Entries from January 2007

Afinal o Pai Natal existe!

SUp3rFM - 2007/01/30

Chegou tarde a confirmação, mas mais vale tarde que nunca. Há uns dias atrás, a ijp contava a triste história de um GPSr perdido numa busca. Colocou a história aqui e no fórum português da Groundspeak.

Pouco tempo depois, o Pai Natal entra na discussão e a história acaba assim…

Também já enviámos as nossas cartas ao Pai Natal! 😀

P.S. Excelente atitude, Lluis.


Dá que pensar…

SUp3rFM - 2007/01/30

Um post recente do Deceangi, um dos reviewers para Inglaterra, da Groundspeak, dá conta de um acordo lavrado com a polícia metropolitana da Londres. Ao que parece, um par de geocachers foi interrogado quando andavam à procura de umas caches nos jardins e parques junto a zonas sensíveis da cidade (St. James Park, Green Park, Hyde Park e Kesington Gardens). Nada mal lhes aconteceu, a não ser explicar o que andavam por ali a fazer e com jeitinho, a polícia até concordou deixarem as caches onde estavam.
Posteriormente, deu-se lugar à diplomacia e a um conjunto de regras definidas pelos owners e que terão que ser tacitamente aceites pelos geocachers que irão procurá-las.

Aconselho-vos a ler a discussão que trata deste assunto.

Entre as medidas acordadas, creio que esta é provavelmente a mais difícil de ser atingida:

Quote:
Cachers are requested to try to avoid acting in a suspicious or furtive manner, when searching for a geocache or when placing one.

Lembro que, por exemplo, o Green Park e o St. James Park estão muito perto do Palácio de Buckingham, um local que de "romaria" de milhares de turistas todos os dias.

Em alguns estados/condados dos EUA há caches que são colocadas com a permissão da polícia local.

E por cá? Há lugar para tal acontecer?


É mais GPC-BTT!

ijp - 2007/01/29

Olá a todos!
Na 6f dia 26 de Janeiro, eu e o tantanka yotanka fomos à caça de caches pela Expo, até fomos bem sucedidos nas que tínhamos escolhidos para o dia , e na última que encontrámos, G Spot, por distracção deixámos lá o GPS!

É (era) um Garmin GPS 12, com uns anitos, todo preto!

Claro que voltámos lá (quase 2h depois) – regresso de bike a casa e só me lembrar que não o tinha quase em casa – mas não estava lá nada. Vimos o logbook com esperança de poder ter sido alguém do geocaching mas o último log era o nosso.

Não sei se adianta de alguma coisa dizer-vos tudo isto e ainda que o deixámos no topo da espiral,mesmo em cima do parapeito, mas tentar não custa, não é?
Amanhã vou à polícia, nunca se sabe se afinal não há muitas pessoas honestas por aí!

Bem despeço-me por agora e espero escrever mais artigos por óptimas razões!
Obrigada por lerem o artigo.
IJP (ovelha distraída)


Google Earth melhora qualidade de imagem

- 2007/01/29

Agência LUSA
2007-01-24 13:00:09

Portugal, Espanha, Luxemburgo, Bélgica e França vão ter imagens melhoradas de satélite na mais recente versão do Google Earth, graças a um acordo assinado entre o Google e a Spot Image.

A Spot Image, sociedade francesa especializada em imagens satélite, com sede em Toulouse, vai fornecer à Google imagens do satélite Spot 5 com 2,5 metros de resolução (1 pixel representa 2,5 metros no solo), melhorando a qualidade da imagem em certas zonas do mundo, como Portugal.

"Tentamos sempre associar-nos aos melhores fornecedores de imagens e estamos muito contentes por trabalhar com um sociedade francesa. Graças a esta iniciativa, esperamos ajudar os nossos utilizadores a melhor descobrir o nosso planeta", declarou Mats Carduner, responsável por França e Europa do Sul na Google.

"Esta cooperação com a Google é uma oportunidade única de alargar a comunidade das pessoas que apreciam as imagens dos satélites Spot e de mostrar os benefícios da observação da Terra a partir do espaço. Estou convencido que esta abordagem vai fazer aumentar o interesse do público por esta tecnologia", declarou Hervé Buchwalter, director-geral da Spot Image.

Há algumas semanas, o Google Earth 4 iniciou a sua versão final, sendo possível observar os principais monumentos europeus, como a Torre Eiffel (em Paris, França) o Coliseu de Roma (em Itália) ou o Big Ben (em Londres).

As imagens estão a partir de hoje disponíveis na última versão do programa, o Google Earth (v4), sendo necessário, para conseguir aceder às novas imagens, instalar a última versão do programa.

É também possível aceder às imagens através do Google Maps.


Preservar e valorizar as Linhas de Torres

vsergio - 2007/01/23

Nós já fazemos a nossa parte! Há aí uma série de Municípios que estão também a fazer o que lhes compete…

Municípios assinam acordo
Preservar e valorizar as Linhas de Torres

Os municípios de Loures, Arruda dos Vinhos, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira juntaram-se para formar a Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres. O objectivo é proceder à salvaguarda, recuperação e valorização deste importante património histórico-militar, tornando-o num pólo de desenvolvimento local e regional.

O protocolo, assinado no dia 16 de Outubro, na sede da Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, em Lisboa, pretende oficializar o trabalho desenvolvido em parceria pelos seis municípios, tendo em vista a recuperação da estrutura defensiva das “Linhas de Torres”, que contribuiu de forma decisiva para a defesa da cidade de Lisboa durante as Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX.

A proposta de constituição desta plataforma refere que os seis municípios têm no seu território património “constituinte de uma das principais referências na arquitectura militar na Europa”, sendo por isso de extrema importância proceder à sua salvaguarda e valorização. O documento sublinha ainda que as câmaras envolvidas pretendem vir a ser parte integrante das comemorações nacionais do“Bicentenário das Linhas de Torres”, aprazadas para 2010, por forma a que o evento “projecte e divulgue este património histórico-militar”.

Os municípios apresentaram candidatura ao financiamento pelo Fundo do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, admitindo que esta plataforma venha a evoluir, no futuro, para a criação de uma associação de municípios para a divulgação e promoção das Linhas de Torres. O acordo prevê ainda que as mesmas câmaras se comprometam a acompanhar a candidatura, a articular os trabalhos de campo e a elaborar e apresentar ao Governo propostas de eventos ou realizações supramunicipais comemorativas do “Bicentenário das Linhas de Torres”.

in LOURES MUNICIPAL Nº26
http://www.cm-loures.pt/p_lm26A.asp


Dia 14/04/07

Silvana - 2007/01/23

Andava en a "passear" pela página oficial do Geocaching quando descobri o seguinte artigo:
Let’s clean up our playing fields! Cache In Trash Out is an activity intimately tied to geocaching. While out there on a cache hunt, we collect litter along the trails and properly dispose of it. On certain days, we also participate in much larger clean-up events that involve and benefit the larger community.

Groundspeak is again sponsoring International Cache In Trash Out Day. For 2007, our fifth annual event, it will be on Saturday, April 14. Together, we make an enormous positive impact with just a little joint effort.

Cache In Trash Out Day is an opportunity for geocachers to help clean up the parks and other cache-friendly places throughout the world. Through our volunteer efforts, we help preserve the natural beauty of our outdoor resources.

Não sei se esta iniciativa irá adiante em Portugal. Mas acho-a interessante!…

Silvana & Co


Lisboa – 130 / Valência – 2

- 2007/01/22

No fim de semana passado tivémos que nos deslocar à cidade de Valência, por razões meramente profissionais, mas como vai sendo hábito nos últimos meses, o GPS faz parte integrante da mala de viagem. Com ele, o mapa das caches disponíveis nas redondezas do hotel em que nos instalamos.
Foi com alguma surpresa e até decepção, que constatámos que num raio de 15 kms do hotel, que fica muito perto do centro da cidade, apenas existem duas caches .
Atendendo a que Valência tem uma população e dimensão semelhante à da grande Lisboa, seria de esperar que a proporção das caches não andasse muito longe… pois .
Deu para constatar que o Geocaching não é muito popular naquela cidade.
O mais impressionante é que a cidade é fantástica, está com um pulsar contagiante, tem sítios muito interessantes para esconder uma boa centena de caches, e com as infra-estruturas que se criaram para receber a America´s Cup, é um destino obrigatório no roteiro turístico europeu.
É caso para dizer: Que falta que lá faz o Almeidara, para semear umas quantas caches .


Um dia com Ciência…

tiand - 2007/01/18

Como tudo começou…

Foi através de um programa de televisão (o “2010”-Agosto de 2005) que ficámos a conhecer o geocaching. Vimos esse programa em particular porque havia uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido no laboratório onde um de nós, o biólogo, faz investigação em arroz. Após o programa ficámos com vontade de experimentar o geocaching. Foi no dia 23 de Outubro de 2005 que achámos a nossa 1ª cache (FOJO!!!) na companhia do nat_cache. A partir daí o vício foi total e a compra do GPS no Natal desse ano ajudou à festa!!!

Por isso, queríamos partilhar a Ciência de volta com o Geocaching e o Dia Aberto do ITQB – “Descobrir para construir da ciência à saúde” é uma óptima oportunidade!!! O Dia Aberto do ITQB realiza-se no último sábado de Janeiro (dia 27) das 10h às 17h. Neste dia, os cientistas do ITQB vão partilhar com a restante comunidade a ciência desenvolvida neste instituto. Apareçam e tragam a família e os amigos!!! A entrada vai fazer-se pelo portão da Estação Agronómica Nacional nas coordenadas N 38º 41.652 W 009º 19.137. Sigam as setas que indicam ITQB/IBET e já lá estão! Podem aproveitar depois para fazer umas caches nas redondezas …

O ITQB

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) é um instituto de investigação da Universidade Nova de Lisboa. A sua missão é formar investigadores num ambiente inter-disciplinar através de pesquisa em áreas como a Química, Biologia e tecnologias associadas.
O ITQB está localizado na Vila de Oeiras, perto de Lisboa e desde 1996 ocupa um edifício no campus da Estação Agronómica Nacional.


Ori-BTT

Ricardorsilva - 2007/01/18

Oi!

Antes de mais nada, isto não é bem, bem Geo-BTT. É mais Ori-BTT… Gostava também de vos pedir desculpa por estar a usar este fórum para passar esta mensagem – mas como, de vez em quando, alguém me pergunta quando é que há uma prova de orientação em BTT.

Então é assim. Nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro vai haver uma prova de Orientação em BTT organizada pelo CPOC (isto não é inocente, é o clube em que estou inscrito), na zona de Alenquer. É uma prova que está inscrita no Campeonato Mundial de Orientação BTT, o que garante uma dimensão e apoio bastante interessante a quem se está a iniciar (as exigências organizativas são bastante grandes).

Há, como em todas as provas de orientação, escalões de iniciação, com distâncias mais ou menos longas – excelentes para aprendizagem. Haverá também alguém disponível para, antes da prova, vos explicar o que é a orientação em BTT e como a devem fazer. E, em caso de necessidade, eu vou estar por lá.

Em baixo, encontram um texto elaborada pela Direcção da prova.

Se quiserem saber mais informações, encontram-nas no site www.cpoc.pt. Ou perguntem-me!

Lynx Pardinus

P.S-Depois, já não têm desculpa para não encontrarem o Norte…

"A Orientação em BTT tem sido das modalidades em maior expansão no panorama desportivo nacional.

Taxas de crescimento anual a rondar os 50% (o número médio de praticantes por evento era há 5 anos de 103 pessoas e atingiu na época 2005/2006 os 337) levaram esta modalidade a viver um momento histórico no Evento do Ranking Mundial que se disputou em Janeiro de 2006 em Sesimbra, prova reconhecida pela International Orienteering Federation (IOF) como a mais participada de sempre da história mundial da modalidade, onde estiveram 532 BTTistas.

A Orientação em BTT é uma variante de BTT sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação onde os participantes têm de cumprir um determinado itinerário assinalado num mapa e chegar ao final do seu percurso no menor tempo possível. As características técnicas são semelhantes à Orientação pedestre com uma significativa diferença: os participantes só podem utilizar caminhos no seu itinerário.  

Nos próximos dias 3 e 4 de Fevereiro realiza-se o quinto evento da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2006/2007, que é também o primeiro a contar para o Ranking Mundial 2007 que irá contar com mais 11 eventos (incluindo o Campeonato do Mundo na República Checa em Agosto).

Será uma boa oportunidade para os melhores BTTistas nacionais medirem forças com algumas estrelas da Orientação em BTT Mundial. Susana Pontes (CPOC – Oeiras), que tem dominado a modalidade em Portugal nos últimos anos, irá ter como principais opositoras a alemã campeã do Mundo Anke Dannowski e a húngara Anna Fuzi. Nos masculinos o austríaco que esteve o ano passado em Sesimbra Peter Enteffelner e o britânico Andy Conn deverão ser os principais adversários dos melhores portugueses do momento, Daniel Marques, Joel Morgado e Paulo Alípio (todos do COC de Leiria), Rogério Martins e Marco Martins (Académico de Torres Vedras).

No entanto, o evento será também uma óptima oportunidade para quem quiser levar a sua BTT e aproveitar os percursos mais acessíveis tecnicamente e vocacionados para os participantes menos experientes que queiram experimentar a modalidade.

Todos os detalhes técnicos, características do terreno, prémios e ofertas para todos, horários e localizações e informações para inscrições estão disponíveis em www.cpoc.pt"


De Amarelo a Scott

- 2007/01/16

Como fiquei de dar noticias sobre o cahorro cá vai disto em formato mail 🙂

—– Forwarded Message —-
Sent: Monday, 15 January, 2007 11:26:42 AM
Subject: cachorrinho já tem novos donos!

Bom dia Sara,

Queria apenas informar que o cachorro já tem nome…é o Scott e está muito
feliz e contente….
É um traquina e rói tudo o que lhe aparece pela frente. A ternura e meiguice
do seu olhar derrete o coração de qualquer um. É o bébé da casa.
Quanto à patinha, temos feito a fisioterapia e colocamos um creme
hidratante….já nem parece que teve um acidente – tudo graças a vocês e ao
cuidado que tiveram com ele.
Aqui vos mando uma foto dele…está lindo!!!!

Sónia

>From: Sara Sousa <sara_sousa@yahoo.com>
>To: sara_sousa@yahoo.com
>Subject: cachorrinho já tem novos donos!
>Date: Sat, 13 Jan 2007 12:12:46 -0800 (PST)
>
>Olá a todos,
>
>Este email serve para agradecer a todos os que responderam ao nosso apelo
>para arranjar um dono para o cachorrinho que foi atropelado pelo Hugo antes
>do Natal e que ficou connosco até ter novos donos.
>
>Hoje, 5ª feira, 11 Janeiro 2007, o cachorrinho foi entregue a familiares
>dos futuros donos, que o vão levar para a sua nova casa, lá longe, na zona
>do Gerês! Vai certamente viver num local fantástico, com a família que
>todos os cães merecem, e rodeado de carinho segundo nos pareceu 😉
>
>O cachorrinho está perfeitamente sarado e já corre e pula desalmadamente
>para compensar o tempo em que não o pôde fazer 😉 Já foi desparasitado e
>iniciou o programa de vacinas que estava em atraso, já que nunca tinha ido
>ao vet. Agora já foi tantas vezes que já o considera a segunda casa! 🙂
>
>Assim acabou em bem este episódio, com a ajuda de tanta gente! Por isso
>sentimo-nos na obrigação de dar conta deste feliz desfecho, e agradecer a
>todos:
>
>-         os que se ofereceram para acolhê-lo temporariamente ou
>definitivamente (inclusivamente pagar a viagem ou vir buscar o cachorro às
>vezes a tão longe!)
>-         a todos os que, na impossibilidade de o fazerem, nos sugeriram
>sites, instituições, clínicas veterinárias e outros locais onde divulgar a
>situação para procurar novos donos,
>-         a todos os que tomaram a iniciativa de divulgar o pedido de ajuda
>em sites, lojas, e entre os amigos, por meio do passa-palavra e mesmo de
>cartazes que chegaram a elaborar para o efeito,
>-         a todos os que se ofereceram para ajudar com alimentos e
>dinheiro, e que mobilizaram grupos enormes de pessoas para participarem
>nesta acção,
>-         a todos os que tomaram a iniciativa de passar este email para os
>amigos e conhecidos,
>-         a todos os que enviaram palavras de incentivo e apoio!
>
>
>O nosso muito sincero obrigada! Depois da desilusão inicial que tivemos com
>os donos, as respostas que recebemos, totalmente desinteressadas e cheias
>de boa-vontade fizeram-nos sentir que o mundo pode não estar bem… mas somos
>muitos a esforçarmo-nos para o mudar! 🙂
>
>Foi graças a este esforço conjunto que o cachorrinho pregou uma rasteira à
>vida que lhe estava reservada e saiu a ganhar! Aqui ficam algumas fotos
>dele no dia anterior à sua partida para um novo começo… cheio de energia!
>
>O nosso muito sincero Obrigada a todos! Por ajudarem o cachorrinho e por
>serem a prova de que o Mundo ainda vale tanto a pena! 🙂 🙂 🙂
>
>Um Bom Ano,
>
>Sara e Hugo
>
>P.S. Se passou a mensagem a amigos agradecemos que lhes envie este email
>para que não haja mais pessoas preocupadas em continuar a passar o pedido,
>e para que recebam também a boa notícia!



Geocaching@PT 2008 · Powered by WordPress
Disclaimer · Contact Form
Stats: 45 queries in 0.196 seconds.