Preservar e valorizar as Linhas de Torres

vsergio - 2007/01/23

Nós já fazemos a nossa parte! Há aí uma série de Municípios que estão também a fazer o que lhes compete…

Municípios assinam acordo
Preservar e valorizar as Linhas de Torres

Os municípios de Loures, Arruda dos Vinhos, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira juntaram-se para formar a Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres. O objectivo é proceder à salvaguarda, recuperação e valorização deste importante património histórico-militar, tornando-o num pólo de desenvolvimento local e regional.

O protocolo, assinado no dia 16 de Outubro, na sede da Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, em Lisboa, pretende oficializar o trabalho desenvolvido em parceria pelos seis municípios, tendo em vista a recuperação da estrutura defensiva das “Linhas de Torres”, que contribuiu de forma decisiva para a defesa da cidade de Lisboa durante as Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX.

A proposta de constituição desta plataforma refere que os seis municípios têm no seu território património “constituinte de uma das principais referências na arquitectura militar na Europa”, sendo por isso de extrema importância proceder à sua salvaguarda e valorização. O documento sublinha ainda que as câmaras envolvidas pretendem vir a ser parte integrante das comemorações nacionais do“Bicentenário das Linhas de Torres”, aprazadas para 2010, por forma a que o evento “projecte e divulgue este património histórico-militar”.

Os municípios apresentaram candidatura ao financiamento pelo Fundo do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, admitindo que esta plataforma venha a evoluir, no futuro, para a criação de uma associação de municípios para a divulgação e promoção das Linhas de Torres. O acordo prevê ainda que as mesmas câmaras se comprometam a acompanhar a candidatura, a articular os trabalhos de campo e a elaborar e apresentar ao Governo propostas de eventos ou realizações supramunicipais comemorativas do “Bicentenário das Linhas de Torres”.

in LOURES MUNICIPAL Nº26
http://www.cm-loures.pt/p_lm26A.asp

2 responses so far ↓

  • 1 play mobil // Jan 24, 2007 at 13:14

    já não era sem tempo, mas mesmo assim é "ver para crêr"! 🙂

  • 2 bargao_henriques // Jan 26, 2007 at 21:35

    Para "preservar" já acordaram bastante tarde…
    Agora resta o "valorizar" o (muito) pouco que resta.
    Desculpem o cepticismo, mas vou esperar sentado para ver o que daí sairá. Espero que não seja apenas mais uma iniciativa "pápa-fundos comunitários", sem resultados visíveis…

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.137 seconds.