Ratings de terreno?

MightyReek - 2008/09/13

Depois de ter sido contactado diversas vezes relativamente ao tipo de acessos das minhas caches, resolvi escrever este pequeno “Guia” para classificação dos mesmos. Pensei que poderia ter interesse em submetê-lo como artigo para a comunidade. Aqui fica à vossa apreciação:

Tendo em conta o número de caches que tenho no campo, não é a primeira vez que sinto a necessidade de, tal como classificamos o nível de terreno de uma cache, classificar os acessos ao Ground Zero de modo a que as pessoas consigam avaliar e decidir se podem e querem levar o seu carrinho que muito lhes custou a pagar até lá ou se têm que requisitar um tanque de assalto ou um helicóptero.

Assim analisei as “nossas” viaturas e os tipos de estradas e tentei conjugar as coisas de modo a ajudar na decisão.

Nível 1
Uma estrada que pouco mais fará que pó. Os buracos não podem ser muito fundos e o eixo da estrada não pode ter erva muito alta porque o pára-choques do carro é muito baixo e tudo lhe toca. Os caros pneus de baixo perfil também não admitem grandes pedras que acabariam eventualmente por os descolar das jantes.

Nível 1.5
O carro de Nível 1 chega lá, mas se soubéssemos anteriormente que era assim talvez não o tivéssemos levado.

Nível 2
Este nível indicará uma estrada onde poderemos encontrar alguns buracos e pequenas pedras. Basicamente é para uma viatura familiar que chegaria onde chega o de Nível 3, mas aqui já torceremos o nariz a arbustos a riscar a pintura e os pneus já são mais caros pelo que com certeza ficaria mais longe que um Nível 3.

Nível 2.5
Um Nível 2 chega lá, mas se soubéssemos anteriormente que era assim talvez não o tivéssemos levado até tão longe. Houve aquele arbusto que roçou demais…

Nível 3
Este será o nível médio de terreno. Não indica dificuldades intransponíveis mas será sempre uma estrada onde se poderão encontrar algumas pedras ou buracos. Basicamente será uma viatura que vai onde pode, sem medo de fazer um risco na pintura, de dar uma pancada num buraco ou de apanhar o pó que for.

Nível 3.5
O Nível 3 até chega lá, mas se soubéssemos anteriormente que era assim não o tínhamos levado, houve um sítio que passou à justa ou aquela areia no regresso tem que ser abordada de outro modo.

Nível 4
Este nível de terreno indicará sempre a necessidade da utilização de um 4X4, quer seja pela existência de areia, lama ou a necessidade de transitar fora da estrada, poderá também indicar a necessidade de um veículo alto que evite facilmente uma estrada com muitas pedras ou obstáculos mais altos que danificariam uma viatura de tracção simples.

Nível 4.5
Um 4X4 chega lá, mas se soubéssemos anteriormente que era assim não o tínhamos passado. Há que “puxar dos galões” para não ficar atascado.

Acesso 5
Impossível de levar a viatura. Seguir a pé, a cavalo, a gatinhar…

Obrigado
MightyReek
Filipe Nobre

8 responses so far ↓

  • 1 btrodrigues // Sep 16, 2008 at 09:40

    Muito bem, mas falha num ponto essencial.

    O rating de terreno do geo.com não foi pensado para os casos em que o acesso de veículos motorizados é o acesso principal. Seguindo a tua classificação, mais de metade das caches portuguesas era terreno 5, só porque há um trilho estreito onde não passa nenhum veículo…

    A meu ver, esta informação seria mais útil quando aplicada ao texto de uma cache, classificando de forma clara como é que se pode fazer o acesso a pé. A Projecto Alentejo: Costa Vicentina (GC1E172) seria, assim, uma cache de terreno 3.5 até 200 metros da mesma, passando a 5 no últimos metros. Na realidade, classificaste-a como terreno 2.

  • 2 MightyReek // Sep 16, 2008 at 13:09

    A ideia seria classificar o caminho até ao estacionamento recomendado ou realçar a impossibilidade de levar o carro até uma distância não exija uma grande caminhada.

  • 3 God_herodes // Sep 16, 2008 at 14:32

    Se essa classificação também serve para as caches de um determinado Owner deveria ter vindo mais cedo assim o meu Golf não ia a uma cache de nível 2. 😛

  • 4 MAntunes // Sep 17, 2008 at 01:15

    “levar o carro até uma distância não exija uma grande caminhada.” Va de retro Satanás! 😈 E o Planeta e o exercício dos mais completos que se pode ter que é o caminhar? Ponham essas pernas a mexer! :mrgreen:

    Bom trabalho! 😉

  • 5 vsergio // Sep 20, 2008 at 17:48

    [quote]
    Acesso 5
    Impossível de levar a viatura. Seguir a pé, a cavalo, a gatinhar…
    [/quote]

    … except for Land Rover!

    (ok, ok, e o Jimny do outro!)

  • 6 GlorfindelPT // Sep 23, 2008 at 01:36

    Apesar de saudar a tentativa de sistematizar este tema, não posso concordar com a classificação escolhida. Na verdade estou muito mais confortável com a classificação descrita em http://cacheopedia.com/wiki/Geocaching.com_Rating_System que passo a resumir. Naturalmente não significa que não possamos fazer ligeiras adaptações a este sistema, mas parece-me uma classificação mais razoável. Penso ser razoavelmente irrelevante se os carros fazem muito ou pouco caminho fora de estrada até porque isso dependerá sempre dos veículos em si…

    Aqui fica o proposto no site indicado:

    1 – Acessível a cadeiras de rodas – O acesso à cache deve ser plano, pavimentado e curto (menos de 500 metros). Alguém numa cadeira de rodas deverá conseguir aceder à cache em si.
    2 – Adequado a crianças pequenas – O caminho segue trilhos marcados, não tem mais de 3km de caminho e não tem alterações significativas de elevação nem vegetação densa.
    3 – Não adequado a crianças pequenas – O caminho é adequado a adultos e jovens mas pode ser mais longo que 3km, incluir alguma caminhada fora de trilhos, travessia de alguma vegetação densa ou variações significativas de elevação do terreno.
    4 – Apenas para entusiastas com experiência outdoor – O caminho para a cache inclui caminhadas longas com trajectos fora de trilhos e desníveis acentuados. Possivelmente zonas de vegetação densa e secções de escalada requerendo uso das mãos. Uma dormida poderá ser necessária.
    5 – Requer equipamento especializado – A cache apenas é acessível fazendo uso de equipamento especializado como p.ex. material de mergulho, barco, veículo todo-o-terreno, material especializado de escalada, bem como ter os conhecimentos para o usar… ou em alternativa a cache é de acesso extremamente difícil.

  • 7 Filipa Coriel // Oct 3, 2008 at 06:24

    Precisava falar com as pessoas responsáveis pelo Geocaching em Portugal. Não vejo nenhum contacto aqui no site. Será que alguém me pode ajudar?

    Muito obrigada

  • 8 PORTELADA // Oct 3, 2008 at 12:08

    Sim … essa coisa de nível 5 não dar para jimnys é uma cabala !!! ele vai lá pisar a cache .. nem que seja com uma retro-escavadora á frente !!!!

    😎 😎 😎

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.251 seconds.