Fotos de caches

Jose Adonis - 2006/09/25

Por acaso passaram-me um link de umas fotos de 360º que quando as vi só pensei: "pá, isto nalgumas caches dava um jeitão. Principalmente para aquilatar a dificuldade do percurso."

Será que é muito difícil? Já à disso por cá? Alguém experimentou?

Pelo menos em algumas que eu conheço, nem que fosse somente para a aproximação ao local do início da caçada poderia ser uma ajuda preciosa.

6 responses so far ↓

  • 1 lopesco // Sep 25, 2006 at 21:06

    Boas

    Já brinquei com essas fotos 360. Obriga a algum cuidado ao tirara as fotos. Teram de ter sobreposição entre elas. E o software faz o resto. Sugiro o Ulead Cool 360. Fácil de trabalhar.
    http://www.ulead.com/cool360/runme.htm

  • 2 bargao_henriques // Sep 25, 2006 at 21:57

    Há vários anos que uso um software deste estilo para fazer fotografias panorâmicas ou mesmo 360, mas apenas ao longo de um plano, não de uma esfera…

    Chama-se PixMaker. É um excelente programa, muito simples de usar e com excelentes resultados, bastante melhores mesmo que os que consegui com o idêntico software da Canon…

    http://www.pixaround.com/products/index.asp

  • 3 danieloliveira // Sep 25, 2006 at 22:16

    ..o Photostich não faz a mesma coisa?

  • 4 bockyPT // Sep 26, 2006 at 18:59

    Às vezes também me divirto a fazer panoramas de 360º (ou menos). Já experimentei montes de programas para isso, uns mais fáceis de usar mas com piores resultados, outros mais complexos mas que ficam perfeitos (desde que se tenha cuidado ao tirar as fotos).

    Depois de vários testes conclui que o melhor (na minha opinião) é o The Panorama Factory (TPF). Tem um modo mais simples e outro mais complexo, mas que lendo o tutorial até nem é assim tão difícil.

    Cuidados básicos a ter quando se tiram fotos para criar um panorama: cada foto tem de ter no mínimo 20% de sobreposição em relação à anterior, embora quanto mais, melhor. Se a máquina fotográfica tiver modo manual, usem-no para garantir que a exposição é sempre a mesma em todas as fotos do panorama, embora o TPF trate bem dos casos em que isso não acontece. Por fim, ao rodar, tentem fazê-lo à volta da posição da máquina de maneira a esta não se mover de umas fotos para as outras (não muito importante caso não haja objectos próximos do fotógrafo).

    Com o TPF também é possível criar panoramas esféricos, embora com uma câmara "normal", e sem a ajuda de um tripé específico, isso seja bastante complicado.

  • 5 Sagitario // Sep 27, 2006 at 00:15

    È mais um prá molhada que ainda ñ experimentei mas que alguns geocachers cá da minha zona – o Cou e o Teotonio –  usam para fazer fotos panoramicas.
    360º ñ sei se faz.

    http://www.ptgui.com/

  • 6 bockyPT // Sep 28, 2006 at 15:05

    Esqueçam o que eu disse sobre o TPF, já experimentei tantos que baralhei os nomes. Estava a falar sobre o programa referido no post acima, o PTGui.

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.230 seconds.