estava tudo com fome ainda houve quem dissesse « faz-se já uma fogueira assamos o bicho agora » . Não se chegou a tal, é que isto das cachadas/caçadas sabe-se quando começam, só não se sabe quando acabam, e como geocacher prevenido vale por dois alguns já tinham deixado o jantar pronto ( pelo menos em minha casa e na do pcSilva). Foi então hora de regressar, no caminho ainda nos cruzamos com o geocacher ntelo que já tinha ferido outro animal e ia em perseguição do mesmo, acompanhado do filho( é preciso coragem para se aventurarem a tal). Quero agradecer aos meus batedores, tazadormir, migas2000, Hugo Machado,AfonsoGS, Skimaster e Sonitch, Coatfish, BelaSD, navegantes e o próprio owner, se me tiver esquecido de alguém as minhas desculpas .
Muitos parabéns ao owner pela criação de mais uma excelente cache ( se bem que isso já não é novidade).
Depois de já ter feito uma caçada à Raposa, agora uma ao Javali, começo a tomar-lhe o gosto.
Fica o desafio para quando uma caçada ao Veado?
TFTC

 

0 responses so far ↓

  • There are no comments yet...

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 33 queries in 0.112 seconds.