TURQUIA 2010 – Por terras de Atatürk 1/12

Silvana - 2011/08/29

SUPER-GUIA 2 html 316c9ca9Situada na encruzilhada entre a Europa e a Ásia, a Turquia possui uma grande diversidade cultural e étnica. A história do país remonta a antigas civilizações, como a dos hititas, passando pelas épocas grega e romana (quando São Paulo propagou o cristianismo na região), até chegar aos impérios bizantino e otomano. A república moderna da Turquia foi fundada em 1923 segundo o modelo de Estado secular ocidental. Cerca de 99% da população é muçulmana. No sudeste da Turquia existe uma importante comunidade curda.
Em 330 D.C., Constantinopla (actual Istanbul), situada nas duas margens do Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Marmara, tornou-se a capital do Império Bizantino, a metade oriental do Império Romano.
O património arquitectónico turco inclui obras-primas como as mesquitas Selimiye (do Sultão Selim) e Suleymaniye (do Sultão Solimão) e a Igreja de Santa Sofia, mundialmente famosa, que foi transformada em mesquita sob o domínio otomano e que é actualmente um museu. O vasto património arqueológico do país é também uma importante atracção turística. No seu apogeu, o Império Otomano era a potência dominante no Mediterrâneo oriental e meridional.
Entre as personalidades turcas mais conhecidas, destacam-se o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Atatürk, e o Prémio Nobel da Literatura de 2003, Orhan Pamuk.

1º Dia – Lisboa/Porto –> Madrid –> Istambul

SUPER-GUIA 2 html m274e12aeA viagem tinha sido planeada com 9 meses de antecedência e os bilhetes da Ibéria comprados a 8 meses da partida. Não havia como falhar! Os preparativos duraram estes longos meses e todos estávamos com muitas expectativas quanto a esta viagem.
Em 2009 o grupo tinha vivido uma aventura fantástica por Marrocos e este ano, simplesmente mudávamos de continente e aventurámo-nos ainda mais em terreno desconhecido.
Metade do grupo partia de Lisboa (Mitorigeikos, Team Cadete, Leão, Almeidara, Mightyreek e Alexandra) e o restante, do Porto (OverdoseNesquik, Raquel Oliveira, Drager, Nandini, Elena e Silvana).
Ponto de encontro: Aeroporto de Madrid, onde ambos os voos faziam escala.
A aventura tão aguardada vinha de começar!
Agora, era chegar a Istanbul, a 5ª maior cidade do mundo, antes do pôr-do-sol, apanhar as viaturas no aeroporto, contornar Istanbul, passar o Bósforo e atravessar para o continente asiático.
Nessa noite, aproveitámos para passear e estrear-nos no geocaching com a 1ª cache em continente asiático.

2 responses so far ↓

  • 1 jasafara // Aug 29, 2011 at 19:08

    Nunca é tarde para recordar 🙂 O escrever é bom para revisitar as nossas memórias… e para quem lê as experiências são intemporais. Fizeste-me lembrar que os meus relatos de Marrocos 2011 ficaram incompletos…

    E “Another Tour in 2011. Who knows?!…”? Aconteceu? Não dizias que tinha de ser à Turquia…

  • 2 Silvana // Sep 1, 2011 at 10:58

    Olá Jasafara,
    São estas experiências que nos enriquecem como pessoas.
    Não se trata apenas de viajar para um outro país mas sobretudo, o descobrir culturas diferentes.
    Viaja-se muito lendo livros e vendo programas no canal História ou Travel mas a realidade no local traz-nos sempre o efeito “novidade”. Tenho por adquirido que a experiência e a vivência pessoal intensificam o conhecimento e preservam as memórias sobre o que sabemos desses locais.
    Como dizes, são recordações que mantemos como que intemporais.
    Quem esquece o cheiro das especiarias, couros e madeiras dos souks? 😉

    Em 2011 o Tour realizou-se em Agosto e contou com a presença de mais pessoal porreiro: o Bringer e o Fernando Rei. Ao todo, 17 geocachers partiram em direcção ás terras de Sua Majestade. 🙂
    Desta vez, os destinos foram a Irlanda e a Escócia

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.244 seconds.