E para o calor?

lynxpardinus - 2010/05/19

E para o calor? Alguns conselhos (sobretudo para quem tiver planeado um esforço físico contínuo e exigente):Anonymous juice glass

Hidratação! É escusado dizer, certo? Levar muita água, mas evitar o choque térmico – nada de começar a beber água gelada a meio do esforço físico, ok?

‘Mineralização’! Pois é! Já alguma vez pensaram que, enquanto estão a fazer exercício físico, podem estar a perder mais do que apenas água e minerais indesejados, via transpiração? É que, quando um ingrediente chamado sódio caí para níveis muito baixos no sangue, as coisas podem ficar mesmo complicadas. O sódio é um mineral com um papel crucial no metabolismo celular e o seu equilíbrio no corpo é crucial para as nossas capacidades. Em desportos de endurance, isso pode acontecer via 2 processos: a transpiração faz-nos perder sódio; e, a ingestão de grandes quantidades de água desmineralizada pode baixar a concentração de sódio no plasma sanguíneo (via ‘diluição’). Se isto acontecer, os resultados podem ser nefastos (lembram-se daquele rapaz de 22 anos que colapsou e morreu no final da Maratona de Londres há uns dois anos? Foi isto o que lhe aconteceu). Por isso, se possível, levem algo que ‘se coma’ (costuma conter sódio) ou, alternativamente, uma bebida isotónica, que hidrata e contém os minerais necessários à manutenção do nosso equilíbrio fisico em esforços de longa duração.

Protecção! Calor, normalmente, = sol! É aconselhável usar um protector solar nas áreas mais expostas, nomeadamente cara e braços.massimo sole 1

Simplificação! Pouco peso e, no caso de levarem uma mochila às costas, que assegure uma boa ventilação e transpiração. O peso porque, cada um daqueles 100 gramas de coisas absolutamente inúteis, vos vai pesar como chumbo na terceira subida sob um Sol escaldante, a ventilação, enfim, nem é preciso dizer certo? Temos que assegurar o arrefecimento corporal da melhor maneira possível!

Dois dedos de testa! Tentei chamar-lhe qualquer coisa acabada em ‘ão’, mas não consegui. Basicamente, se estiver demasiado calor, assegurem-se se querem mesmo ir fazer esse esforço. Se passarem por uma lagoa / rio convidativos, entrem devagarinho para diminuir a probabilidade de choque térmico. Calor normalmente significa um risco acrescido de incêndios, portanto muito cuidado se estiverem a treinar / dar uma volta na floresta. And so on…

Have fun! (e refresquem-se!)

Se estiver muito calor para andar na rua, dêem um salto aqui a este tópico, para trocar umas ideias neste tema.

1 response so far ↓

  • 1 Silvana // May 21, 2010 at 09:42

    Muito bom, Lynx! 😉
    E logo agora com esta vaga de calor por Portugal, dá que pensar!

Leave a Comment


Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 35 queries in 0.137 seconds.