Contribuições, comentários e sugestões.

2 Cotas - 2007/10/01

Na sequência da proposta de código de conduta efectuada há uns dias aqui neste mesmo sítio e dos comentários que a mesma gerou, não pudemos deixar de dar algum feedback e resposta às questões importantíssimas que foram levantadas. O texto do código de conduta (CC) quer-se consensual, claro e bem definido, e é sempre positivo poder contar com a opinião de todos.

Sem mais delongas, eis as respostas organizadas aos comentários efectuados.

mais uma vez, obrigado a todos pela colaboração.

written by MightyReek, September 04, 2007 40.

É permitida a oferta/procura de equipamento usado para venda/compra entre particulares mas apenas na secção criada para o efeito: Classificados.
Admin – Já era feita anteriormente e funcionou mais ou menos sem problemas. A ideia é mais não colocar “num sítio escondido” esse tipo de intervenções. Por outro lado, como é de iniciativa individual, cada um avaliará o risco envolvido com a divulgação dos seus contactos pessoais.

 written by yupinho, September 05, 2007 30.

É permitido apenas um registo por cada membro. Serão eliminados, assim que identificados, todas os registos que sejam comuns a um determinado interveniente. Como excepção serão apenas permitidas, mas não incentivadas, registos individuais a membros de equipas.

Não concordo minimamente com a regra nº 30. Compreendo que seja bastante mais fácil de gerir as expulsões desta forma mas acho que o fórum deveria ser aberto a pessoas e não a equipas. Acho pelo contrário que deveria ser incentivadas as inscrições individuais e não o contrário. It is my humble opinion.
Admin – A ideia é mesmo essa, vamos ter que clarificar o português. No entanto há, agora, muitas/algumas inscrições no fórum com nicks de equipas constituídas por varias pessoas. Não sendo nossa intenção obrigar a mudanças nessa área, é de facto verdade que uma intervenção desse utilizador será quase sempre e primeiro uma intervenção pessoal. Mesmo que feita sob o nome de uma entidade. Vamos ainda especificar melhor a regra no que respeita a utilizadores fantasma

written by yupinho, September 05, 2007

Quanto ao resto, acho algo vago. Isto não é uma critica. As leis e as regras são mesmo assim: “algo vagas” e dependem sempre muito da “mão” que as vai tentar fazer cumprir. Estou curioso para ver isto a funcionar porque acho que se vão gerar alguns mal entendidos. O que vale é que somos todos malta fixe.
Admin – Há sempre muito de pessoal em qualquer intervenção por isso mesmo é que definimos a regra 12.Por outro lado fora uma ou outra situação mais problemática, o fórum manteve-se quase sempre em situação de funcionamento civilizado. È nossa intenção manter isso, intervindo o menos possível assumindo que as situações não aconteçam ou morram por si. Só interviremos mesmo em ultimo caso. 

written by yupinho, September 05, 2007

O que vale é que somos todos malta fixe.

 Admin – Uns dias mais que outros.  😉

wiitten by mtrevas, September 05, 2007

…. todavia acrescentaria algo mais, como ser obrigatório a apresentação prévia de futuros membros deste forum a toda a comunidade em thread especifica (como existe actualmente) para esse facto, sendo de carácter obrigatório em conjunto com a aceitação das regras de utilização. A aplicação desta simples “regra” permitirá desde logo uma maior integração de qualquer futuro membro nesta comunidade.
Admin – Não achamos necessário obrigar à apresentação, mas é importante incentivar a que esta aconteça, por exemplo através dos textos introdutórios e explicativos e aqui no código de conduta, que será lido obrigatoriamente. Alem disso já são regras suficientes, não precisamos de complicar mais.

written by mtrevas, September 05, 2007

Ainda como sugestão deixaria também a seguinte reflexão relativamente à divulgação de ficheiros ou informação, algo deste tipo:
– Todos os ficheiros e informações publicadas neste fórum são apenas e exclusivamente para fins “educacionais” e de “desenvolvimento”, não podendo ser imputadas responsabilidades ao autor, à administração ou a quem os divulgue, sendo a inteira responsabilidade de quem delas faça uso, não devendo de forma alguma ser utilizados com fins comerciais.
Admin – A regra 26 aborda esse ponto de forma indirecta. De resto o âmbito da utilização de determinada aplicação é definido pelo seu desenhador e desde que se mantenha em respeito da regra 40, não interviremos directamente. De qualquer forma, é importante informar que não temos controle sobre o que fazem com os conteúdos do site. Se alguém se decidir a utilizá-los ilicitamente, a única coisa que poderemos fazer é retirar os conteúdos. Não temos capacidade para garantir mais que  isso. Mas impediremos a utilização do site para troca de conteúdos pirateados. 

written by mtrevas, September 05, 2007

No que toca à regra 30, acrescentaria ainda o seguinte:
– É Proibida a cedência de username e password a outros membros para que acedam ao fórum, com estatuto diferente, ou simplesmente com outra identidade, podendo ambos os utilizadores ser punidos ou mesmo banidos.
Admin – É uma boa sugestão.

written by lynxpardinus, September 05, 2007

… o meu espírito ‘anárquico’ acha que se perdeu qualquer coisa…
Admin – Infelizmente.

 

written by danieloliveira, September 06, 2007

Acho que tem que haver pelos admins latitude para poder(mos) errar.
o pontos das threads: Chegamos ao site com uma ideia a expôr e vamos ter de vasculhar o site todo à procura se existe uma thread com o mesmo tópico? PUULEAAAASE .

Admin – É possível que haja tópicos semelhantes que possam ser desenvolvidos ou completados. O que se pretende é eliminar os “iguais”. Atirar para o fórum com uma pergunta já feita anteriormente variadas vezes é perda de tempo e aborrecimento para os utilizadores. Os Admins, enquanto tal, podem muito bem viver com isso, mesmo que a repetição os aborreça tanto quanto a qualquer outro mortal. Podemos perfeitamente deixar que se multipliquem as mesmas perguntas básicas, mas a coisa pode ficar ridícula. Alem disso será  apenas e só incentivada a procura prévia 

written by danieloliveira, September 06, 2007

Quando os admins todo poderosos “apagarem” qualquer post, eu sugiro que fique registado o facto na thread. Ainda aqui há tempos foi-me apagado um comentário dirigido ao VSergio numa troca de opiniões que não tinham nada de mal. No entanto, o comentário dele que despoletou o meu, simplesmente “desapareceu”.

Admin – Qualquer intervenção pelos Admins, passará a ser inequivocamente identificada como tal, incluindo “limpeza” de posts se tal vier a acontecer. 

written by  danieloliveira, September 06, 2007

…Isso é censura tipo cortina de ferro.
Admin – Todos podem e devem reclamar se acharem que foram vítimas de alguma intervenção despropositada utilizando para isso as ligações directas aos Admin que irão ser disponibilizadas. 
 

written by danieloliveira, September 06, 2007

No entanto relembro que um forum é para discutir ideias sejam elas boas ou más. Se até nas assembleias parlamentares de todo o mundo andam todos à batatada, porque não aqui quando o(s) interveniente(s) acha(m) necessário?
Em suma, espero que estas regras não estão a ser criadas para “silenciar” os tópicos mais espinhosos que têm surgido nos últimos tempos.

Admin – Tentamos eliminar focos de conflito que utilizem o fórum para existir. Não serão intervencionadas quaisquer ideias que possam ser levantadas, mas sim os termos em que essas intervenções forem feitas. O fórum é um local de troca de ideias e informações e não de insultos.
 

written by vsergio, September 06, 2007  

Concordo com a necessidade da criação de regras. É natural! Têm que existir. E sinceramente pensava que elas tivessem já implementadas. E porquê? Porque parto do principio, talvez um pouco ingénuo, de que agimos todos aqui de Boa-Fé (social em geral e geocachiana em particular). E é por isso que talvez não me lembro agora de novas regras que eu possa sugerir… E tal como o Daniel acaba de afirmar, o forum é mesmo para discutir coisinhas, sobre o tema Geocaching. É óbvio. A discussão pode é ser mias ou menos acesa. Mas é como tudo. Agora… apagaram um comentário meu? Atão? Foi? Épá.. não me lembro de ter tido palavras menos boas com ninguém! Ainda a mais com o Daniel. Esquisito. Deve ter sido uma brincadeirinha parva da minha parte. Ficam aqui as minhas desculpas. :-  Atenção. A regra 36 é complicada para o Diamantino…  

Admin – Não havia regras previas a esta situação. Apenas existia o “código universal do relacionamento Humano” que se esgota rapidamente em muitos casos. Como já dissemos varias vezes o Fórum tem funcionado de forma quase exemplar, mas atendendo a que algumas vezes o tom se aproxima perigosamente dos limites quisemos marcar esses limites de forma clara. Para que todos saibam até onde podem ir e nós saibamos a partir de que ponto é que temos que intervir.  

written by 2 cotas, September 06, 2007  

Vendo bem, acho que são todas…  

Admin – Mas agora já sabem onde é a linha. 

written by danieloliveira, September 06, 2007  

Vitor, As bocas nem foram más mas a censura foi terrível  Não te rales com isso. 

Admin – A “censura” é sempre terrível, esperamos que se utilize muito poucas vezes.  

written by alieri, September 08, 2007  

E que tal se os futuros membros tivessem que responder a meia dúzia de questões básicas sobre o Geocaching para lhes ser permitida a inscrição? Perguntas de verdadeiro / falso, como “podes levar as caches que encontrares para casa?” ou “GPS é uma sigla inglesa que significa Síndroma de Parvoíce Global” ? Obviamente estes são maus/cómicos exemplos de perguntas, mas acho que percebem a ideia… senso comum 

Admin – Isso implicava mais processo organizativo deste lado, que atendendo á disponibilidade das pessoas podia ser muito complicado de implementar de forma prática ou perfeita.Por outro lado não é por estarem inscritos no @pt que alguém passa a ser geocacher. Não nos seria possível impedir que alguém pratique a actividade sem que se documente sobe isso previamente. Alem disso é a própria essência do @pt que induz á procura, partilha e difusão da informação. Limitar a inscrição por um questionário desses era capaz de ser o contrario dessa mesma filosofia. 

written by play mobil, September 09, 2007  

Na nossa opinião, não há necessidade da redacção de um código extensivo de conduta. Não faz sentido! As regras aqui são as de todos os outros foruns por esse mundo fora: Há uma Hierarquia de poderes dividida entre administradores e moderadores e a lei chama-se “senso comum”. Cabe a este staff decidir o que está dentro dos parâmetros do razoável ou fora dos limites dos senso comum. A isto não se chama censura, nem os administradores e moderadores são censores. Cabe-lhes a tarefa não de controlar a concordância de opiniões nos conteúdos publicados, mas sim a de os manter dentro do objectivo de génese do forum, sempre na observância da pluralidade ideologica e da liberdade de expressão. Têm ainda em mão o difícil dever de ser interventivos e terem opinião no papel de utilizadores, mas isentos, imparciais e justos na aplicação da autoridade.  

Admin – É mesmo para essa intervenção que se tornou necessário passar ao papel as regras de intervenção. O senso comum não é tão comum assim. Mas é com alguma tristeza que temos que passar ao passo seguinte. 

written by play mobil, September 09, 2007

No entanto também defendemos que esse poder seja assinado. É vulgar nos foruns on-line, tanto os administradores como os moderadores terem os respectivos títulos incluídos na identificação, e a conta de utilizador deverá ser a mesma que a conta de administrador/moderador. O poder deve ter cara! Também não faz sentido que se tenha esse poder de um modo passivo, ou seja, que não se faça uso dele ou que não se seja interventivo.  

Admin – Enquanto Admin qualquer intervenção é fruto de uma prévia combinação. Um Admin não pode intervir sem o suporte de outros, pelo que qualquer intervenção será sempre me nome do grupo. Por outro lado uma intervenção pessoal de um Admin é sempre pessoal e não obriga o grupo. Antes de sermos Admins somos utilizadores e temos opiniões. Se as expressamos em nome da Admin é uma coisa se for em nome pessoal é outra. Uma e outra situação deve ser clara. 

written by play mobil, September 09, 2007

Por último, pensamos ainda que não deveria ser permitida a abertura de discussões privadas ou limitadas a um determinado grupo de utilizadores, porque sendo o geocaching uma actividade de carácter tendencialmente público e que usa espaço público, também qualquer assunto referente a ele dentro de uma meio de divulgação que se pretende abrangente aberto e generalista o deveria ser, em nome do bem-estar na comunidade.  Foi a nossa opinião. Parece-me bem 

Admin – Não vamos permitir que se criem esses canais privados de contacto. Contraria o conceito do Fórum. Alem disso é possível criar em outras sites, nomeadamente de mensagens essas listas privadas pelo que estar a duplicar isso no fórum seria trabalho escusado e inútil. 

written by Bringer, September 09, 2007  

Concordo que, face aos ultimos “episódios” mais “acesos” que se têm vindo a verificar no forum, se deva implementar um pouco de ordem na casa.  As regras parecem-me bem elaboradas, no entanto espero que não dêm azo a mais confusão. O modo de pensar e intrepertar factos e palavras varia, naturalmente, de pessoa para pessoa, pelo que é necessário haver um pouco de moderação na aplicação de certas regras, nomeadamente aquelas que implicam a eliminação de posts ou mesmo o banimento de um user.  Desejo sinceramente que corra tudo pelo melhor  

Admin – É no sentido que todos possam saber as regras e os limites onde nos podemos movimentar á vontade. Tentamos eliminar alguma confusão promovendo meio de controlo para eventuais moderações. Mas nada disto será possível sem que todos se mantenham dentro da são convivência, mesmo que por vezes se defendam pontos de vista de forma veemente. 

written by prodrive, September 09, 2007  

… muito medo… 

Admin – Vai correr tudo bem…

Smile

1 response so far ↓

  • 1 danieloliveira // Oct 4, 2007 at 07:45

    Com a evolução do jogo e dos números de geocachers, que já aparecem como cogumelos, temo que os administradores deste site vão ter uma tarefa pouco facilitada. Fica aqui o meu agradecimento a TODOS que mantêm o site a funcionar, a TODOS que se preocupam em saber que o Afonso Loureiro tem mais DNF’s que eu, a TODOS que amparam as sardinhas voadoras, A TODOS os que se preocupam em saber que afinal o BTR tem mais caches encontradas em Portugal do que o Diamantino, etc., etc. e a TODOS que contribuem com artigos, comentários e notícias.
    Obrigado!

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.211 seconds.